Saúde


Artigo
Programação neurolinguística (PNL)
::: 12/02/2004

A Programação Neurolingüística (PNL) consiste num modelo que nos permite entender a estrutura da experiência subjetiva humana, com a finalidade de definir, modificar ou reproduzir qualquer objetivo comportamental.

Oferece uma forma diferente de pensar a respeito de si mesmo e do mundo, possibilitando uma nova atuação diante da vida. Oportunidade de utilizar o seu enorme PoteNciaL, muitas vezes adormecido e que poderá ser acionado permitindo maior realização.

Através da Programação Neurolingüística podemos conhecer a estrutura das nossas experiências internas e utilizar o nosso cérebro de maneira mais produtiva caminhando em direção do que desejamos.

Criada nos EUA na década de 70 por Richard Bandler e por John Grinder, os quais, em 1975, publicaram o primeiro livro de PNL - A Estrutura da Magia. Bandler estudou matemática, ciência da computação e psicologia. Grinder é lingüísta e especialista em Gramática Transformacional. Juntos criaram a PNL a partir de um processo chamado modelagem.

A modelagem baseia-se na observação criteriosa de um determinado comportamento ou habilidade com o objetivo de codificá-los e torná-los disponíveis a qualquer pessoa. Em outras palavras, Bandler e Grinder descobriram que nossa experiência é o resultado da forma como vemos, ouvimos e sentimos as coisas o que, freqüentemente, é chamado de "pensamento". Se aprendermos a pensar como outra pessoa, teremos adquirido as mesmas habilidades e obteremos os mesmos resultados que ela obtém.

Bandler e Grinder modelaram grandes "magos" em terapia, com resultados considerados brilhantes. Foi assim que estudaram Fritz Perls, criador da terapia da Gestalt, Virginia Satir, terapeuta familiar e Milton Erickson, psicanalista e hipnólogo, criador de formas originais de indução hipnótica, conhecidas como Hipnose Ericksoniana.

Neste sentido, nada do que a PNL diz ou faz é novo, pois muitas de suas técnicas já existiam antes de sua criação. Seu grande mérito foi o de ter estudado, codificado e ensinado o COMO, o processo das técnicas bem sucedidas em terapia, muito mais do que o PORQUÊ, demonstrando que, se um comportamento é possível a uma pessoa, então ele é possível a qualquer pessoa. A PNL nos indica, portanto, como reproduzir a competência humana.

Desde sua criação, a PNL vem estudando e codificando várias estratégias de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação. São estratégias de auto-estima, de comunicação, de criatividade, de flexibilidade e muitas outras que vêm sendo aplicadas com sucesso em pessoas que desejam possuí-las.

Atualmente a PNL vem sendo utilizada em praticamente todas as áreas da experiência humana: em terapia, na educação, nas artes, esportes, em organizações, vendas, no tratamento de doenças psicossomáticas, AIDS, câncer (havendo inclusive relatos de experiências bem sucedidas com estas doenças), no tratamento de compulsões (comer em excesso, fumar, etc.) e as pesquisas continuam.

O TERMO "P.N.L."

O termo "Programação" vem da computação e diz respeito à instalação de um plano ou estratégia, de um programa em nosso sistema neurológico. Isto significa que nós condicionamos nosso cérebro, nós o programamos para obter um resultado específico.

Por exemplo, para aprender a dirigir um automóvel, inicialmente praticamos por partes e depois, com o tempo e com a prática, a habilidade toda se torna automática.

Portanto, um programa fornece um caminho ao nosso sistema neurológico, indicando-lhe a direção a seguir e este caminho é fortalecido pela prática e enfraquecido pela ausência dela. Vale ressaltar que nós possuímos programas para tudo, inclusive para nos sentirmos felizes ou tristes. Um exemplo extremo de um programa é a fobia (medos intensos, incontroláveis, geralmente desproporcionais aos elementos que os causam, como o medo de baratas, ratos, medo de altura). Uma fobia também acontece através de um condicionamento, em que uma emoção intensa é associada a um objeto, animal ou situação, o qual, a partir de então, terá o poder de causar aquela emoção.

