Artigo
Cromoterapia
::: 01/07/2004

As cores fazem parte de nossa vida desde o nascimento. Voc? consegue imaginar um mundo em preto e branco?

Atrav?s da cor, definimos o mundo que nos rodeia, o que nos agrada e o que nos desagrada. A cor revela nosso estado de esp?rito, nosso estado de sa?de, at? mesmo nossas emo?es que s?o inspiradas pelas cores e influenciam nossa conduta.

Algumas cores deixam-nos mais felizes, outras fazem-nos mergulhar em melancolia. Algumas relaxam, distraem e outras ajudam-nos a sintonizar com energias superiores.

A cor est? t?o presente no nosso cotidiano que, em geral, nem nos damos conta disso. A cor nada mais ? que uma sensa??o provocada pela luz sobre os ?rg?os da vis?o, os nossos olhos. N?o tem exist?ncia material. S? podemos ter percep??o das cores na presen?a de luz.

As cores influenciam diretamente no humor das pessoas e um objeto bem iluminado se torna mais seguro. Existem diversas experi?ncias comprovando a influ?ncia das cores no comportamento das pessoas. H? tamb?m uma certa padroniza??o de cores no meio de trabalho. Por exemplo, usar cores frias em ambientes onde se trabalha com fornos, cores claras em cabinas de barcos dando a sensa??o de amplitude.

O fen?meno da cor explicado pela f?sica pode-nos oferecer uma elucida??o mais cient?fica, enquanto a observa??o pessoal pode comprovar os efeitos da cor em nossa vida pessoal.

Olhe em volta e observe a natureza - cria??o de Deus ? , o Grande Arquiteto da Vida. Da cor da terra em que pisamos, com seus v?rios matizes, at? o infinito do espa?o c?smico, tudo est? em harmonia.

Voc? pode come?ar a prestar aten??o e observar pela sua sensibilidade, quais cores t?m efeito mais positivo ou n?o, no seu dia-a-dia, no seu humor, na sua produtividade.

Pessoas em diversas ?pocas e culturas come?aram a anotar estes pontos e a criar os primeiros apontamentos a respeito da terapia com as cores, denominada cromoterapia.

Empregada desde antes da Era do Ouro da Gr?cia e nos saud?veis tempos de luz e cor de Heli?polis, no antigo Egito.

Sempre venerada nas antigas civiliza?es da ?ndia e da China atrav?s dos tempos, tem sido empregada a sabedoria da cor para estabelecer o equil?brio e harmonia, para acalmar e sustentar, para sarar e restaurar e criar outra vez. Todas elas formam express?es para apresentar o ?nico e divino princ?pio de ondas de luz.

Cromoterapia ?, assim, o resultado de t?cnicas que usam as cores para equilibrar os nossos corpos; ? a harmoniza??o atrav?s das cores.

Assim como pela falta de ar, nosso corpo morre, pela falta de cor, nosso ser adoece...

Abra os olhos, olhe atenciosamente ? sua volta !

Que prazer podermos ver o mundo com seus incont?veis matizes de cores!

  • olhar na dire??o do horizonte e enxergar os tons de laranja, amarelo e lil?s do p?r-do-sol;
  • acompanhar as diversas tonalidades do verde das matas, das florestas e capoeiras;
  • erguer os olhos para o alto e encontrar de frente com o azul do c?u, brincando com o branco das nuvens em diversos formatos;
  • chegar perto da fogueira da festa junina e enfrentar o vermelho do fogo, quente e estalando na madeira que arde;
  • olhar al?m da fogueira e observar os limites das ?reas iluminadas pelas chamas em contraste com o negro das sombras;
  • encarar algu?m e colher o rubor das faces envergonhadas ou t?midas;
  • o sorriso amarelo da gafe ou do mico;
  • a pele apresentando o branco do medo;
  • a plumagem dos p?ssaros...

Princ?pios B?sicos da Cromoterapia
A cromoterapia baseia-se nas 7 cores do espectro solar e suas vibra?es eletromagn?ticas. Seu princ?pio ? o Processo de Interfer?ncia entre a freq??ncia de vibra??o caracter?stica das c?lulas e das freq??ncias das cores aplicadas na terapia.

Em caso de doen?as, a freq??ncia das c?lulas muda e fica diferente daquela em estado normal. Na cromoterapia, aplica-se sobre o campo celular, energia luminosa de mesma freq??ncia da celular, buscando regularizar e reativar a vibra??o daquele campo.

Seguindo o princ?pio da ?Lei da Afinidade? - um ponto comum existente entre dois seres ou dois elementos que se associam na busca dos mesmos objetivos, bastando terem objetivos semelhantes, harmonizando-se num mesmo sentido.

Tamb?m ? de extrema import?ncia no processo de cura. Nossos pensamentos originam vibra?es coloridas, impressas no nosso corpo energ?tico ou aura humana, que ? um campo eletromagn?tico emitido por n?s, refletindo o estado f?sico, mental e espiritual, pelo seu tamanho, cor, forma e densidade.

A Cromoterapia atua na aura, reequilibrando nosso corpo e tamb?m os nossos Chakras, que s?o v?rtices energ?ticos localizados no nosso corpo energ?tico ligando este ? mat?ria; s?o como flores que se abrem e se fecham, permitindo a troca de energias com o campo magn?tico externo.

Os chakras se associam a gl?ndulas, ?rg?os internos e emo?es e, desta forma, todos estes aspectos s?o trabalhados simultaneamente atrav?s da Cromoterapia.

Trabalhando com as cores
Partimos de 3 cores b?sicas ou prim?rias que permitem a forma??o das outras cores.

S?o elas: Magenta, Ciano e Amarelo que, combinadas, fazem surgir os diversos matizes da roda das cores.

A ordena??o de cores no espectro ? bem definida, variando basicamente em uma seq??ncia de sete matizes, do vermelho ao violeta.

Newton percebeu que as cores extremas, vermelha e violeta, provocavam sensa?es visuais semelhantes. Desse modo, prop?s que o espectro vis?vel poderia ser representado atrav?s de um modelo circular com as duas pontas conectadas; o branco encontra-se no centro da figura, sendo uma mistura aditiva de todas as matizes.

Observamos, assim, alguns exemplos interessantes como:

  • a cor violeta ? fortificante e ? bom alfinetar, numa vidra?a ensolarada, um peda?o de cetim desta cor, a fim de receber seus bons efeitos sobre qualquer cor e sobre qualquer parte dolorida do corpo;
  • o vermelho fornece calor;
  • o amarelo-ouro acalma os nervos e favorece a inspira??o;
  • o azul tem uma virtude el?trica,
  • o verde a dos banhos de lama,
  • o ?ndigo, irm?o da ?gua, a de refrescar;
  • o branco d? id?ias, o negro d? sombras.
  • Em nossas atividades, atendendo pessoas, sempre falamos e apresentamos exemplos da import?ncia das cores nas roupas, nos adere?os, em cortinas, toalhas etc., assim como dos cuidados com cores em ambientes diferenciados como escolas, cl?nicas, quartos de crian?as, fachadas de resid?ncias e empresas.

    Lembramos aos nossos pacientes a import?ncia da dieta das cores, usando alimentos que, pela cor t?m a??o terap?utica mais espec?fica sobre determinados ?rg?os do corpo humano.

    Aconselhamos todos a aumentar o foco da aten??o e anotar os efeitos diversos, melhorando assim sua sa?de e qualidade de vida.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com