Artigo
Como educar meus filhos...

::: 24/12/2003

Com a chegada do per?odo das f?rias escolares, muitos pais preocupam-se porque ter?o o filho um m?s ou mais em casa sem uma atividade definida. Desta maneira, suas programa?es e compromissos habituais, obrigatoriamente, sofrem uma altera??o. Convivem com os desentendimentos entre irm?os ou mesmo amiguinhos, desejos e atitudes dos filhos, integralmente, muitas vezes sem saber como lidar com os melindres e dificuldades das contendas di?rias.

O papel de educador de filhos n?o ? nada f?cil de desempenhar, apresentando uma complexidade relevante. Nesse contexto, a escola costuma surgir como um grande aux?lio, ou, em alguns casos, como ?nica fonte de apoio ou preventiva de comportamentos desfavor?veis futuros. O psicoterapeuta, tamb?m, por v?rias vezes ? procurado para respaldar m?todos educacionais e intervir junto a crian?as, adolescentes e pais que apresentem um conflito ou problemas comportamentais e de ajustamento.

Acredita-se que o interessante quando o assunto ? educa??o de filhos seja delimitar uma estrat?gia bem estabelecida de atua??o e n?o, simplesmente, agir impetuosamente durante o calor dos acontecimentos. Nesse sentido, estudar um pouco sobre as possibilidades de formas e estilos de atua??o junto aos filhos e as implica?es que podem vir a trazer ? uma sugest?o. Dessa maneira, fica mais l?cida a ado??o de um m?todo educacional adequado ao que se deseja para o desenvolvimento da crian?a ou do adolescente.

Alguns autores relatam sobre estilos adotados pelos pais para educar os filhos, como ? o caso de Claudio S. Hutz, que organizou um livro sobre aspectos te?ricos e estrat?gias de interven??o junto a crian?as e adolescentes. Esclarece que existem quatro estilos. Por conseguinte enfatiza que os pais podem ser autorit?rios, sendo muito exigentes e limitando a capacidade de auto-regula??o dos filhos. Tendem a agir de forma r?gida, impondo valores, regras e puni?es, afetivas ou f?sicas, que mantenham um respeito ?s tradi?es. Esse estilo n?o proporciona aos filhos possibilidade de compreender as situa?es e fatos da vida e a necessidade de modifica??o dos comportamentos socialmente inadequados. Argumenta que essa forma de proceder produz altos n?veis de medo, ansiedade, raiva e retraimento social nos filhos; apresentam um bom rendimento escolar, e n?o apresentam problemas de comportamento, mas manifestam baixa auto-estima e auto efic?cia.

Esse mesmo autor relata que alguns pais s?o percebidos como indulgentes. S?o tolerantes e afetivos, proporcionam a auto-regula??o dos filhos e agirem de acordo com uma orienta??o ideol?gica complacente. Entretanto, t?m dificuldades em impor limites e n?o costumam fazer exig?ncias. Os filhos advindos desse estilo de educa??o desenvolvem autonomia e apresentam boa auto-estima, mas apresentam problemas como hiperatividade, comportamento agressivo, abuso de subst?ncias il?citas e delinq??ncia. Descreve tamb?m pais percebidos como negligentes. Esses pais tamb?m n?o s?o exigentes e, al?m disso, demonstram pouco interesse em oferecer assist?ncia emocional aos filhos. Esses pais s?o pouco envolvidos com a cria??o dos filhos, n?o se mostrando interessados em suas atividades e sentimentos, centrando-se nos seus pr?prios interesses. Essa forma de proceder pode desencadear nos filhos comprometimento no desenvolvimento psicol?gico, prejudicando a compet?ncia social e acad?mica e aumentando a ocorr?ncia de depress?o, ansiedade, somatiza?es, al?m da hiperatividade, agressividade e uso de drogas.

Por ?ltimo, o livro de Hutz descreve o padr?o de educa??o parental chamado autoritativo. Evidencia que as fam?lias que seguem esse padr?o de socializa??o conseguem, de forma efetiva, promover um espa?o de intera??o, no qual seja poss?vel modelar o comportamento dos filhos, por meio de conselhos, regras e normas, de modo que tal controle n?o seja intrusivo, mas pare?a afetivo e protetivo na percep??o das crian?as e adolescentes. Esses pais encorajam a liberdade e a autonomia, ao mesmo tempo em que apresentam-se responsivos ?s necessidades e opini?es dos filhos. Dirigem a atividade dos filhos de maneira racional, estabelecendo padr?es de conduta e valorizando o respeito ?s regras que consideram razo?veis. Respeitam a individualidade e promovem o di?logo. Filhos educados por esses tipos de pais apresentam melhores ?ndices de adapta??o psicol?gica, auto-estima, autoconfian?a, autoconceito positivo, compet?ncia social e melhor rendimento escolar.

Conscientes dessas formas de procedimento e de suas implica?es fica mais f?cil eleger o estilo de educa??o que se pretende utilizar com os filhos. ? importante lembrar que o estilo precisa ser adotado pelo casal de educadores, ou mesmo por todas as pessoas envolvidas no processo. A crian?a e o adolescente precisa ter uma refer?ncia s?lida vinda dos educadores e esses precisam ser congruentes em sua atua??o, n?o somente entre si, mas tamb?m com o estilo que a escola onde eles estudam tem como base.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.