Artigo
Gravidez e Drogas

::: 19/07/2004

Algumas teorias e os estudos modernos do desenvolvimento humano postulam que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Al?m disso, estes mesmos estudos enfatizam que acontecimentos de uma etapa da vida influenciam aqueles que vir?o depois e que, conseq?entemente, ir?o afetar os pr?ximos.
Nesse sentido, percebe-se que desde a gravidez da m?e o desenvolvimento da vida de um ser humano est? sendo constru?do. Assim, a tomada ou n?o de certos cuidados, ainda na gesta??o, pode influenciar o ciclo de vida de uma pessoa.

Como se sabe, mais especificamente, um desses cuidados que precisam ser tomados refere-se ? ingest?o de determinados tipos de drogas pela m?e, ou mesmo pelo pai, antes e durante o per?odo da gravidez. Desta maneira, sem desprezar as precau?es habituais relacionadas ? ingest?o de medicamentos durante a gesta??o, que precisa ser rigorosamente acompanhada pelo m?dico, ? preciso dispensar uma aten??o especial ? ingest?o de ?lcool, nicotina e drogas como maconha, opi?ceos e coca?na no referido per?odo.

No que se refere ? influ?ncia da ingest?o de bebidas alco?licas durante o per?odo gestacional, segundo Papalia e Olds, autoras que dissertam sobre desenvolvimento humano, s? nos Estados Unidos, mais de 40 mil beb?s nascem com defeitos cong?nitos ligados ao ?lcool.
Nesse contexto, essas autoras revelam que cerca de um beb? a cada 750 sofre de S?ndrome Alco?lica Fetal, que se configura como uma combina??o de crescimento pr? e p?s-natal retardado, m? forma?es faciais e corporais e dist?rbios do sistema nervoso central.

As pesquisadoras supramencionadas ensinam que at? mesmo o consumo de ?lcool moderado pode prejudicar o feto. Para refor?ar essa observa??o demonstram que um estudo, com quase 32 mil gesta?es, descobriu que o risco de retardamento do crescimento fetal pode aumentar se a mulher ingerir apenas uma ou duas doses de ?lcool por dia, sendo que o risco aumentava com o consumo pesado de ?lcool.

Quanto ao consumo de nicotina pela mulher gr?vida, pode-se afirmar ser muito prejudicial para o desenvolvimento ou mesmo sobreviv?ncia do beb?. Dessa forma, o beb? de m?e que fuma pode nascer com baixo peso corporal, precisar de assist?ncia m?dica intensiva ou mesmo morrer antes do parto ou logo em seguida.
Al?m disso, o fumo, assim como a bebida alc?olica durante a gravidez, pode desencadear complica?es para a crian?a durante sua vida escolar, tais como falta de aten??o, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, ou at? desadapta??o social, entre outras.

Em se tratando da influ?ncia do uso de drogas como a maconha, pela m?e, na vida do feto e do beb?, Papalia e Olds alertam que estudos evidenciam que o uso intensivo dessa droga pode levar a defeitos cong?nitos. Outros estudos constataram que o uso de maconha um pouco antes e durante a gravidez est? associado ? leucemia. Acrescentando a esses dados, outras pesquisas associaram o uso de maconha pela m?e a comprometimentos no sistema nervoso do beb?.

Apesar disso, outros estudos n?o evidenciaram maiores rela?es entre o uso dessa droga e a sa?de do beb?. Dessa forma, as pesquisas continuam e, independente de quaisquer resultados, o uso de maconha deve ser evitado n?o somente por mulheres gr?vidas, mas por todas as pessoas de modo geral.

No que diz respeito ?s implica?es do consumo de opi?ceos (como morfina e hero?na) por mulheres gr?vidas, pode-se dizer que s?o bastante preocupantes. Al?m dos beb?s poderem nascer prematuros, podem nascer viciados nas mesmas drogas e permanecerem sob efeito do v?cio at? por volta dos seis anos de idade.

Somando a esses fatores, Papalia e Olds argumentam que os neonatos s?o inquietos e irritadi?os, ?s vezes t?m tremores, convuls?es, febre, v?mito e dificuldade para respirar.
Com o decorrer do desenvolvimento a crian?a tende a ser mais desajustada, ter problemas de aprendizagem, ser ansiosa em situa??o social e ter dificuldade para fazer amigos.

Por ?ltimo, a coca?na usada pela mulher gr?vida pode causar aborto espont?neo, nascimento prematuro, beb? com baixo peso corporal e problemas neurol?gicos.
Al?m dessas interfer?ncias de ordem fisiol?gica, as influ?ncias no ?mbito emocional tamb?m s?o m?ltiplas. Pessoas que usam coca?na tendem a ser mais desajustadas emocionalmente, mais irritadi?as, agitadas ou deprimidas impedindo um ambiente afetivo suficientemente bom para que a crian?a se desenvolva.
Al?m disso, complica?es econ?micas advindas da drogadic??o tamb?m podem desestruturar o ambiente familiar, sendo prejudicial para o desenvolvimento do beb?.

? importante destacar que os cuidados quanto ? ingest?o de drogas antes e durante a gesta??o devem ser tomados tamb?m pelo pai. Nesse sentido, vale relevar que a exposi??o de um homem a chumbo, a certos tipos de pesticida, uso de maconha, cigarro, grandes quantidades de ?lcool e radia??o pode resultar na produ??o de espermatoz?ides anormais.

O uso de coca?na por parte do pai tamb?m pode causar defeitos cong?nitos nos filhos. E, somado a tudo isso, a fuma?a do cigarro do pai pode ser prejudicial tanto para a m?e quanto para o beb? (Papalia e Olds), fazendo com que os beb?s tenham baixo peso ao nascer ou at? mesmo desenvolvam um processo cancer?geno no decorrer da vida.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.