Artigo
Prosperidade no Ano Novo!
::: 01/12/2004

Conversando com as pessoas, perguntamos:
- Voc? se acha pr?spero?

As respostas s?o as mais variadas, mas a grande maioria acha que est? faltando muito para serem, de fato, pessoas pr?speras.

Poucas pessoas, pouqu?ssimas mesmo, se consideram ou podem ser consideradas bem-sucedidas, pr?speras.

A?, eu me pergunto: - Por que ser?? O que diferencia o reduzido n?mero das pessoas bem sucedidas, do grande n?mero das insatisfeitas com sua realidade?

Partindo do princ?pio de que existem, para todos, incont?veis oportunidades, ser? que existe algum segredo, alguma chave m?gica para se abrir as portas dos tesouros do Universo?

Lembramos que a palavra Prosperidade, para muitas pessoas, est? ligada diretamente a fatores financeiros, riqueza material. Mas se for somente isto, j? ? um sinal claro de limita??o, pobreza ou ignor?ncia.

Voc? pode aplicar este princ?pio em v?rios outros setores de sua vida como por exemplo, prosperidade em: sa?de, amizades, trabalho, criatividade, afetividade, relacionamentos, conhecimento intelectual, reforma ?ntima, religiosidade, espiritualidade, artes (desenho, m?sica, dan?a) e, tamb?m, no dinheiro. As op?es s?o pessoais e imensas.

Podemos afirmar que existe, sim, um segredo, uma porta que precisa e deve ser aberta por cada um, individualmente. E as pessoas que comp?em esse pequeno grupo que vive prosperidade conhecem esse segredo. ? algo que est? ? nossa disposi??o, nossas m?os podem alcan??-lo, constru?-lo. Chama-se Plano de Vida.

Plano de vida
Pessoas que desenvolvem e vivem a experi?ncia do sucesso t?m um plano de vida, estabelecem metas para si mesmas. Metas pessoais, claras, ecol?gicas, definidas, exeq??veis, motivantes.

Voc? deve se colocar de frente a um espelho e, olhando para sua figura refletida, fazer uma pergunta decisiva: - Voc? realmente est? desejando ser pr?spero?

Observamos que a grande maioria das pessoas n?o est? disposta a ser pr?spera, devido a atitudes predisponentes e condicionantes.

Para se atingir a t?o almejada prosperidade, necess?rio se torna conhecer as curvas, as pontes e os atalhos do caminho a seguir, ou seja, saber como usar a nossa mente, dominando com maestria nossos recursos pessoais.

S?crates encontrou uma frase poderosa, inscrita na entrada do Santu?rio do Or?culo de Apolo de Delfos: ?Conhe?a-te a ti mesmo?. Desde ent?o, a cultura secular ocidental tem considerado o autoconhecimento como a j?ia da coroa do esfor?o humano.

Repetidas vezes, temos afirmado a nossos alunos e pacientes que, para se alcan?ar a prosperidade, o primeiro passo ? aprender a dominar a verdadeira fonte da prosperidade - a mente!

Vamos refletir um pouco sobre como a nossa mente, os nossos pensamentos podem influenciar acerca da presen?a ou da aus?ncia da prosperidade em nossa vida.

Tem demonstrado bons resultados, uma experi?ncia ligada ? pr?tica de visualiza?es e afirma?es para alcan?ar a prosperidade. Sabe-se tamb?m que bons frutos est?o sendo colhidos com o uso de uma ci?ncia milenar oriunda da China, o Feng Shui - que tem ocupado amplos espa?os na m?dia, nos dias atuais.

Estamos cercados de ditados populares que influenciam nossa vida. Dentre eles, existe um que diz mais ou menos assim: "a oportunidade s? bate uma vez ? porta" durante a vida de uma pessoa. Sabemos, pela observa??o e pelo estudo, que este antigo ad?gio ? uma cren?a totalmente falsa. Retrata, possivelmente, a desilus?o de algu?m que perdeu uma oportunidade preciosa, por desconhecer o funcionamento das leis que regem a Mente Universal.

Todas as coisas que existem ao nosso redor s?o o fruto da imagina??o de algu?m, isto ?, antes de existirem, foram concebidas, estruturadas, imaginadas por algu?m.

