Artigo
O que ? esquizofrenia?

::: 17/06/2004

A confus?o conceitual feita com rela??o a termos e categorias nosol?gicas referentes ?s doen?as mentais ? bastante comum de ocorrer, principalmente nas conversas informais do dia a dia. N?o ? incomum ouvir de algu?m, por exemplo, que acordou esquizofr?nico em determinado dia, referindo-se a uma desordem mental moment?nea, ou mesmo outros coment?rios da mesma ordem. Nesse contexto, ent?o, o que seria essa categoria espec?fica chamada esquizofrenia?

A esquizofrenia, segundo o psiquiatra Geraldo Jos? Ballone, ? uma doen?a mental que est? inclu?da no rol das psicoses. As psicoses estariam caracterizadas pela distor??o do senso de realidade, denotando uma inadequa??o e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade. A esquizofrenia, segundo esse m?dico, seria a representante mais caracter?stica das psicoses, sendo um transtorno da personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial.

De acordo com dados do CID 10, C?digo Internacional das Doen?as, os transtornos esquizofr?nicos se caracterizam em geral por distor?es fundamentais e caracter?sticas do pensamento e da percep??o, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mant?m-se clara a consci?ncia e a capacidade intelectual, embora certos d?ficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo. Os fen?menos psicopatol?gicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposi??o ou o roubo do pensamento, a divulga??o do pensamento, a percep??o delirante, id?ias delirantes de controle, de influ?ncia ou de passividade, vozes alucinat?rias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.

Ballone explica, atrav?s dos ensinamentos de Kaplan, que aproximadamente 1% da popula??o ? acometida pela esquizofrenia, geralmente iniciada antes dos 25 anos e sem predile??o por qualquer camada s?cio-cultural. O diagn?stico da doen?a ainda se baseia exclusivamente na hist?ria psiqui?trica e no exame do estado mental, muito embora os meios de investiga??o por imagens funcionais esteja avan?ando a passos largos no sentido de estabelecer-se um diagn?stico mais preciso. Este autor argumenta que ? raro o aparecimento de esquizofrenia antes dos 10 ou depois dos 50 anos de idade e parece n?o haver nenhuma diferen?a na preval?ncia entre homens e mulheres.

As causas da esquizofrenia n?o est?o bem identificadas. Ainda que o fator heredit?rio seja relevante, fatores psicol?gicos e sociais influem em sua manifesta??o. Nesse sentido, a Dr? Nancy Andreasen, em entrevista ao psicosite argumentou que as atuais evid?ncias relativas ?s causas da esquizofrenia s?o um mosaico: a ?nica coisa clara ? a constitui??o multifatorial da esquizofrenia. Isso inclui mudan?as na qu?mica cerebral, fatores gen?ticos e mesmo altera?es estruturais. A origem viral e traumas encef?licos n?o est?o descartados. A esquizofrenia ? provavelmente um grupo de doen?as relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores, segundo afirma Andreasen.

Essas pressuposi?es, provavelmente se embasam na classifica??o da esquizofrenia em sub-tipos que se diferenciam pela manifesta??o, como por exemplo os tipos de esquizofrenia paran?ide, hebefr?nico, catat?nico e simples, al?m de outras formas at?picas e que v?m sendo pesquisadas.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.