Saúde

Mais de mil diagnósticos gratuitos Mutirão para detectar doenças renais em alguns bairros da cidade. Conheça a doença e anote as dicas para evitá-la

Fernanda Leonel
Repórter
03/11/2006
Falar em rim saudável é praticamente o mesmo que destacar o controle na ingestão de sal. Anote as dicas do nutricionista Arnaldo Pinheiro para, no dia-a-dia, evitar e diminuir o consumo desse alimento. Clique para conferir!

Leia!

A partir desta sexta-feira, 03 de novembro, até o próximo domingo, quem desconfia de algum problema renal, acha que não segue a risca as velhas dicas para manter os rins funcionando direitinho ou quer fazer um check-up para evitar problemas, pode contar com um atendimento ao estilo "mutirão" promovido pela Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Renais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) .

O atendimento acontece nos bairros Dom Bosco, Santos Dumont e também no Centro da Cidade (veja o quadro). A previsão é que cerca de mil pessoas façam os exames de prevenção nos próximos dias, gratuitamente.

Nos postos de atendimento, os pacientes vão poder contar com exames de sangue e urina, medição de pressão arterial e também vão conferir o peso e a altura. Segundo informou a Liga Acadêmica, os resultados saem na hora, e quem apresentar algum tipo de alteração nos resultados, devem ser encaminhados ao ambulatório da Pre-Renal para continuarem o tratamento.

O foco de atenção do projeto está nas pessoas que possuem doença renal crônica, conhecida também como DRC. Nesse estágio mais avançado de problemas nos rins, a pessoa perde a capacidade de filtrar água e substâncias tóxicas, que acabam ficando em circulação no organismo e indo parar nas células do corpo.

Como explica a nefrologista Maria Almerinda Alves, o resultado de tudo isso é que o organismo se descontrola, já que os rins não estão exercendo a sua função. Além das toximas "mal vindas" no corpo, com os rins parados, há disfunção na produção de hormônios que cuidam do número de glóbulos vermelhos, da pressão arterial e da calcificação dos ossos.

"O problema da insuficiência renal é que ela é uma doença silenciosa. Os sintomas só parecem depois que 25% do organismo já está comprometido e como seus sintomas são genéricos, o diagnóstico também tende a ser confuso", explica a nefrologista, justificando a importância de exames de prevenção como os que acontecem na cidade durante o final de semana.

E quais são esse sintomas? Vômito, anemia, fraqueza, cãibras, cansaço, falta de ar, insônia, dores nos ossos e até mesmo mau hálito. "Tudo muito genérico", enfatiza Maria Almerinda.

A coordenadora da Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Renais da UFJF, Carolina Rabelo responsável pelo atendimento acredita que só em Juiz de Fora, em números que se tem conhecimento, mais de 300 pessoas possuem a doença e estão fazendo diálise, que é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins.

Prevenção e alimentação

foto da nutricinista
Clorisana Abreu "Diga o que tu comes e que direis quem tu és". Mas uma vez, quando o assunto é saúde, as dicas dos especialistas estão sempre ligadas a uma alimentação saudável e balanceada. E, no caso de doenças renais, a uma ingestão considerável de água.

A nutricionista Clorisana Abreu (foto), lembra que quem não quer ter problemas futuros com rins deve tomar, no mínimo, um litro e meio de água por dia. "Nosso corpo é formado por 60% de água. Além do líquido colocar os rins para funcionar e diminuir as substâncias tóxicas em circulação, a água reabastece a composição do nosso corpo".

Se ainda existem dúvidas com relação à ingestão de água ou outros tipos de líquido, Clorisana lembra que pode haver essa substituição, mas que a água ainda é a grande aliada no combate à problemas desse tipo.

Outro cuidado muito importante para quem quer evitar a doença, está na dosagem da ingestão de suplementos alimentares, como a vitamina C. Segundo informou a nutricionista, essas cápsulas ou efervescentes contém grande quantidade de oxalato, o que contribui para a calcificação renal.

E se a ingestão de sódio e potássio presente no sal e também em condimentos e temperos deve ser fiscalizada por quem quer evitar problemas futuros com rins, atenção em dobro deve ser dada à quem já está em estágio avançado de insuficiência renal.

Para quem já esta com IRC, a alimentação também deve ser mais restrita em fósforo e proteínas. O que significa maior medição na ingestão de "carnes, ovos e também leite", explica Clorisana.

Entendendo o vilão da história: o sódio

foto de sal O sódio, que faz parte da composição do sal e dos temperos condimentados, na verdade, não pode nem sobrar e nem faltar no nosso organismo. Em ambos os casos, ele provoca o desequilíbrios e impedem o bom funcionamento do corpo.

Mas, na nossa cultura, acostumada a encarar tempero como um complemento mais que necessário ao sabor, os problemas aparecem mais através do excesso que da falta. Colocar mais sal na batatinha do que se precisa, ou fazer aquele frango no domingo com bastante caldo de galinha gera, conseqüentemente, um desequilíbrio nos líquidos do corpo.

Com os líquidos do corpo em desequilíbrio, o organismo não consegue eliminar o sódio. O resultado de tudo isso? Segundo o nutricionista Arnaldo Pinheiro, retenção de líquidos, inchaço, desidratação, problemas renais e cardio-circulatórios.

A elevada ingestão do sódio presente no sal e nos temperos condimentados também faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, que é a responsável pelo infarto e pelos acidentes vasculares cerebrais. Repetindo para desmistificar: não adianta não comer sal e encher a comida de tempero se você tem pressão alta. Os dois fazem mal do mesmo jeito.

Dicas para ingerir menos sal
Não se esqueça que o sódio está presente em muitos outros alimentos. Mas como o sal ainda é um dos que contém grande quantidade do mineral e que está muito presente nas dietas, as dicas do nutricionista Arnaldo Pinheiro são do que você pode fazer para diminuir sua ingestão. Fique atento às dicas:
  • Observe os rótulos. Dê preferência a produtos com quantidade de sal reduzida ou sem sal
  • Retire o saleiro da mesa. Muitas pessoas tem o reflexo de colocar sal na comida quando o vêem
  • A quantidade de sal e outros temperos salgados, na maioria das receitas, pode ser reduzida sem uma mudança perceptível no sabor ou na textura. Experimente!
  • Abuse de ervas e condimentos, alho, cebola e suco de limão. Eles podem dar um novo sabor para o alimento
  • No restaurante, peça para que os molhos sejam servidos à parte ou, se possível, peça para que alguns pratos sejam preparados sem sal