Capoeira
A arte, bem brasileira, da ginga e da boa forma

Fl?via Machado
14/09/01

Uma mistura de dan?a, m?sica, ginga, luta e esporte. Assim pode ser definida esta arte genuinamente brasileira - a capoeira. Por muito tempo vista como uma pr?tica marginal, atualmente, a capoeira ? um esporte regulamentado e vem conquistando cada vez mais adeptos.

N?o ? para menos. A pr?tica da capoeira desenvolve todos os m?sculos do corpo, principalmente, abd?men, panturrilha, coxa e bumbum. O esporte tem muito de dan?a, j? que ? baseado na ginga e a famosa ?roda de capoeira? ? regada a berimbau. Quer mais? Reflexo e elasticidade tamb?m s?o trabalhados. Isso sem contar que ela ? relaxante, desenvolve a sociabilidade, o esp?rito de grupo e ? uma luta. Quem afirma todas estas qualidades ? o professor de capoeira, Rodrigo Santos Xavier (foto ao lado), do grupo Capoeira Gerais, que pratica o esporte h? mais de cinco anos. ?A luta da capoeira traz um auto-controle muito grande e ensina a ter humildade,? acrescenta Rodrigo.

Para ele, a capoeira surgiu como uma voca??o, que agora ? considerada uma profiss?o. ?Ainda falta muito para eu ser um mestre. Mas a dedica??o e a disciplina s?o fundamentais para alcan?armos este objetivo na capoeira.? Ali?s, muita dedica??o. Para ser batizado nesta arte, precisa praticar por pelo menos um ano. Para ser um mestre ent?o, s?o necess?rios alguns anos de muita luta, literalmente. A gradua??o de mestre leva mais de dez anos, segundo Rodrigo. Isto porque existe uma s?rie de gradua?es, representadas por cordas ou cord?is, pelas quais o capoeirista precisa passar. Cada gradua??o ? representada por uma cor, escolhidas entre o verde, o amarelo, o azul e o branco, ou a mistura deles (veja quadro).

Os golpes tamb?m t?m suas particularidades. A maioria deles se assemelha aos gestos de ataque e defesa dos animais, como os pr?prios nomes j? dizem. ?Coice de mula?, ?macaquinho?, ?cabe?ada? e ?rabo de arraia? s?o alguns deles. Outros golpes t?m rela??o com instrumentos de trabalho, como ?martelo? e ?parafuso?, que se parecem com os movimentos dos capoeiras.

Coloniza??o e cultura

    A capoeira ? uma arte trazida pelos negros angolanos na ?poca do Brasil-Col?nia. Era praticada como uma forma de express?o de sua cultura e at? mesmo de divers?o, j? que muitos de seus costumes eram tolidos. N?o menos importante, a capoeira tamb?m ensinava a luta e a autodefesa, sem a utiliza??o de armas, o que ajudava os escravos em suas fugas. A dan?a tamb?m possibilitava a comunica??o corporal, revelava os sentimentos e evidenciava suas id?ias na expressividade dos gestos.




As gradua?es e suas cores*

Batizado Est?gio
Est?gio Est?gio Est?gio
Est?gio Formado Monitor
Professor Contra Mestre Mestre

*Passe o mouse em cima das cordas para ler as legendas.