Artigo
31 de maio - O Dia Mundial Sem Tabaco
::: 02/05/2005

O Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio - foi criado pela Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) para alertar as pessoas dos males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. ? um evento que promove as estrat?gias coordenadas pela Organiza??o Pan-Americana de Sa?de (OPAS) para reduzir os grandes malef?cios do fumo sobre a sa?de das pessoas. O alvo das atividades desse dia de mobiliza??o s?o dois dos principais canais de persuas?o da ind?stria do tabaco: os filmes e a moda.

Esta data ? comemorada anualmente por mais de 100 pa?ses que aderem ? proposta de controle do tabagismo no mundo.

No Brasil, a cada dia, a popula??o torna-se mais informada dos malef?cios do uso dos derivados do tabaco para a sa?de do fumante e do n?o-fumante. Por?m, ainda h? muito a ser realizado para que possamos construir um pa?s livre de tabaco e evitar as 200.000 mortes anuais causadas por doen?as associadas ao fumo. Uma das estrat?gias para tal fim ? a comemora??o do Dia Mundial sem Tabaco pelos 191 pa?ses membros da Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS).

Dizer que o cigarro ? prejudicial ? sa?de, que s? faz mal ao meio ambiente, ? ecologia e aos seres humanos ? chover no molhado, ? lugar comum, mas vale a pena relembrar, pois informa??o positiva deve-se sempre oferecer a quantos se interessem por ela.

O bom senso de n?o fumar (clique aqui)
A cada dez segundos um fumante morre no mundo. A propaganda de cigarros no Brasil est? proibida em todos os meios de comunica??o, inclusive na internet. O projeto de lei, aprovado pelo Senado, acaba com a publicidade do produto em eventos esportivos, culturais e em lugares fechados.

Muitos devem estar se perguntado porque esta medida est? sendo tomada, j? que sempre houve muita liberdade em rela??o ao assunto. Talvez os n?meros respondam a esta pergunta. Existem mais de 32 milh?es de fumantes no Brasil e s? este ano 80 mil pessoas morreram por motivos ligados ao fumo. Em mar?o, membros do Conselho Real de M?dicos do Reino Unido divulgaram um estudo que iguala a nicotina ?s drogas mais letais, como hero?na e coca?na. Segundo a pesquisa, a nicotina ? altamente viciante e deveria ser controlada como as outras subst?ncias.

O cigarro ? o causador de muitos problemas de sa?de. A nicotina destr?i a capacidade da pele de se auto-renovar; afeta a intelig?ncia das pessoas mais velhas; ? respons?vel por 90% dos casos de c?ncer de pulm?o; 80% de enfisema pulmonar; 40% de bronquite cr?nica e derrame cerebral; e 25% dos casos de infarto do mioc?rdio. E n?o ? s? isso. Fumar enfraquece o sistema imunol?gico, torna o corpo vulner?vel a doen?as e provoca calv?cie.

Baforada envenenada
Al?m da nicotina e do alcatr?o, os cientistas j? conseguiram isolar mais de quatro mil subst?ncias diferentes presentes em uma tragada. Mais de quarenta entre elas podem provocar c?ncer. Os cigarros "light" tamb?m n?o reduzem o risco. Apesar dos baixos teores de nicotina e alcatr?o, eles cont?m os mesmos componentes de um cigarro comum. E a pessoa passa a fumar mais. Conhe?a algumas dessas subst?ncias:

FILTRO tem: Butano (combust?vel do isqueiro)
PAPEL tem: Metopreno ( um inseticida)
PAPEL tem: Benzeno (solvente qu?mico)
FUMO tem: Mon?xido de carbono (mesmo g?s que sai do escapamento dos carros)
FILTRO tem: Pol?nio 210 (componente do lixo nuclear)
FILTRO tem: Am?nia (ingrediente de produtos de limpeza)
FUMO tem: Cetonas (solvente e removedor)
FUMO tem: C?dmio (usado em baterias de carro)

Veja mais algumas das subst?ncias encontradas no cigarro

FUMANTE: PREPARE-SE PARA UMA TRISTE REALIDADE!