O computador que voc? utiliza foi, originalmente, projetado por algu?m. A casa em que voc? mora foi, primeiramente, imaginada por uma pessoa, cujas id?ias foram passadas a um engenheiro, o qual elaborou uma planta, que foi passada a um construtor que tornou realidade a obra projetada. Cada pe?a de seu vestu?rio existiu, inicialmente, na mente de algu?m. Tudo come?a na mente humana para depois existir. Cada objeto, cada projeto, cada sonho ? concebido no plano mental, para depois tomar forma e existir no plano material.

Sua imagina??o trabalha, cria id?ias que se tornam produtos, objetos, utilit?rios, que geram conforto, sa?de, bem estar e produzem dinheiro.

H? uma s?rie de procedimentos que, se levados em conta, ajudam a alcan?ar sucesso em Prosperidade:


1? - saber com exatid?o o que se deseja. ? preciso ter um sonho definido.

2? - estabelecer as metas para alcan?ar o sonho. ? necess?rio montar um plano de trabalho; marcar uma data para realizar o sonho; o que fazer e como isto deve ser feito; as alternativas a serem usadas.

3? - colocar o plano em a??o. Estabelecer metas para a realiza??o do sonho, agir. Sem a??o n?o se sai do lugar. Planejar e ficar sentado, de bra?os cruzados, em sua zona de conforto ? contraproducente. O Universo nos d? oportunidades, mas temos que fazer a nossa parte. Nada cai do c?u.

4? - Acreditar! Isto mesmo. ? necess?rio desenvolver autoconfian?a, acreditar em si pr?prio, na sua capacidade de fazer acontecer. Saber que a realiza??o das suas metas para alcan?ar o seu sonho ? poss?vel.

?, pois, f?cil constatar que o sucesso, a prosperidade s?o o resultado do uso correto da sua mente. ? de fundamental import?ncia definir as metas, os sonhos que realmente voc? deseja ver realizados e, sobretudo, o que voc? est? disposto a fazer para tudo isso acontecer, de acordo com suas cren?as e com o seu potencial de realiza??o.

Quer fazer parte do grupo de pessoas bem sucedidas? Use os recursos apresentados acima e ter?, em suas m?os, a chave que abre as portas dos tesouros infinitos do Universo.

Agora que voc? j? sabe como agir para obter o sucesso, multiplique espa?o e energia em sua mente. Crie pensamentos poderosos. Magnetize positivamente os centros de sua consci?ncia, fortalecendo-os com pensamentos e cren?as ligadas ao seu desejo de ser pr?spero. Fa?a diariamente afirma?es positivas para alcan?ar a prosperidade.

Como definir, ent?o, a prosperidade?
- Prosperidade ? o resultado do investimento que fazemos para obter abundantemente o que consideramos necess?rio e importante em nossa vida, seja algo concreto ou abstrato, material ou imaterial, objetivo ou subjetivo.

? importante saber que a prosperidade ?, acima de tudo, uma experi?ncia interior. N?o est? vinculada a valores monet?rios, a uma boa situa??o financeira.

Por conseguinte, se Prosperidade ? a experi?ncia de se ter em abund?ncia o que realmente necessitamos e queremos, ent?o para podermos experienci?-la, devemos fazer tr?s coisas:


  1. Descobrir o que realmente precisamos e queremos
  2. Desenvolver a habilidade de atrair essas coisas para a nossa vida
  3. Reconhecer, valorizar e usufruir tudo o que j? temos. Agradecer mais e reclamar menos!

Acredite que voc? ? o ?nico dono e senhor do seu destino. Como viajante do universo e filho de Deus o seu fanal ? a perfei??o. Voc? foi criado para a sa?de, o progresso, a prosperidade, a paz, mas tudo come?a dentro de voc?. Seja o timoneiro do barco da sua vida, navegue no rio da exist?ncia com prud?ncia, paci?ncia e perseveran?a.

Ao inv?s de dizer: - "ALGO DE BOM VAI ME ACONTECER", diga e fa?a acontecer com coragem: - "ALGO DE BOM EST? ME ACONTECENDO AGORA!"

Agradecemos pela sua companhia neste espa?o de "Ser Hol?stico" neste ano de 2004, desejando a todos um Feliz Natal e que haja muita "Prosperidade no Ano Novo".

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!

Leia tamb?m Ano Novo! Vida Nova?


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com