Artigo
Salada crua arco-?ris

::: 01/06/2007


Foto de Falconi segurando tr?s abacaxis Estamos sempre n?o s? falando do uso de SALADA CRUA ARCO-?RIS, bem como explicando e recomendando o uso dela.

Basta tocar nesse assunto, uma s?rie perguntas surge imediatamente e respondemos sempre com, tranq?ilidade, a cada uma delas.

Explicamos que a Salada Crua Arco-?ris segue o princ?pio da Lei dos cinco elementos da Acupuntura Chinesa - a usada h? milhares de anos no Oriente.

Est? baseada em nossos estudos dos elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e ?gua, cada um representado por cores espec?ficas, inerentes ? necessidade de cada paciente.

Assim, recomendamos combina?es equilibradas, nas propor?es dos alimentos que a comp?em, de acordo com as necessidades de desintoxica??o de seu organismo. Vegetais que precisam ir ao fogo, como br?colis, couve-flor, chuchu e outros, podem ser acrescentados ? salada, respeitando a cor b?sica de cada um.

Use a seguinte combina??o b?sica :

- verduras de folhas ................... 2 tipos (pelo menos)

- legumes .................................... 1 tipo (pelo menos)

- raiz crua ..................................... 1 tipo (pelo menos)

Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann Para temperar, aconselhamos lim?o ou uma colher de sopa de shoyo (molho de soja), com 2 colheres de ?gua filtrada; misturar e salpicar sobre a salada crua. Pode-se temperar tamb?m com iogurte natural.

Caso n?o goste de Shoyo, dissolva uma pequena por??o de sal marinho em tr?s colheres de ?gua filtrada e tempere a salada crua, ou ainda pode experimentar comer suas verduras ao natural, sem adicionar nada; ? bom.

Nunca use sal refinado. Use somente SAL MARINHO para temperar todos os seus alimentos. Compre em casas de produtos naturais e use com modera??o. N?o tempere com vinagre e nem use saleiro ? mesa.

A cor dos alimentos influencia sua sa?de e humor

Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann Para estimular seu apetite e incentivar at? mesmo os pregui?osos a alimentarem-se, nada melhor do que um alimento bem feito, com aten??o e carinho, numa boa combina??o de cores.

Quem poder? resistir a uma bela refei??o, daquelas que d?o ?gua na boca? Poucos, com certeza. Afirmamos que a boa impress?o causada por um prato colorido e bem-arrumado estimula o apetite facilitando a digest?o.

Melhor ainda se quem cuida da alimenta??o criar receitas, combinando v?rios tipos de alimentos, como cereais, sementes oleaginosas, frutas, verduras, legumes, hortali?as, garantindo assim a presen?a dos nutrientes essenciais ? sa?de humana e ao bom funcionamento do organismo.

Indicamos, como refer?ncia, a cor dos alimentos por ser uma ?tima pista para se selecionarem ingredientes com boas doses de prote?nas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais dentre outros elementos nutritivos.

Determinados alimentos da mesma cor t?m, em sua maioria, princ?pios nutritivos ou componentes bioativos semelhantes. Por isso mesmo ? t?o importante manter a diversidade de colora?es na alimenta??o, pois assim voc? fornecer? ao organismo uma maior variedade de compostos qu?micos, pigmentos e composi?es de fibra alimentar.

Mais uma vantagem da dieta das cores ? o fato de ela poder ajudar voc? a se sentir satisfeito comendo menos. ? simples: quando voc? presta mais aten??o ? comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando comer por impulso.

Beleza ? mesa tamb?m ? fundamental

Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann As cores dos alimentos revelam muitas qualidades nutricionais. O que muitas pessoas n?o sabem ? que as cores dos alimentos est?o relacionadas ?s suas propriedades de aumentar-lhes o ?nimo. Isso ocorre porque os alimentos coloridos apresentam subst?ncias que aumentam a energia e a disposi??o. Essas subst?ncias s?o conhecidas como flavan?ides, uma fam?lia de polifen?is, regularmente utilizados na dieta humana. Os flavan?ides, encontrados nas frutas e vegetais, conferem cor ?s flores, folhas e caules.

Todo alimento tem como primeiro impacto o visual. O n?vel de aceita??o e rejei??o depende, em grande parte, da sua cor. Cada componente qu?mico possui um papel nutricional ou funcional no organismo, ou seja, ele pode conter tanto subst?ncias que fazem parte da constitui??o do nosso corpo, como prote?nas, carboidratos e lip?dios, quanto compostos que n?o ser?o absorvidos, mas realizar?o fun?es diversas.

