Xarope de guaco
Pesquisa desenvolvida na UFJF ? destaque internacional

Fl?via Machado
06/07/2001

xarope de guaco A Faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF desenvolveu um projeto que est? despertando interesse na comunidade cient?fica - ? o ?Estudo da estabilidade do xarope de guaco?. Recentemente, a pesquisa teve destaque na publica??o da revista europ?ia, ?European Journal Pharmaceutical Sciences?, que ? distribu?da para universidades no mundo todo.


A coordenadora do projeto, Maria da Penha, com o professor, Jos? Gomes O projeto, como explica a coordenadora, Maria da Penha Henriques Amaral, doutora em Tecnologia Farmac?utica pela Universidade de S?o Paulo - USP, surgiu da necessidade de avaliar o prazo de validade do xarope de guaco, para ser comercializado, j? que a planta ? muito procurada pela popula??o. Para desenvolver a pesquisa, a coordenadora recebeu investimentos da Funda??o de Apoio ? Pesquisa Cient?fica de Minas Gerais - Fapemig, de cerca de R$ 12 mil pelo prazo de um ano, mais recursos para bolsas de inicia??o cient?fica. O que tamb?m possibilitou a compra de equipamentos para laborat?rios da Faculdade.

Na avalia??o da coordenadora, o resultado n?o poderia ser melhor. ?A finalidade de nossa pesquisa era favorecer a produ??o. O que conseguimos com muito sucesso, pois o xarope n?o p?ra nas prateleiras da Farm?cia?, comemora Maria da Penha. O motivo, segundo ela, ? bastante claro, pois o xarope ? eficaz e o pre?o, acess?vel.

a planta de guaco O interesse pela produ??o do xarope de guaco vem de sua efic?cia no combate ? tosse, como sedativo e expectorante e seu uso tamb?m ? indicado para asma e bronquite. Al?m disso, ele n?o tem contra-indica??o e deixa a pessoa mais tranquila, j? que ? um sedativo.

O processo de fabrica??o do xarope, cujo respons?vel pela produ??o ? o professor de tecnologia farmac?utica, Jos? de Jesus Gomes de Pinho, ? todo desenvolvido na UFJF, desde o plantio do guaco, no Horto de Plantas Medicinais da Faculdade, at? o produto final, ? venda na Farm?cia Universit?ria por R$ 4,50, comum ou diet. A validade ? de um ano.

A pesquisa j? foi apresentada no 3? Congresso Internacional de Ci?ncias Farmac?uticas, em ?guas de Lind?ia, SP, em abril deste ano. O estudo microbiol?gico do xarope foi destaque no 17? Pan-Americano de Farm?cia e 5? Congresso Mundial de Farmac?uticos de L?ngua Portuguesa, apresentados este ano, no Rio de Janeiro.