Caso contr?rio leia e n?o cometa o erro de muitos!

Voc? ? candidato a: asma, infarto, c?ncer, danos ao feto, ansiedade, ataque card?aco, ins?nia, enfisema pulmonar, bronquite cr?nica e envelhecimento precoce.

Al?m disso, voc? ainda coloca em risco aqueles que est?o perto de voc?!

  • Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais que os filhos de n?o-fumantes e t?m chances de come?ar a fumar, seguindo o exemplo dos pais.
  • A fumante gr?vida tem beb?s com baixo peso, menor tamanho e com maior chance de apresentar defeitos cong?nitos.
  • A fuma?a do cigarro ? o poluidor do ar mais constante e prejudicial ? sa?de que se conhece, pois as pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados.
  • Qualquer pessoa que permane?a nesses ambientes polu?dos pode ter irrita??o nos olhos, garganta e nariz, dor de cabe?a e tosse, al?m de maior chance de ter c?ncer.
  • Ilus?o dos cigarros de baixos teores
    O modo de fumar ? determinado pela necessidade do fumante de consumir nicotina (que lhe traz a sensa??o de satisfa??o). Ao fumar cigarros com baixos teores, o fumante passa a utilizar alguns artif?cios para alcan?ar tal sensa??o.

    Assim, para se obter uma quantidade de nicotina que satisfa?a a sua depend?ncia, d? tragadas mais profundas, aumenta o n?mero de tragadas por cigarro e o n?mero de cigarros fumados ou bloqueia os orif?cios de ventila??o dos filtros. Como resultado, aumenta a concentra??o de fuma?a inalada durante a tragada.

    Esses artif?cios de compensa??o s?o do conhecimento de todos, t?m sido extensivamente documentados na literatura cient?fica e mais, s?o bem conhecidos da ind?stria do tabaco h? mais de 20 anos. Testes demonstram que, em "condi?es de fumo real?sticas", existe uma diferen?a muito pequena entre os cigarros denominados "light" e os comuns. Na verdade, eles podem at? produzir quantidades maiores de alcatr?o, nicotina e mon?xido que os cigarros tradicionais testados.

    Por mais que a ind?stria do fumo afirme realizar pesquisas visando ao desenvolvimento de produtos alternativos, na verdade, esses estudos procuram desenvolver produtos e formas de se reduzir o teor de determinadas subst?ncias, como o alcatr?o, por exemplo, mas sempre mantendo a nicotina - subst?ncia causadora da depend?ncia.

    Em mar?o de 2001, o Minist?rio da Sa?de regulamentou uma medida proibindo o uso dos termos classes, ultra baixos teores, baixos teores, suave, "light", "soft", leve, teores moderados, altos teores e outros que possam induzir o consumidor a uma interpreta??o equivocada no consumo de derivados do tabaco.

    Podemos citar v?rias realidades dr?sticas como exemplo:

    Riscos de fumar durante a gravidez

    Conseq??ncias do uso do tabaco

    N?vel de nicotina e mon?xido de carbono no sangue de fumantes

    Recursos para parar de fumar
    Al?m da for?a de vontade pessoal, quando necess?rio, o fumante pode recorrer a ajuda terap?utica para abster-se do tabaco. Existe possibilidade de ajuda com medicamentos, adesivos, chicletes, hipnose, acupuntura.

    N?o espere o dia 31 de maio, comece hoje a abster-se do cigarro. Voc? merece e o universo agradece! Evite o primeiro cigarro e voc? estar? evitando todos os outros! Evite as reca?das.

    De nossa parte, o ano todo fazemos palestras em escolas, associa?es de bairro, empresas, visando esclarecer a respeito dos males do tabagismo, a atenu?-los e a dissuadir as pessoas de fumar, mostrando a todos os interessados os efeitos negativos desse v?cio t?o prejudicial ao ser humano. Fa?a sua parte, fa?a algo para ajudar na campanha antitabaco. Se necess?rio, entre em contato conosco e lhe enviaremos mais material desse assunto para se divulgar entre seus familiares e amigos.

    Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com