Acupuntura
Equil?brio e harmonia atrav?s das agulhas

Fl?via Machado
12/06/2001

Equil?brio ? sin?nimo de Acupuntura. Pelo menos ? este o caminho que ela vem tra?ando ao longo de mais de cinco mil anos de evolu??o, sendo tratada como parte da Medicina Tradicional Chinesa. No Brasil, bem como no resto do Ocidente, esta terapia ? recente, sendo trazida pelos chineses no in?cio do s?culo 20 e, somente na d?cada de 80, foi reconhecida como medicina vibracional (assim como a Homeopatia). Atualmente, a Acupuntura ? bastante difundida e o tratamento tem sido uma importante alternativa para aqueles que n?o encontram diagn?sticos na medicina tradicional - a alop?tica -, ou mesmo para a preven??o de doen?as e como terapia.

Como explica o terapeuta e acupunturista Armando Falconi Filho (foto ao lado), a acupuntura consiste em canalizar energias. Explicando melhor o termo, no corpo humano existem "canais de energia" sens?veis a qualquer desequil?brio do organismo. Ao todo s?o 12 canais principais e dois secund?rios. Tanto a falta como o excesso de energia v?o fazer com que se inicie algum dist?rbio ou doen?a. A acupuntura trata ?remanejando energias?, atrav?s do uso de agulhas, ou seja, ela desvia de pontos em excesso para outras partes do corpo, agindo ao contr?rio quando acontece a falta. ?? a busca do equil?brio e da harmonia?, ressalta o terapeuta.

Existem v?rias t?cnicas que ajudam o acupunturista a identificar qual o problema de determinado paciente. Uma das mais comuns ? chamada de miaku-chyn ou diagn?stico do pulso, em que o terapeuta faz uma an?lise do paciente somente pelo toque dos canais de energia do pulso. Outras t?cnicas utilizadas s?o a apalpa??o abdominal, a dos pontos de alarme, a Fisiognomonia, an?lise pela face do paciente, e tamb?m a Iridologia, diagn?stico feito atrav?s da ?ris.

Terapias diversas

Aliado ? Acupuntura, o terapeuta Armando Falconi tamb?m utiliza uma s?rie de outras terapias que podem auxiliar em diversos tratamentos. A Fitoterapia, que consiste no uso de plantas medicinais; a Trofoterapia, utiliza alimentos como rem?dios; Massagens como DO-IN, Shiatsu; e Terapias do Movimento, tais como Kung fu e Tai chi chuan. A Aur?coloterapia, onde uma agulha ? colocada dentro da orelha, ? um tratamento indicado para obesidade e v?cios. O terapeuta esclarece que tudo vai depender do estado de sa?de do paciente e, claro, da sua vontade em aliar outras terapias ao tratamento da acupuntura.

A funcion?ria p?blica, Suely Ferreira Dotta, 51 anos, come?ou a fazer acupuntura h? pouco tempo para tratamento da coluna em fun??o do excesso de peso e diz que j? sente os resultados. ?N?o achava que iria adiantar, mas resolvi fazer acupuntura por indica??o de uma amiga e estou muito satisfeita com os resultados?, garante.

Indica?es

A acupuntura ? indicada para diversos tratamentos e cada sess?o dura cerca de 60 minutos. O n?mero de sess?es vai depender da idade do paciente e tamb?m da gravidade do problema. A periodicidade das consultas varia de 7 a 21 dias.

Armando Falconi Filho ? Bacharel em Direito, com p?s-gradua??o em Florais de Bach, possui curso de Acupuntura Tradicional Chinesa e ? Master Trainer em Programa??o Neurolingu?stica - PNL. Este ano ele completa 25 anos de acupuntura. Mais informa?es na Internet: www.falconi.com.br

Quem pode exercer a profiss?o

At? o momento, a pr?tica da Acupuntura no Brasil ainda n?o possui nenhuma forma de regulamenta??o. Isto significa que tanto m?dicos formados quanto outros profissionais podem exercer a fun??o, podendo ser acupunturistas habilitados ou de forma??o oriental. Em 1995, o Conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como uma terap?utica pass?vel de ser utilizada tamb?m por m?dicos, autorizando-os a empregarem a t?cnica das agulhas e introduzindo cursos de acupuntura, em n?vel de p?s-gradua??o (ou especialidade), em algumas escolas de medicina. Mas isso n?o restringe somente aos m?dicos a pr?tica da acupuntura.