Artigo
Os cuidados da fonoaudiologia com a pessoa no processo de envelhecimento
::: 15/10/2004

Foto ilustrativa Envelhecer com sa?de. Este ? o ponto vital mais importante que todos n?s queremos, e temos que achar o melhor caminho para que esse processo natural da vida aconte?a da melhor maneira poss?vel. Dois pontos s?o fundamentais: a busca do bem estar f?sico e melhores condi?es de vida ps?quica e social.

A popula??o idosa mundial vem aumentando em ritmo acelerado. O indicativo deste processo ? devido ? maior expectativa de vida e baixo ?ndice de nascimentos e de mortalidade.

Devemos refletir sobre o que ? o envelhecimento, como se d? esse processo, que fen?menos interferem sobre o homem idoso e sua rela??o com o mundo, e que expectativas podemos ter sobre o futuro da pessoa idosa.

Uma das preocupa?es e cuidados que os ?rg?os p?blicos e privados da sa?de v?m tendo ? com a demanda crescente das pessoas acima de sessenta anos, que j? podem come?ar a apresentar os sinais do envelhecimento. ? de se esperar que nas pr?ximas duas d?cadas o n?mero de idosos seja tr?s vezes o de hoje.

Foto ilustrativa Toda essa preocupa??o vem recair sobre a exig?ncia cada vez maior do trabalho intensivo dos diversos profissionais da ?rea da sa?de, capacitados para atender ? essa demanda - fisioterapeutas, enfermeiros, m?dicos, terapeutas ocupacionais, professores de educa??o f?sica, psic?logos, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudi?logos - al?m de outras profiss?es que podem contribuir com pesquisas nesta ?rea como a biologia, a biomedicina, entre outras.

Alargando o mercado de trabalho profissional, com mais espa?o para tratamento e pesquisa acerca do envelhecimento, com certeza, poderemos descobrir melhores formas de ajuda para que a qualidade de vida dos idosos seja a melhor poss?vel.

A arteriosclerose, infec?es, dist?rbios hormonais, hipertens?o arterial, diabetes, acidentes vasculares encef?licos, doen?as psiqui?tricas, traumatismos craniencef?licos e dem?ncias fazem parte das doen?as de base e comuns do envelhecimento. As complica?es das doen?as como o c?ncer e as s?ndromes demenciais, respectivamente, s?o as maiores causas de ?bito na velhice, segundo revelam as estat?sticas mundiais.

Foto ilustrativa A fonoaudiologia encontra seu espa?o no trabalho de equipe em cl?nicas especializadas, hospitais, domic?lios para atender ?s necessidades de melhoria da comunica??o da pessoa idosa acometida por algumas dessas doen?as.

Os sintomas que se apresentam na comunica??o, observados na senilidade s?o, de maneira geral:

  • dificuldade para memorizar fatos mais recentes,
  • locomover-se
  • absorver conhecimentos
  • per?odos de confus?o mental
  • e a pr?pria linguagem humana, que fica comprometida nos aspectos articulat?rios e nas atividades di?rias s?cio-comunicativas.

    Esses sintomas podem ser trabalhados sob forma de atua??o direta com o cliente e orienta??o adequada ? fam?lia.


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com