Ofur?
Um banho de energia e sa?de

Fl?via Machado
27/03/02

Olhando de fora parece um banho de banheira como outro qualquer. Mas o ofur? - banho, em japon?s - significa muito mais que isso. Numa tina de madeira e com propriedades terap?uticas, esta pr?tica milenar dos japoneses tem sido bastante utilizada aqui no Ocidente, com diversos 'temperos' a mais. Se antes, era usado somente como relaxante, hoje o ofur? pode ser considerado uma terapia tanto energ?tica quanto f?sica.

Como explica a terapeuta, Janice Pizziollo, do sal?o J?sus, Ulisses e Equipe, o banho deve ser tomado bem quente, com a temperatura da ?gua, no m?ximo, a 42?C. A alta temperatura causa uma vasodilata??o e possibilita que os ingredientes usados atuem na corrente sangu?nea. ?leos essenciais, sais de banho, ervas e p?talas de flores s?o os mais utilizados para a terapia.

O ofur? ? indicado para quem tem problemas de press?o, intestinais, renais, e, principalmente, para doen?as articulares, como artrites, artroses e reumatismos. De acordo com Janice, ele provoca uma sudorese e elimina as toxinas, realizando uma esp?cie de drenagem no corpo. A ?nica advert?ncia da terapeuta ? com rela??o ao tempo de perman?ncia na tina, que n?o deve ultrapassar os 30 minutos. "A longa perman?ncia dentro da banheira pode causar uma hipotermia, levando a pessoa a suar em excesso e at? mesmo a provocar desmaios." Quem quiser ficar mais que isso, deve sair e fazer um intervalo, para depois voltar ? banheira.

Para cada banho, uma indica??o

Saqu?, leite de cabra, vinhos e plantas tamb?m podem ser utilizados no banho. Cada qual com sua indica??o, o vinho possui ingredientes que auxiliam no tratamento dos radicais livres, sendo ?timo para a pele. J? o leite de cabra possui componentes hidratantes. Plantas como o eucalipto s?o utilizadas no banho de floresta e fortalecem o sistema respirat?rio. Se voc? quer relaxar ou fazer um tratamento, a terapeuta adianta que, a partir de maio, vai estar oferecendo todas estas op?es.

L? no Oriente

?gua quent?ssima em uma tina de madeira. ? com essa receita simples que os japoneses relaxam. Sozinhos ou em grupo, eles entram nessa tina, sentam com os joelhos dobrados, tomam saqu? e descansam depois do trabalho. No Brasil, o ofur? foi adaptado: na maioria dos lugares, ele ? associado ? aromaterapia. Sais de banhos, ?leos perfumados e p?talas de rosas incrementam as fun?es terap?uticas do banho.