Artigo
Por que alimenta??o natural?

::: 01/08/2007

O pilar da medicina natural: se o alimento ? puro, a mente tamb?m ser? pura; se a mente ? pura, o esp?rito ser? tamb?m.
(Antiga m?xima da sabedoria hindu)

Armando Falconi 
Filho Tudo o que usamos na alimenta??o passa a fazer parte do nosso organismo - dos ossos, do sangue, dos tecidos, da ess?ncia mais sutil de nosso metabolismo bioqu?mico. O alimento tem a??o direta sobre nosso humor, temperamento, nossos impulsos e pensamentos.

E, por esse motivo, devemos ocupar-nos com os alimentos que ingerimos diariamente: eles determinam a qualidade de nossa vida como um todo e de nossa sa?de em particular. Existem diversos sistemas de alimenta??o e cada um deles exerce um tipo de influ?ncia sobre o organismo. Neste trabalho, apontaremos os mais comum adotados por aqueles que buscam ter um modo de vida mais natural.

Op??o por uma dieta saud?vel

Apesar do crescente interesse, em todo o mundo, por uma alimenta??o equilibrada, saud?vel, muitas pessoas ainda se sentem confusas em rela??o ao assunto: quais alimentos devem fazer parte dessa dieta?

Na verdade, a quest?o ?, simplesmente, de se preferirem os alimentos integrais produzidos de modo natural, aos quais nada foi acrescentado (sob a forma de aditivos) e dos quais nada foi retirado (como acontece com os produtos "refinados"). Fazem parte desses alimentos os cereais integrais, os frutos secos (nozes, am?ndoas, amendoim etc.) e sementes (de gergelim, ab?bora etc.), as frutas e hortali?as frescas e, ainda, a carne e os latic?nios provenientes de animais criados do modo mais natural poss?vel. Os alimentos naturais e integrais tamb?m incluem produtos derivados que n?o cont?m aditivos, como o p?o integral, por exemplo.

Use o mais natural poss?vel

Produtos naturais 
em uma estante de um restaurante Idealmente, os alimentos naturais devem ser aqueles cultivados ou criados de forma org?nica, isto ?, livres de fertilizantes qu?micos, antibi?ticos, horm?nios ou outras drogas usadas comumente na ind?stria de produ??o de alimentos. Essa condi??o, fundamental para a qualidade e pureza dos alimentos, ? uma preocupa??o sempre presente na medicina natural, voltada basicamente para a alimenta??o org?nica.

Em outros pa?ses, e nos Estados Unidos em particular, a opini?o p?blica tem- se, cada vez mais, mobilizado a esse respeito. Nos ?ltimos anos tem crescido bastante a quantidade de lojas e entrepostos na Am?rica e na Europa e j? se podem encontrar tais produtos em supermercados comuns, sob a fiscaliza??o de ?rg?os do governo. Tamb?m, gra?as ao desenvolvimento da agricultura biol?gica ou natural, que evita a aplica??o de adubos sint?ticos e de defensivos agr?colas no combate de pragas, cresceu, obviamente, a produ??o de alimentos org?nicos.

Self-service de 
um restaurante de comida natural No Brasil, onde essa consci?ncia ainda ? incipiente, ? quase imposs?vel a pr?tica de uma alimenta??o totalmente org?nica. Com o movimento iniciado pela macrobi?tica h? algumas d?cadas e, posteriormente, com a cria??o de comunidades rurais houve o despertar, t?mido ainda, para a quest?o dos aditivos e agrot?xicos e para o perigos dos mesmos ? sa?de (mesmo em doses ditas "aceit?veis", determinadas pelo pr?prio fabricante).

Atualmente vem-se alargando o mercado consumidor preocupado com o assunto e v?rios produtos j? s?o encontrados nos com?rcios especializados - os entrepostos e restaurantes naturais.

