Artigo
Dan?ar com e para a vida

::: 29/07/2006

Desde os prim?rdios da humanidade, a dan?a se fez presente na vida do ser humano. Talvez seja a mais antiga forma de manifesta??o de que se tem not?cia. E n?o s? entre os humanos. No mundo animal s?o in?meras as esp?cies que utilizam a express?o do corpo para a conquista, para o acasalamento e para a luta.

A dan?a chega a ser uma express?o da alma, daquilo que desejamos manifestar sem o uso da palavra. Passamos energia, sensualidade, agressividade, leveza, equil?brio, tristeza, alegria e auto-confian?a. Na dan?a tamb?m podemos perceber o quanto uma pessoa est? travada ou o quanto est? euf?rica ou ainda com total equil?brio sobre suas emo?es.

N?o estamos tratando de t?cnicas de dan?a, mas de emo??o, de express?o das nossas sensa?es. Mas tamb?m na op??o pelo tipo de dan?a podemos detectar qual o estilo da pessoa: cl?ssica, conservadora, arrojada, agressiva, questionadora, revolucion?ria. Ao indicarmos uma modalidade de dan?a tamb?m podemos contrapor emo?es, de modo a tornar a pessoa equilibrada.

Outra caracter?stica da dan?a ? que ela ? determinante na forma??o de grupos. Tem a turma do funk, do rap, do street dance, do samba, da capoeira, da dan?a de sal?o, aer?bica, ioga, sapateado, flamenco, dan?as folcl?ricas... de onde as pessoas se identificam umas com as outras em objetivos, desejos e modo de vida. Me desculpem pelas formas de dan?a que esqueci, pois estou querendo citar neste artigo todo trabalho de movimento f?sico seja qual for, da nata??o solit?ria at? o futebol.

A dan?a tamb?m revela sensa?es impressionantes quando se transforma num espet?culo. As pessoas, mesmo as mais "sem-gra?a", ficam admiradas com uma performance bem feita, bem ensaiada. D? vontade de sair voando, como que se ali naquele momento n?o houvesse problemas financeiros, pol?ticos ou do patr?o exigente que vai nos ver daqui a pouco no trabalho.

E quem tem medo de dan?ar? S?o t?midos? Talvez sim, mas certamente inseguros. T?m medo ou vergonha de se expor, de ser visto como um rid?culo. S?o pessoas introspectivas, sem confian?a. Portanto, a dan?a ? uma forma de a pessoa se tornar mais segura, capaz de se expor, independente do que os outros estar?o pensando ou n?o. Na realidade, quem se atreve a dan?ar ? admirado - ou invejado - por aqueles que n?o arriscam um passo sequer.

Quem sabe dan?ar tamb?m d? um passo importante na conquista do ser desejado. Desenvoltura, desinibi??o, sensualidade, sociabilidade, alegria s?o refletidos nos passos e compassos das evolu?es. Quantos namoros nasceram num baile ou numa academia ou ainda num clube, at? mesmo em sua casa? Mas alto l?: h? um limite entre a desenvoltura e o apelo gratuito. Tudo em excesso faz mal, n?o ? mesmo?

A dan?a ?, portanto, uma valiosa e agrad?vel manifesta??o social, psicol?gica e at? pol?tica (lembram-se da deputada que dan?ou no Congresso Nacional?). Libera endorfina que ajuda a eliminar a depress?o e ? um estimulante natural, sem esquecer de comentar que os que possuem excesso de adrenalina necessitam de esportes radicais, que tamb?m s?o uma forma de dan?a.

N?o posso deixar de citar que para o dependente qu?mico ou emocional ? a melhor forma de deslocamento da depend?ncia. Nada como a gera??o sa?de e melhora de qualidade de vida em todos os sentidos.

Estou impressionada com o quadro da "Dan?a dos Famosos", de um programa dominical, que tem transformado mentalidades das mais diversas, mostrando que todos podem e conseguem superar a si mesmos. Basta querer.

As culturas mudaram, as concep?es de vida tamb?m. O homem saiu da caverna e hoje j? busca outros mundos para morar. Saiu da pedra lascada para equipamentos os mais sofisticados e assim cada vez mais evolu?dos cientificamente. A f? mudou. Os objetivos s?o cada vez mais ambiciosos... At? a dan?a mudou. Mas ela continua sendo dan?a como l? nos prim?rdios da humanidade. Se ? assim, ? porque ela est? na nossa vida, faz parte do nosso ser e como tal deve ser vivida, exercitada. Vamos dan?ar para a vida e com a vida, sem dan?ar na vida.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.