Artigo
Seja amigo da sua voz
::: 13/04/2005

No dia 16 de Abril ? comemorado
o Dia da Voz.

As classes profissionais de Fonoaudiologia do Brasil est?o realizando um grande movimento em prol da sa?de vocal. Os profissionais envolvidos na campanha desenvolvem a?es educativas voltadas para a conscientiza??o da import?ncia dos cuidados vocais e suas implica?es na comunica??o, na sa?de e na cultura.

Em Juiz de Fora, durante esta semana, est? havendo mobiliza??o de alunos e professores do N?cleo de Estudos de Fonoaudiologia do CES/JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) e profissionais de Fonoaudiologia do Hospital Universit?rio e cl?nicas especializadas.

? importante levar ao conhecimento dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como ? o caso de professores, locutores, advogados, pol?ticos, rep?rteres de r?dio e televis?o, entre outros, o que representa a voz e como devemos utiliz?-la da melhor maneira durante a comunica??o.

? sabido que muitos profissionais apresentam altera?es vocais diversas, como rouquid?o, pigarros e tamb?m cansa?o ao falar, muitas vezes relacionadas ao trabalho, especialmente os professores, que ?s vezes s?o afastados do trabalho. H? casos em que ? necess?rio at? mesmo o remanejamento de sala de aula em fun??o das dificuldades encontradas durante o uso da voz.

Sempre ? bom lembrar sobre os cuidados com a VOZ . As orienta?es b?sicas s?o:

  • beber bastante ?gua todos os dias
  • o fumo, o ?lcool e as drogas fazem mal para o corpo, portanto, tamb?m afetam a voz
  • a alimenta??o, o sono e lazer fazem bem para a pessoa, interferindo positivamente na voz
  • Este ano o tema da campanha ?: SEJA AMIGO DA SUA VOZ !

    A campanha ? realizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, apoiada pelos Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia.

    A preven??o, ?, antes de tudo, uma maneira segura de evitar que altera?es vocais ocorram, causando preju?zos sociais, profissionais e financeiros.

    A Voz bem cuidada ? garantia de sa?de, bem estar f?sico e contribui para o sucesso profissional.

    Ent?o... Previna-se!

    Ao menor sinal de desconforto na emiss?o da sua voz, procure o fonoaudi?logo e o m?dico otorrinolaringologista de sua confian?a.

    A sua VOZ agradece!


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com