Artigo
A eterna busca do final feliz

::: 30/05/2006

Fico me perguntando se ? loucura esperar ou procurar o final feliz. Muitas vezes prevalece a id?ia de que ? um ato extremamente corajoso n?o aceitar uma rela??o onde est? evidente que n?o nos levar? a um final feliz .

Final feliz, porque de barulho, corrup??o, golpe de estado, mentiras , torturas psicol?gicas, salvadores de araque, porque no fundo est?o salvando a si mesmos em cima do outro, trai?es, ingovernabilidade de pa?ses, estados , empresa, clubes ou fam?lias j? est?o todos exaustos!

Final feliz, porque sem a dimens?o po?tica da vida, esta ? s? medo, viol?ncia, repress?o, produ??o, esmagamento, abuso sexual em nome da grana, pris?o dom?stica em nomes de "filhos", ou at? mesmo o comodismo e o medo de ficar sozinho " em nome da nossa hist?ria de vida". Isto vale at? para o(a)s vi?vo(a)s , j? que toda perda ? luto.

Final feliz, porque ficar do lado bom de uma briga podre, n?o vale a pena. N?o ? importante ter raz?o se ela destr?i, as vezes tendo at? que abrir m?o do material pela sa?de emocional ou abrir m?o do outro pelo outro.

Vale a pena sim, estender a m?o, tolerar quem erra, redescobrir a melhor dimens?o e construir uma vida, capaz de perd?o, esperan?a, criatividade e autoconhecimento, sem esquecer do amor com "verdade", ou amor exigente como se queira chamar, pois libertar o outro para a outra vida chama-se dignidade.

Como terapeuta familiar e de casal ? muito dif?cil para mim trabalhar todos estes fatores sem me sair como a advogada do diabo, ou como a emiss?ria de Deus. Na verdade n?o ? uma coisa nem outra, mas como cada um deseja enxergar esta estranha que entrou na rela??o secreta, e acabou levando-os a desvendar a trama. Pois a partir desta descoberta o amor com mentira cai por terra e a? sim aparece o caminho ... Cada um tem o seu, de prefer?ncia sem perder-se do outro ou libertando o outro.

Agora se este caminho requer recuar ou seguir em frente sem olhar para tr?s, exigir? muita coragem e f? da forma como cada um a conceba . Percebo que sem a f? pessoal, a outra ? enganosa.

Tudo isso ? um desafio , um grande aprendizado, muitas vezes sofrido, mas se eu fosse um pol?tico faria o seguinte decreto: Fica decretado , pelo menos durante o tempo deste artigo, o final feliz como um s?mbolo de esperan?a e luz entre os homens . Happy End!


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.