Saúde

Conheça o Tae Bo
Ginástica que mistura areóbica, boxe e artes marciais

Ana Letícia Sales
14/01/03

Desenvolver a agilidade, a coordenação motora e ainda aliviar as tensões do dia-a-dia. Tudo isso pode ser encontrado na nova modalidade de ginástica que chega às academias de Juiz de Fora: o Tae Bo. A novidade é uma combinação da ginástica aeróbica com artes marciais como o Tae Kwondo, o karatê e o boxe tailandês. Foi desenvolvido em 1990 pelo especialista em artes marciais Billy Blanc, em Los Angeles nos Estados Unidos. O nome Tae Bo é uma mistura das iniciais de Taekwondo e de boxe.

O Tae Bo melhora o sistema cardiovascular graças ao exercício aeróbico. E através dos socos e pontapés no ar, típicos das lutas marciais, esse método também melhora a agilidade, o ritmo, a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência muscular.

Luta contra as gordurinhas

A professora Adriana Mancilha Pivato (foto) dá aulas de Tae Bo há dois anos em algumas academias de Juiz de Fora. Adriana é faixa preta em karatê e já foi 12 vezes campeã brasileira de karatê, além de ter títulos nas competições sul-americana e pan-americana.

A professora explica que não há restrições para quem quer fazer Tae Bo. "Quem deseja praticar qualquer esporte deve passar antes por uma avaliação médica. Se for constatado algum problema a pessoa pode fazer o exercício, mas de forma apropriada ao seu caso", diz. A atividade pode ser praticada até pela terceira idade. "Tenho turmas de Tae Bo que predominam as senhoras com mais de 60 anos", conta ela. Adriana também destaca que por ser uma atividade de alto impacto, os praticantes devem usar o calçado adequado.

A perda calórica nesta modalidade é muito grande. A média é de 450 calorias a cada aula. "Mas em alguns casos a pessoa pode perder até 800 calorias", conta Adriana. Tudo depende do metabolismo de cada um e do desempenho correto dos movimentos. "Esse é o tipo de ginástica ideal para quem deseja perder peso", diz. A aula começa com o alongamento, depois, com músicas típicas de aeróbica, a professora passa os movimentos com socos e chutes para os alunos repetirem. São cerca de trinta alunos por turma, mas, de acordo com Adriana, não há limite de pessoas por turma. "Quanto mais gente mais animada fica a aula", sorri a professora.

Um pontapé nos problemas

Outro grande benefício do Tae Bo é o alívio do stress. A relações públicas, Jacqueline Glauber, explica que resolveu praticar essa atividade para conseguir relaxar do dia-a-dia estressante de sua profissão. Por ser uma atividade que mistura lutas a pessoa pode descarregar toda a raiva nos socos que dá no ar, conta.

A professora Adriana também concorda com a afirmação. "Quem deseja aliviar as tensões tem uma ótima válvula de escape no Tae Bo. É uma atividade lúdica onde você pode brincar com os movimentos de artes marciais, mas sem estar lutando contra ninguém de verdade", diz.

De acordo com a professora esse é um dos motivos que atraem os alunos para as aulas de Tae Bo. "As pessoas também gostam dessa modalidade por ser dinâmica e divertida", conta.

Benefícios e cuidados com o Tae Bo

  • Agilidade - Além do melhor condicionamento físico, o Tae Bo desenvolve principalmente a agilidade e a flexibilidade. Não é preciso ter noção de artes marciais.

  • Coração - Por se tratar de uma atividade aeróbica, o Tae Bo melhora o funcionamento do coração e o transporte de oxigênio para as células. Além disso, a prática desta modalidade de ginástica aumenta a imunidade e diminui o risco de hipertensão e acidente vascular cerebral.

  • Stress - A nova ginástica ajuda a aliviar a tensão do dia-a-dia. Os golpes das artes marciais deixam a pessoa mais segura e menos tensa. A atividade aeróbica estimula a produção de endorfina, que traz a sensação de bem-estar.

  • Colesterol - A prática de Tae Bo regularmente ajuda a baixar as gorduras no sangue, como triglicerídeos.

  • Defesa - Apesar de o Tae Bo não ter por objetivo ensinar a lutar, durante as aulas os alunos aprendem a usar golpes para se defender. E o treinamento constante aumenta a confiança e a auto-estima.

  • Lesões - Como não há contato físico, dificilmente ocorrem lesões entre os alunos de Tae Bo. Cada um pode dosar a velocidade e a intensidade dos movimentos. Mas antes de iniciar qualquer tipo de ginástica é importante passar por uma avaliação física, clínico-cardiológica e ortopédica. É preciso saber a freqüência cardíaca máxima e, dependendo, da faixa etária, o aluno deve se submeter a um teste de esforço. A nova ginástica requer muitos giros e saltos. Portanto, pessoas com problemas de coluna precisam ter autorização do médico.

  • Hidratação - O Tae Bo é uma atividade de alto gasto calórico, de até 800 calorias. Portanto, a boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios melhora a performance.

  • Calçado - Deve-se usar um calçado adequado e confortável, apropriado para absorver o impacto no solo.

    Algumas academias onde é praticado o Tae Bo em JF:

    - Academia Forum For Fitness
    (Avenida Rio Branco, 2288 - 5º andar)
    Telefone: 3212-7266

    - Academia Flash Dance
    (Avenida Rio Branco, 2165 - 1º andar)
    Telefone: 3215-9805

    - Max Trainer
    (Avenida Senador Salgado Filho, s/n - Clube Bom Pastor)
    Telefone: 3216-4858

    - Fibra Academia
    (Rua Moraes e Castro, 300 - loja 315 - Alameda Mall)
    Telefone: 3215-2572

    - Academia Actrium
    (Rua Tiradentes, 567 - 3ºandar)
    Telefone: 3211-5825

    - Academia Olympia
    (Rua Dr. Antônio Carlos, 470)
    Telefone: 3212-6685

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Solange Sacramento: PRATICO TAEBO, É BASTANTE TOLERAVEL; TENHO 55 ANOS , FAZ 3 MESES ! A MINHA, CONCENTRAÇÃO, AUTO-CONFIANÇA, MELHOROU BASTANTE. SINTO-ME JOVEM, E PRATICO TODOS OS DIAS E FAÇO, OUTRAS MODALIDADES. NÃO ME SINTO CANSADA. A QUESTÃO IDADE ESTA NA SUA CABEÇA. POIS O MEU , FÍSICO ESTA MUITO BEM.. ..

    Helayne Bras: Eu amo, comecei a um mês, fazia só três vezes por semana mas agora faço todo dia! Depois dos exercícios fico bem mais animada para encarar o dia corrido!

    Helena Massoterapeuta: Tae bo é tudo de bom. Acompanho os vìdeos do Billy Blanks e estou adorando.

    Jacilene Jaci: Sensacional!!!!!!!!

    Urias DE Moraes: taebo e otimo

    Raquel Ester: Muito bom Tae Bo !!! Vamos adotar essa pratica mistura perfeita de areóbica, boxes e artes macias ...

    Nadir Dos Santos Silva: adoro tae bo