Dormir tamb?m ? um ?timo programa!

Rep?rter Ana Maria Reis
12/01/2001

Para ter uma vida saud?vel ? preciso dormir bem. Neste caso, quantidade pode significar qualidade, desde que se habitue com um hor?rio noturno e desista dos cochilos durante o dia. Al?m de inc?modos, dist?rbios do sono, como a apn?ia e roncos podem causar problemas graves de sa?de. Se ligue e desligue-se ? noite!

Brasileiros sofrem de ins?nia e outros dist?rbios do sono
O sono da comerciante Maria da Gl?ria Possal Saber, 44, ? muito leve. Al?m disso, ela sofre de ins?nia, despertando durante a noite. "Acordo com o gotejar da torneira da pia da cozinha, c?modo que fica ao lado do quarto", comenta. Sua filha mais velha, Renata, 24, dorme como pedra, mas mesmo assim, acorda durante a noite para ir v?rias vezes ao banheiro. J? a filha mais nova, Daniele, 21, sofre de sonambulismo desde pequena e necessita de dormir durante o dia, diariamente, em um per?odo de no m?nimo uma hora.

Conclus?o: uma t?pica fam?lia brasileira a sofrer de dist?rbios do sono. De acordo com a Pesquisa 2000 da Sociedade Latino-Americana do Sono, o Brasil j? soma 45 milh?es de pessoas a apresentarem problemas de ins?nia, sonil?quio e sonambulismo.


Benef?cios em dormir regradamente:
  • rejuvenescimento, em fun??o da renova??o de c?lulas no organismo
  • equil?brio da produ??o de horm?nios GH (que garante a elimina??o de gordura, restringe a flacidez dos m?sculos e fraqueza dos ossos), leptita (que breca a fome excessiva de carboidratos) e cortisol (sua falta relaciona-se ao stress)
  • fortalecimento do sistema imunol?gico, devido ? produ??o de anticorpos
  • quem dorme regradamente tem menos chance de desenvolver doen?as cardiovasculares, hipertens?o, diabetes e obesidade
Dicas para uma boa noite de sono
  • Cada pessoa necessita de uma quantidade de sono para se sentir satisfeita. Portanto, voc? deve dormir uma quantidade de horas que seja suficiente para voc? acordar pela manh? descansado e manter-se assim durante o dia.
  • Mantenha o mesmo hor?rio para dormir e para acordar todos os dias. O h?bito ? muito importante na consolida??o do sono
  • Um ambiente saud?vel ? muito importante. Portanto, o quarto de dormir deve ser escuro, silencioso, limpo, sem odores e com temperatura agrad?vel. Da mesma forma, a cama, o colch?o e o travesseiro devem ser confort?veis.
  • Ingerir alimentos leves e sem excessos pode ajudar a dormir.
  • Evite o uso de bebidas alc?olicas para induzir o sono. Al?m do risco de depend?ncia e abuso, o alc?ol induz uma ins?nia rebote na segunda metade da noite, al?m de n?o ser um sono que descansa a pessoa. Se o paciente apresentar roncos ou paradas da respira??o durante o sono (apn?ia do sono), estes podem ser agravados.
  • Deve-se evitar o uso de bebidas cafeinadas (caf?, ch? preto, chocolate, refrigerantes do tipo cola e guaran?), principalmente no fim do dia. Estes alimentos s?o estimulantes, e dificultam da pessoa come?ar a dormir e de permanecer dormindo.
  • Deve-se evitar beber muito l?quido antes de dormir para n?o acordar no meio da noite para urinar.
  • Deve-se evitar o uso de cigarros, que ? um estimulante que dificulta a pessoa de iniciar o sono e manter-se dormindo.
  • Deve-se realizar atividades prazerosas e relaxantes antes de ir para a cama dormir (ler, tomar um banho morno, ver televis?o, ouvir m?sica). Para algumas pessoas estas atividades podem ser excitantes, e nestes casos, devem ser evitadas.
  • Mantenha um padr?o regular de atividades f?sicas, que ajudam a aprofundar no sono. Entretanto, evite os exerc?cios pr?ximo da hora de dormir.
  • Fa?a atividades relaxantes durante o dia. Estas atividades ajudam a diminuir o estresse f?sico e mental, que muito prejudica o sono tranquilo.
  • Use medica?es para dormir apenas quando orientado por um m?dico especialista em dist?rbios do sono.
Sono n?o pode virar um v?cio
Viciar-se em calmantes para dormir significa trocar de problema e, n?o eliminar o dist?rbio do sono. Antes, por?m, de procurar um profissional especializado em medicina do sono, voc? pode consultar a Rede para entender o que causa e significa cada dist?rbio, entre eles, a ins?nia, sonil?quio, bruxismo, hipersonia e s?ndromes diversas:
A medicina do sono ? uma das ?reas m?dicas que apresentou, no decorrer das ?ltimas d?cadas, mais evolu?es. Procure um especialista que ir? indicar o tratamento ideal que inclua terapia, exerc?cios f?sicos, medicamentos mais modernos e ado??o de novos h?bitos.