![]() |
||
|
Artigo Seja amigo da sua voz |
No dia 16 de Abril é comemorado o Dia da Voz.
As classes profissionais de Fonoaudiologia do Brasil estão realizando um grande movimento em prol da saúde vocal. Os profissionais envolvidos na campanha desenvolvem ações educativas voltadas para a conscientização da importância dos cuidados vocais e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura.
Em Juiz de Fora, durante esta semana, está havendo mobilização de alunos e professores do Núcleo de Estudos de Fonoaudiologia do CES/JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) e profissionais de Fonoaudiologia do Hospital Universitário e clínicas especializadas.
É importante levar ao conhecimento dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como é o caso de professores, locutores, advogados, políticos, repórteres de rádio e televisão, entre outros, o que representa a voz e como devemos utilizá-la da melhor maneira durante a comunicação.
É sabido que muitos profissionais apresentam alterações vocais diversas, como rouquidão, pigarros e também cansaço ao falar, muitas vezes relacionadas ao trabalho, especialmente os professores, que às vezes são afastados do trabalho. Há casos em que é necessário até mesmo o remanejamento de sala de aula em função das dificuldades encontradas durante o uso da voz.
|
Sempre é bom lembrar sobre os cuidados com a VOZ . As orientações básicas são:
|
Este ano o tema da campanha é: SEJA AMIGO DA SUA VOZ !
A campanha é realizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apoiada pelos Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia.
A prevenção, é, antes de tudo, uma maneira segura de evitar que alterações vocais ocorram, causando prejuízos sociais, profissionais e financeiros.
A Voz bem cuidada é garantia de saúde, bem estar físico e contribui para o sucesso profissional.
Então... Previna-se!
Ao menor sinal de desconforto na emissão da sua voz, procure o fonoaudiólogo e o médico otorrinolaringologista de sua confiança.
A sua VOZ agradece!
Cal Coimbra
é psicóloga e fonoaudióloga especialista em voz
Saiba mais clicando
aqui.
- 05/05/2005 » Cem anos bem vividos - Homens, que vivem há mais de um século, ensinam que o segredo da vida longa é a alegria!
- 02/05/2005 » 31 de maio - O Dia Mundial Sem Tabaco
- 26/04/2005 » Alimentos para memória - Alimentação balanceada é dos pré-requisitos importantes para se ter uma boa memória
- 22/04/2005 » O que é Cleptomania?
- 04/04/2005 » Cantoterapia - Dinâmica utiliza a música para pessoas que querem sair da depressão, liberar a raiva, acabar com a timidez e melhorar a voz
- 01/04/2005 » Estudo e uso dos Cristais
- 29/03/2005 » Líquido durante as refeições: pode ou não pode? - Uns dizem que faz bem, outros dizem que não. Uns dizem que engorda, outros dizem que não. Em certos casos, beber durante as refeições trata-se de recomendação médica
- Leia mais matérias em arquivo...

