Artigo
A outra face do segredo

::: 31/07/2007

"A decep??o sempre ? indispens?vel para dar
assento ao sentimento de realidade"

Charles Melman

O filme "O Segredo" ? realmente fant?stico, vale a pena ser visto e revisto. ? o que todos n?s, no fundo, j? ouvimos de nossos pais, av?s, padres, pastores, mentores, enfim, de todos aqueles do bem. Mas a autora desta obra foi muito feliz ao reunir tantas informa?es positivas e cientificamente comprovadas - a famosa for?a da atra??o.

Mas, para entendermos melhor esta obra, n?o podemos perder de vista a outra face, que ? o sofrimento, a frustra??o. Ali?s, talvez seja preciso pensar por que passou a ser t?o insuport?vel, ao homem, conviver com estes fatores, quando a vida ? inevitavelmente pautada por alguma dor.

? importante pararmos para analisar que, ? a partir do aprendizado da dor e da frustra??o, que conseguiremos partir para a sintonia de nossos desejos. Tomando o grande cuidado com aquilo que se vai desejar, a for?a da atra??o pode trazer-lhe o desejado e as conseq??ncias podem ser desastrosas.

O homem s? ? humano porque parte dele necessita continuar insatisfeita, j? que ele convive com outras pessoas que t?m outros desejos, ou seja, conviver com as diferen?as.

Outro grande cuidado que deve ser tomado: deseje o seu auto-aprimoramento, pautado na sua reforma ?ntima, que conseq?entemente mudar? sua sintonia para melhor.

Tirar de nossa mente a err?nea id?ia de que o outro se modifique para nos satisfazer, que o outro resolva abrir m?o para mim disso ou daquilo, que o outro aprenda a se sacrificar para me satisfazer nisso ou naquilo, que o outro pare de fazer ou de usar isso ou aquilo, e por a? vai. O outro, o outro, o outro...

Mentalizar a casa dos sonhos, o carro dos sonhos, ou seja, coisas materiais - nada de mais e at? bem louv?vel - incr?vel e ben?fico, mas continue odiando aquele amigo, maltratando familiar e, no escondidinho, colocando suas pervers?es para funcionar, conseq?entemente a for?a da atra??o ter? imensas dificuldades de trazer-lhe os pedidos. Eles poder?o at? acontecer, mas o objetivo maior poder? voltar-se contra e n?o a favor.

Quando me refiro ? outra face, me refiro a suportar a pr?pria onda negativa, evitando projet?-la nos outros. Sabendo lidar com as pr?prias frustra?es, entendendo que preciso aprender a lidar com tudo isso, que necessito trazer o melhor de mim - que ? dific?limo. Para, assim, sintonizar, atrair e merecer o meu maior desejo.

Palavra-chave? Transmutar (eu mesma).


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.