Artigo
Macrobi?tica
::: 02/08/2004

A Macrobi?tica representa uma filosofia de vida que visa o equil?brio de for?as opostas e complementares: Yin (-) e Yang (+). Este equil?brio tamb?m deve estar presente na alimenta??o, onde busca-se manter a rela??o de 5 alimentos Yin (-) para 1 alimento Yang (+).

O termo Macrobi?tica vem das palavras gregas makros, que significa "grande" e bios que significa "vida", pelo que a sua significa??o, para o seu fundador, George Ohsawa, era algo com "uma vis?o ampla da vida".

O conceito foi desenvolvido na 1? metade do s?culo XX por Ohsawa, mas as suas heran?as s?o muitos antigas, originadas no Tibete e na China, inspirando-se a sua filosofia primitiva em 3 livros : "Nei Ching", "I Ching" e "Tao Te Ching".

Com efeito, a macrobi?tica baseia-se na convic??o fundamental que todos devem ser suficientemente saud?veis de forma a gozarem plenamente a vida. ? sobretudo um conceito alimentar baseado em princ?pios oriundos da ?sia Oriental.

A alimenta??o macrobi?tica enfatiza cereais integrais cultivados localmente, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refei?es pelo princ?pio das propriedades do yin e yang.

O ideal ? que n?o seja consumido nenhum produto animal, por?m Ohsawa recomenda que este modo de alimentar seja adotado gradualmente, comendo cada vez menos alimentos de origem animal at? que o corpo n?o tenha mais necessidade deles.

Farinha refinada, a?car, latic?nios e carne de vertebrados s?o vistos como os mais nocivos, enquanto peixe ? considerado aceit?vel se o corpo pedir por ele. Al?m de frutas naturais, o ?nico ado?ante usado na comida macrobi?tica ? xarope de malte de cevada.

Uma sopa miss? japonesa tradicional ? tomada como desjejum. Os ingredientes para uma refei??o principal macrobi?tica s?o sempre cozinhados juntos por um extenso per?odo de tempo em um s? lugar, geralmente uma panela de press?o. Um produto de soja fermentada (por exemplo miss? ou tamari) ? geralmente misturado depois de cozinhar.

A alimenta??o macrobi?tica pro?be a utiliza??o de todos os alimentos processados, sejam congelados ou enlatados. S?o adotadas formas de preparar os alimentos: panelas de cobre ou alum?nio, por exemplo, n?o dever?o ser usadas, porque podem deixar vest?gios do metal nos alimentos ali cozinhados; recomendam-se, alternativamente, recipientes de a?o inox, esmalte, vidro ou cer?mica, bem como colheres de madeira ou bambu.

A dieta macro ? semelhante ? do campon?s tradicional, consistindo em :


  • 50% cereais integrais, massa, p?o, papa de aveia, arroz ou massa fritos
  • 25% vegetais locais sazonais, cozinhados de formas diversas (por exemplo: crus, em peckles, cozinhados a vapor, salteados ou fervidos)
  • 10% de prote?nas extra?das de peixe local e de produtos derivados de feij?o e soja (como tof? ou tempeh)
  • 5% vegetais marinhos
  • 5% sopas, incluindo misso (pasta de feij?o fermentada)
  • 5% sobremesas e ch?s (recorrendo a frutas e arroz fermentada (amaskae), ?gar-?gar (vegetais marinhos), sementes e nozes)

Os alimentos exclu?dos da dieta incluem a?car, especiarias e ?lcool (que consideram possuir demasiado yin). Julga-se que estes alimentos s?o demasiado fortes para consumo humano, desequilibrando o sistema e provocando doen?as.

As comidas mais bem equilibradas contendo yin ou yang s?o


  • Yin: frutas, folhas verdes, nozes e sementes, tof? e tempeh, sumos de frutos e vegetais, compota (sem a?car refinado), malte de cevada.
  • Yang: cereais integrais, p?o, farinha, aveia integral, ra?zes vegetais: batatas, ervilhas e nabos; peixe e crust?ceos, repolho, queijo, feij?es, ervilhas e lentilhas, sal e molho de soja.

Para as atividades de uma alimenta??o macrobi?tica, o candidato deve procurar uma literatura que o auxiliem a entender os princ?pios b?sicos hist?ricos e culturais da macrobi?tica, ler, estudar, entender ? um caminho seguro.

Sempre que poss?vel, seguir a orienta??o de um terapeuta em macrobi?tica ou uma pessoa que tenha a experi?ncia de viv?ncia deste tipo de alimenta??o e possa dar explica?es, facilitar a compreens?o e viv?ncias dos benef?cios, lembrando sempre que qualquer mudan?a em nossa alimenta??o gera mudan?as no humor e nas possibilidades org?nicas e atividades do seu dia-a-dia.

O terapeuta em macrobi?tica tentar? estabelecer o equil?brio, sugerindo um aumento da ingest?o de alimentos yin ou yang consoante os sintomas do indiv?duo. H? muitos outros fatores envolvidos nesta teoria, incluindo exerc?cio, que se divide em yin e yang (ioga ? yin e aer?bica ? yang), clima e geografia.

Tanto quanto poss?vel, os alimentos devem crescer no local. As pessoas que vivem em climas frios (yin), devem preferir alimentos e meios de prepara??o yang e o contr?rio que se aplica aos que vivem em climas quentes (yang). Paralelamente, os alimentos e m?todos de cozinhar yin devem ser usados nos meses quentes do ver?o e os alimentos e prepara??o yang devem predominar nos meses de Inverno, mais frios.

George Ohsawa chamou a aten??o para os perigos da alimenta??o moderna, principalmente para os efeitos mal?ficos do a?car branco, do ?lcool, dos qu?micos agr?colas, dos aditivos (aromatizantes, corantes, conservantes sint?ticos, etc.) e das carnes em conserva. Ensinou a todas as pessoas que atendeu ao longo de sua vida e em suas palestras e livros os pontos b?sicos e conselhos para comer melhor.


Exemplos de combina?es:


  • Arroz integral, lentilhas e couve-flor
  • Cevada integral, ervilhas e cenouras
  • Trigo integral, gr?o-de-bico seco e batatas

O m?todo macrobi?tico inclui ainda outros aspectos importantes:


  • as refei?es n?o devem ser demasiado abundantes e todos os alimentos devem ser mastigados e ensalivados cerca de 50 vezes
  • ?s refei?es basta ingerir uma x?cara de l?quido (Ban-Ch?) e, de um modo geral a ingest?o de bebidas deve ser apenas a necess?ria para saciar a sede
  • na prepara??o da comida devem evitar-se os utens?lios de cozinha feitos de alum?nio bem como os alimentos industrializados que contenham conservantes, aromatizantes ou tenham sido produzidos com o uso de fertilizantes, pesticidas, etc.
  • alimentos provenientes da fauna e flora locais e tradicionais devem ser preferencialmente consumidos
  • a?cares, alimentos de origem animal, caf?, especiarias, tabaco devem ser total ou parcialmente evitados
  • fazem parte importante deste regime, para al?m dos alimentos acima indicados, as algas marinhas, o miss?, o shoyo e o tof? (extra?dos da soja), ch? 3 anos e ch? Mu, gom?sio e tahine (extra?dos do gergelim), feij?o azuki, bardana (gob?), nabo (daikon) entre outros.

A macrobi?tica ? tamb?m um m?todo de vida. Nos livros, cursos, congressos e eventos que acontecem ao longo do planeta, buscam sempre oferecer um caminho de autoconhecimento e auto-educa??o. Integrando o ser humano com a natureza e os princ?pios de paz e equil?brio entre todas as criaturas.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com