Menopausa Voc? tamb?m vai chegar nesta fase

Fl?via Machado
10/05/2001

Menopausa. Bicho de sete-cabe?as? N?o. Pelo menos ? o que deseja esclarecer a psiquiatra Elimar Jacob Salzer Rodrigues e o cardiologista Jos? Dondici Filho, autores e organizadores do livro ?Menopausa - Seja bem-vinda e bem viVIDA!?, lan?ado recentemente pela Editora Medsi (Editora M?dica e Cient?fica Ltda.). O livro, que ? dividido em 12 cap?tulos, conta com a participa??o de mais de dez colaboradores, al?m dos organizadores, e cada um deles escreve sobre uma especialidade relacionada ao fim da menstrua??o.

A inten??o ? orientar as mulheres sobre as principais altera?es, tanto f?sicas como emocionais, que ocorrem durante o per?odo da menopausa, numa linguagem f?cil e acess?vel, como esclarece a organizadora, Elimar Jacob. ?O livro fala com clareza sobre o assunto. Pode, e deve, ser lido por mulheres de todas as idades, para que o per?odo seja encarado com naturalidade quando chegar.?

A orienta??o da autora tem fundamento. De acordo com ela, algumas transforma?es f?sicas que ocorrem durante a menopausa podem ser amenizadas, dependendo do tipo de vida que a mulher teve desde a inf?ncia. Para se ter uma id?ia, a fixa??o do c?lcio no organismo humano ? bem maior na inf?ncia e adolesc?ncia do que na terceira idade, por exemplo. Por isso, uma alimenta??o balanceada vai influenciar, e muito, em como a menopausa age em cada pessoa.

E n?o ? s? uma alimenta??o saud?vel que vai fazer a diferen?a. Todo um conjunto de fatores, como explica Elimar Jacob, contam na hora de enfrentar este per?odo t?o conturbado na vida das mulheres. ?Exerc?cios f?sicos, atividades dom?sticas, de trabalho e v?rios outros elementos tamb?m contam na hora de encarar bem as mudan?as do climat?rio.

Segundo a psiquiatra, as altera?es da menopausa s?o diferentes em cada mulher. ?Algumas t?m depress?o e tamb?m sofrem com doen?as originadas neste per?odo, como a osteoporose. Outras enfrentam as mudan?as com mais tranq?ilidade.? E, como adverte Elimar Jacob, nem sempre as altera?es s?o fruto somente do climat?rio. ?A depress?o pode ser conseq??ncia n?o s? da menopausa, mas de uma forma de vida que j? vinha acontecendo.?

O importante, na opini?o da autora, ? ter um acompanhamento m?dico sempre. Assim, a mulher vai ser mais bem orientada quando a menopausa chegar. E ser bem informada a respeito, claro!

O livro est? ? venda em Juiz de Fora nas livrarias Liberdade (R. Santa Rita, 545), Terceira Margem (Gal. Pio X, 127, 2? piso) e nos consult?rios dos autores. Em todo o Brasil, nas principais cidades e capitais. Vale ressaltar que ele tamb?m pode ser usado para fins educacionais.

Menopausa e Climat?rio

O nome menopausa refere-se ? data da ?ltima menstrua??o da mulher e acontece, em m?dia, aos 50 anos. Na verdade, todo o per?odo de transi??o entre os anos reprodutivos e os n?o-reprodutivos da mulher ? chamado de climat?rio.

Os autores e suas especialidades
  • La?ce Calaes de Oliveira
    Especialista em Metodologia e T?cnica em Pesquisa Social.
    Professora de Sociologia da UFJF e do CES/JF.
  • Hamlet Pernisa
    Professor de Educa??o F?sica da UFJF
    P?s-graduado em Medicina Desportiva e Bioci?ncia dos Esportes.
  • Maria Am?lia Ribeiro Elias
    Nutricionista da UFJF
    Mestre pela UFV
  • Gerson Lopes
    Chefe do setor de Sexologia do Hospital Mater Dei de BH
    Especialista em Ginecologia pela Febrasgo e Sexologia Cl?nica pela Federa??o Latino-americana de Sexologia
    Consultor do Fundo das Na?es Unidas para Popula??o (FNUAP) em Projetos sobre Sa?de Reprodutiva
    Coordenador do Curso de Especializa??o Lato-sensu em Educa??o Sexual pela Faculdade de Ci?ncias Humanas/Fumec-BH.
  • Elimar Jacob Salzer Rodrigues
    Psiquiatra (foto ao lado)
    Especializa??o e Mestrado pela UFRJ
    Professora da UFJF
    Professora convidada do Programa de Extens?o UFJF/Terceira Idade - Projeto: Prepara??o para a Terceira Idade e Atualiza??o de Conhecimentos.
  • Vicente Cruz
    Professor de Neurologia da UFJF
    Membro da Academia Brasileira de Neurologia.
  • Maria Cristina d?Ascen??o Mansur
    Doutora em Dermatologia pela UFRJ
    Professora de Dermatologia da UFJF.
  • Ricardo Baesso de Oliveira
    Especialista em Enfermidades Reum?ticas
    Professor de Reumatologia da UFJF.
  • Alberto Aloysio Larcher de Almeida
    Doutor em Endocrinologia pela UFRJ
    Professor convidado de Cl?nica M?dica da UFJF.
  • Jos? Dondici Filho
    Professor de Cardiologia da UFJF
    Mestre em Cardiologia pela Puc-Rio.
  • Lucas Vianna Machado
    Professor Titular de Ginecologia da Faculdade de Ci?ncias M?dicas de MG
    Titular da Academia Mineira de Medicina.
  • Maria Eug?nia Tollendal
    Professora de P?s-gradua??o da Faculdade Federal de Diamantina
    Membro das Academias Mineira e Brasileira de Odontologia.