Artigo
Altera?es na fala na fase escolar inicial
::: 16/01/2003

No pr?ximo m?s, muitas crian?as v?o entrar para a escola. Novidade para ela e sua fam?lia, que se orgulha desse momento crucial na vida. ? o in?cio do processo de aprendizagem, mas a continua??o do processo de educa??o que elas trazem de casa.

? fato que algumas crian?as choram quando chegam na escola, e outras at? sorriem, t?m mais facilidade de integra??o. Umas chegam conversando com desenvoltura, outras, com certa dificuldade para explicarem o que desejam. H? aquelas que falam ?enrolado?, gaguejam, comunicam-se apenas com gestos. Sem nos esquecermos das crian?as atemorizadas diante de estranhos, de autoridade, resistindo a entrar e permanecer na escola. Esses sinais s?o desafiantes, porque a professora vai estar diante de situa?es que ela precisar? resolver, mais cedo ou mais tarde, para ajudar a fam?lia.

Em um dos nossos artigos anteriores, dissemos que a crian?a com dificuldade na comunica??o oral, problemas de dic??o, entre outros dist?rbios da fala, da leitura e da escrita, pode beneficiar-se com o acompanhamento sistem?tico de um fonoaudi?logo. Dissemos, tamb?m, que atrav?s de exerc?cios constantes e de orienta??o aos familiares, essa crian?a poder? superar suas dificuldades, tornando-se mais segura, integrada ao seu grupo e com maior chance de aprendizagem.

Os ?rg?os fonoarticulat?rios s?o os que participam de toda a din?mica da fala, e a audi??o ? importante para que a crian?a ou?a os sons. Todos j? sabemos disso. O que precisa ser esclarecido ? que a avalia??o de qualquer problema de fala deve ser feita em qualquer idade infantil ! E por mais simples que seja a altera??o articulat?ria, dever? ser resolvida o mais cedo sempre que poss?vel.

Como saber se a crian?a precisa ou n?o de tratamento nesses casos?
Ou?a a crian?a com a aten??o que ela merece. O pr?prio fato de ouvi-la j? ajuda, e muito, no processo de avalia??o. Ela fala muito alto? Muito baixo? Titubeia nas palavras? Engasga com facilidade na hora do lanche? ? prolixa? Lac?nica? Alguns fonemas est?o trocados? Outros fonemas ela omite, distorce? Fala olhando nos olhos da professora, dos coleguinhas ou fala de cabe?a sempre baixa? Costuma perguntar com freq??ncia os mesmos enunciados?

Como a escola deve proceder quando observa altera?es da fala?
As escolas podem destinar cada vez mais tempo e aten??o especial aos problemas de fala nas crian?as muito pequenas, que est?o iniciando a fase escolar. As crian?as podem ser beneficiadas com programas de preven??o, orienta??o ? fam?lia e tratamento das altera?es articulat?rias.

Sejam quais forem os comportamentos ling??sticos, a escola vai estar diante de problemas e dever? tomar as provid?ncias adequadas. Em primeiro lugar, informar ao pediatra e indicar um fonoaudi?logo para uma avalia??o detalhada da linguagem e da fala. Juntamente com o pediatra, ele estabelecer? o tipo de conduta mais adequada para auxiliar a crian?a no seu di?logo social.

Agindo dessa maneira, os problemas ser?o mais facilmente resolvidos. Com as orienta?es adequadas, todos ser?o beneficiados : crian?a, fam?lia, escola, pediatra e fonoaudi?logo.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com