O termo "Neuro" refere-se ao sistema nervoso, através do qual recebemos e processamos informações que nos chegam pelos cinco sentidos: visual, auditivo, táctil-proprioceptivo, olfativo e gustativo. O termo "Lingüística" diz respeito às linguagens verbal e não verbal, através das quais as informações recebidas são codificadas, organizadas e recebem significado. Inclui imagens, sons/palavras, sensações/sentimentos, sabores e odores. Simplificando muito, poderíamos dizer que é o que nos permite "traduzir" as informações recebidas.

O termo "Lingüística" está relacionado também ao modelo de linguagem que um indivíduo possui e lhe permite interagir com o mundo exterior. Este modelo amplia ou reduz a compreensão do indivíduo com relação à realidade externa. Quando muito empobrecido, dificultará o contato com o mundo e o indivíduo representará a si mesmo como tendo poucas opções para enfrentar as mais diversas situações. Isto porque nós não reagimos à realidade, mas sim à representação que fazemos dela. Para compreender, ampliar ou modificar o modelo de alguém, a PNL conta com o Meta Modelo de Linguagem.

Exemplificando o termo todo, tomemos novamente a habilidade de dirigir automóveis. Um programa nos permite fazê-lo automaticamente:

  • Neuro: vemos (placas de trânsito, cruzamentos, outros carros), ouvimos (sons do motor, buzinas), sentimos (uma trepidação no volante, o contato do pé com a embreagem, etc.).

  • Lingüística: os sons, as imagens e as sensações/sentimentos são traduzidos para que tenham significado para nós.

  • Programa: desta forma, um som estridente é automaticamente reconhecido como o som de uma buzina e nos lembramos de que buzinas são usadas para alertar alguém. Estas associações ocorrem rapidamente e, em geral, não as percebemos da forma seqüencial como a que estamos utilizando neste exemplo.

Podemos observar um crescimento na utilização da PNL e uma certa popularização de suas técnicas e pressupostos básicos.

Como Master e Advanced Trainer em Programação Neurolingüística, com formação em nível internacional, procuramos sempre mostrar que os resultados são alcançados, as metas são atingidas quando a pessoa física ou a empresa que busca treinamento faz a parte que lhe cabe, segue os passos orientados para adquirir uma habilidade, que os ajudem a mudança, a sair do EA (estado atual) para o ED (estado desejado).

Vemos, portanto, que não existe substituto para o trabalho real, objetivo, e se os resultados da PNL são espantosos, todavia não são mágicos, no sentido de que seguem um caminho, uma seqüência, possíveis de ser descritos, aprendidos e repetidos por outras pessoas.

Tais resultados baseiam-se na observação e descrição de padrões universais, ou seja, encontrados em todas as pessoas. Por este motivo a PNL produz bons resultados e em tempos menores que os geralmente usados por outras abordagens.

A PNL teve seus conceitos ampliados e enriquecidos por diversos colaboradores no seu país de origem como nos demais continentes.

Dentre os nomes que se destacam citamos Robert B. Dilts, Suzi Smith, Tim Halbom, Joseph O´Connor, Lara Irving, Ernest Rossi, com quem fizemos parte de nossa formação.

As principais aplicações observadas na PNL se destacam em:

  • Atendimento e tratamento individual
  • Consultorias dentro de Empresas, Escolas e Instituições
  • Apoio ao Pequeno Empresário
  • Treinamentos e Capacitação de pessoas
  • PNL para Professores e Educadores
  • Palestras, Vivências e Workshop

Ensinamos e afirmamos sempre que a Programação Neurolingüística é um conjunto de ferramentas que, colocadas em prática, modificam para melhor as capacidades e recursos do ser humano.

Incentivamos a todos que tenham interesse e possibilidades, buscarem estes benefícios, aprenderem e aplicarem em suas vidas e colherem os resultados positivos.

Ficamos aguardando seu e-mail, à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Encerramos com saudações holísticas!


Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Leia também:Conheça-te pela Programação Neurolingüística

Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com