Os diversos sistemas de alimenta??o

Da profunda proibi??o aos produtos animais e seus derivados ?s dietas de alimentos crus ou apenas de frutas, um r?pido painel dos exemplos de vegetarianismo.

No Oriente, a medicina natural desenvolveu ao longo do tempo uma forte tend?ncia vegetariana, por considerar que os alimentos vegetais, selecionados de acordo com crit?rios filos?ficos e segundo seus feitos medicinais, s?o os mais adequados para a nutri??o do homem, enquanto o consumo de carde e produtos industrializados pode trazer os mais diversos problemas para a sa?de.

Dentro do sistema vegetarianista, existem modalidades mais ou menos radicais, como veremos a seguir.

Vegetarianismo exclusivo:

Considerada a mais aut?ntica, n?o admite o consumo de nenhum produto de origem animal, nem mesmo os ovos e o leite e seus derivados. Pode, contudo, ser de dois tipos: o vegetarianismo exclusivo comum, que aceita os alimentos industrializados e o org?nico/integral, que utiliza apenas os cereais integrais e, na medida do poss?vel, busca os alimentos naturais, livre de produtos qu?micos, como aditivos sint?ticos ou agrot?xicos.

Ovo-lacto-vegetarianismo:
Produtos naturais

? a modalidade mais liberal, que admite o consumo de alimentos de origem animal com exce??o da carne. S?o admitidos todos os ovos, lactic?nio e, obviamente, todas as verduras as ra?zes, as leguminosas, os tub?rculos e os cereais. Os alimentos vegetais industrializados, o a?car branco, as farinhas brancas n?o integrais, o sal refinado e outros podem ser usados normalmente.

Crudivorismo:

Os adeptos desta dieta consomem apenas alimentos absolutamente crus, pois acreditarem ser o verdadeiro alimento aquele que se apresenta conforme a natureza o oferece. Desta forma, consomem principalmente frutas, verduras, brotos de leguminosas, algumas ra?zes, tub?rculos e cereais que podem ser comidos crus, como o trigo integral e a aveia. Alguns crudivoristas aceitam o uso do leite e seus derivados, mas n?o os ovos e os subprodutos animais. [ Frugivorismo: Esta modalidade ? adotada pelos vegetarianistas mais radicais, que se alimentam apenas de frutas. Eles se baseiam no princ?pio de que as frutas s?o uma d?diva da natureza e constituem o mais perfeito tipo de alimentos para o homem. Criticam o vegetarianismo comum alegando que mesmo o consumo de verduras, ra?zes e legumes exige a morte de uma planta, o que n?o acontece quando se colhe uma fruta. Alguns admitem o cozimento eventual de certas frutas, mas de modo geral s?o crudivoristas tamb?m.

Cerealismo:

Sucos naturais Este tipo de vegetarianismo ? considerado o mais perfeito em termos filos?ficos. Parte de um conceito pr?ximo ao dos frugivoristas, por?m considera os cereais integrais pequenos frutos energ?ticos e mais concentrados que as frutas e, portanto, mais nutritivos.

Neste caso, o fogo (ou o cozimento) e o sal s?o vistos como recursos do homem, portador de intelig?ncia, que se elevou da condi??o de homin?deo da floresta e foi capaz de transformar os alimentos, tornado-os mais digestivos, mais assimil?veis e adaptados ao organismo humano em franco aperfei?oamento.

O consumo exclusivo de cereais ? muito raro;o que ocorre, em geral, ? o fato de os cereais serem consumidos em maior quantidade que os demais alimentos, como no caso da macrobi?tica, sistema de alimenta??o apresentado em detalhe nesse artigo.

Self-service Voc? que acompanha nossos artigos mensais, leu as explica?es apresentadas acima, poder? de maneira consciente, sem radicalismo, experimentar os benef?cios de uma ou mais destas sugest?es. Colocar em pr?tica as recomenda?es ser? de grande utilidade em sua sa?de, assim como em sua qualidade de vida. M?os a obra, fa?a acontecer!

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com