Saúde


Artigo
A voz e a palavra no Telemarketing
Parte II
::: 17/07/2004

A orientação na seleção dos candidatos
Todo candidato necessita fazer exame médico como pré-requisito para ingressar numa empresa. Cada profissão tem, além disso, rotinas específicas. No caso dos operadores de telemarketing, é necessário o exame fonoaudiológico, que vai fazer avaliação vocal, auditiva e articulatória no candidato.

O ambiente físico e o equipamento de trabalho
Os cuidados com o ambiente de trabalho e o uso devido do equipamento, que deverá estar em perfeitas condições todos os dias, são fatores imprescindíveis durante as atividades de rotina. O tamanho da sala, a iluminação, o isolamento acústico, o uso adequado do fone facilitam o teleoperador nas suas funções e, inclusive, evitam posturas corporais inadequadas como tensão muscular, vista cansada, esgotamento físico por causa de ruído ambiental.

O perfil profissional do teleoperador
Toda profissão exige um perfil adequado às suas funções. O setor de recursos humanos é o que cuida da seleção dos candidatos. No caso dos teleoperadores, observa-se o seguinte:


  • boa receptividade
  • clareza de expressão na fala e na escrita
  • boa visão
  • boa audição
  • paciência na escuta do outro
  • prazer em se comunicar com as pessoas

Trabalhando a voz falada no teleoperador
A avaliação minuciosa da postura corporal e da respiração são fatores fundamentais para o trabalho vocal do teleoperador. O uso profissional do telefone não é tão simples quanto parece. Existem técnicas específicas que podem prevenir alterações vocais, articulatórias e os cuidados com a audição.

O trabalho vocal e a articulação das palavras visam, basicamente:


  • adequação da respiração na comunicação oral
  • a busca do uso adequado do tom da voz
  • as inflexões
  • o uso adequado das construções de frases
  • objetividade no discurso

Os cuidados com a audição exigem:


  • conservação da qualidade do fone de ouvido.
    O monoauricular é o que melhor se adequa às funções de trabalho
  • atenção auditiva no que a pessoa do outro lado da linha está falando
  • aprender a ouvir a outra pessoa com consideração e respeito

Assim, ficam as orientações e as informações sob o ponto de vista fonoaudiológico nesse trabalho tão importante e que requer cuidados especiais na comunicação dos operadores de telemarketing.


Cal Coimbra
é psicóloga e fonoaudióloga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Fonoaudiologia) você quer ler nesta seção? A fonoaudióloga Cal Coimbra aguarda suas sugestões no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com