Combinar as cores dos alimentos, criando pratos atraentes, ? uma forma de comer menos. A pigmenta??o ? definida pelos compostos bioativos presentes em cada alimento que exercer?o fun?es energ?ticas, pl?sticas e reguladoras, dentre outras.

Em cada cor h? a presen?a de determinadas vitaminas, minerais e enzimas, formando um complexo multivitam?nico e mineral enzim?tico que apresenta um sinergismo energ?tico que potencializa, assim, o complexo e vital metabolismo mitocondrial - respons?vel pela energia e disposi??o.

Por isto, em todos estes anos de atendimento a pacientes em nossa Cl?nica, damos tanta ?nfase a variedade de cores em cada prato de alimento a ser ingerido pois, dessa forma, as pessoas consomem muito mais nutrientes.

Os alimentos e suas cores
Alimentos brancos: como algas marinhas, o leite, queijo, couve- flor, batata, arroz, cogumelo, feij?o branco, nabo daikon (japon?s), mandioca, pepino, batata cebola, rabanete alho, palmito, pinha, goiaba branca, mel?o, ma?? e banana s?o as melhores fontes de c?lcio e de pot?ssio. Estes minerais s?o importantes para o funcionamento do organismo porque contribuem na forma??o e manuten??o dos ossos, ajudam na regula??o dos batimentos card?acos e s?o fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos m?sculos. A cor branca ? dada pelo pigmento flavina.

Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann Alimentos vermelhos: ? a cor da for?a, por isso as frutas dessa cor s?o recomendadas contra apatia, depress?o, falta de desejo sexual e cansa?o.

O vermelho ? conseq??ncia do licopeno, pigmento com a??o semelhante ao betacaroteno. Normalmente, aparece associado ? vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benef?cios, colabora na preven??o do c?ncer e do estresse. Age como antioxidante e ? respons?vel pela cor vermelha do piment?o vermelho, rabanete, morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, nectarina, rom?, pitanga, framboesa e cereja.

Mais recentemente, foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de c?ncer de pr?stata. Os alimentos vermelhos cont?m, ainda, antocianina que estimula a circula??o sang??nea.

Alimentos amarelos: O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pr?-vitamina A. ? um pigmento fundamental para a manuten??o dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno tamb?m beneficia a vis?o noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos s?o ricos em vitamina C que participa da s?ntese de col?geno e tem a??o antioxidante contra os radicais livres.

O mam?o, a cenoura, a ameixa, a manga, o caju, a laranja, o milho, a ab?bora, o piment?o amarelo, o maracuj?, o p?ssego, a tangerina e o damasco s?o ricos em vitamina B-3 e ?cido clorog?nico. S?o alimentos que mant?m o sistema nervoso saud?vel e ajudam a prevenir o c?ncer de mama.

Alimentos arroxeados: Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada cont?m antocianina, um tipo de pigmento ligado ? presen?a da vitamina B1.

A uva, jabuticaba, ameixa, amora, o figo, a alcachofra, a beterraba ou o repolho-roxo cont?m ?cido el?gico, subst?ncias que retardam o envelhecimento, neutralizam as subst?ncias cancer?genas antes mesmo de elas alterarem o c?digo gen?tico. Ajudam a reequilibrar o sistema nervoso, da? serem indicada para pessoas muito nervosas e que se cansam em seguida.

Foto divulga??o de Christian Friedrich Samuel Hahnemann Alimentos verdes: O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos ? a clorofila, considerada um potente energ?tico celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigena??o das c?lulas e melhora o metabolismo da energia.

Vegetais folhosos, o piment?o, o sals?o e as ervas cont?m clorofila e vitamina A, subst?ncias com os seguintes efeitos: desintoxicam as c?lulas, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele, t?m efeito anticancer?geno e ajudam a proteger o cora??o.

Destacamos, entre esses alimentos verdes, abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agri?o, piment?o verde, br?colis, chic?ria, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, lim?o, pepino, r?cula, escarola, manjeric?o.

Alimentos marrons: Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que v?o desde a pris?o de ventre at? o c?ncer. Tamb?m ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, inclu?das neste grupo, s?o excelentes fontes do mineral sel?nio e de vitamina E. Elas t?m efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.

Para voc? que acompanha nossos artigos mensais, leu as explica?es apresentadas, temos certeza de que colocar em pr?tica as recomenda?es ser? de grande utilidade em sua sa?de, assim como em sua qualidade de vida. M?os a obra, fa?a acontecer!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e- mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com