Joana Kamil Joana Kamil 15/10/2011

Couve-flor gratinada. Uma receita sofisticada e super fácil de preparar

 

couve flor

Couve-flor, um alimento que não é muito consumido principalmente por crianças e adolescentes. Mas devemos saber que ela traz muitos benefícios à saúde. É um alimento excelente para quem deseja ter uma vida alimentar equilibrada e saudável. A couve-flor tem pouquíssimas calorias e, apesar disso, é muito nutritiva, fonte de sais minerais, cálcio, fósforo, vitamina A, B1, B5 e vitamina C, substâncias das quais nosso corpo necessita regularmente independentemente da idade.

A couve-flor fica bem em várias receitas e é excelente para quem vive de dieta, por seu alto teor de água e baixas calorias. A couve-flor possui propriedades diuréticas e assim favorecem a eliminação do excesso de líquidos do corpo. Suas propriedades antioxidantes ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

A noz moscada usada para dar um sabor a mais à receita é uma especiaria com um cheiro marcante e diversos benefícios à saúde. Ajuda a regular o intestino e ainda estimula o sono, excelente para quem tem problemas com insônia. E mais, alguns especialistas apontam a noz moscada como afrodisíaca, pois aumenta o desejo sexual.

Ingredientes
  • 1 unidade de couve-flor
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de leite desnatado
  • 10 azeitonas picadas
  • queijo ralado a gosto
  • noz moscada a gosto
  • sal a gosto
Passo a passo

Cozinhe a couve-flor no vapor, com uma pitada de sal, e, depois de cozida, pique os ramos. Para o molho branco, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo até dourar. Adicione o leite desnatado e tempere com sal e noz moscada. Misture a couve-flor e as azeitonas picadas, salpique o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou até dourar.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.