Artigo
Aten?ao ? mastiga??o e degluti??o da pessoa idosa

:::16/04/2007

Idosos regando uma horta Envelhecer ? natural. Levar em conta o envelhecimento como uma linha cont?nua de todo o processo pelo qual passamos, fica mais f?cil compreender a pessoa idosa. Ent?o, envelhecer n?o ? adoecer, mas uma das etapas de vida.

Embora saibamos que com o envelhecimento possam surgir altera?es gerais, podemos tamb?m levar em conta que nem todas as pessoas apresentam as mesmas altera?es ou todas as poss?veis. Com boa orienta??o, podemos envelhecer com sa?de.

? not?rio a busca pela sa?de f?sica e mental da pessoa idosa, haja vista a m?dia que tem dado import?ncia a esta quest?o, colocando profissionais especializados, m?dicos, professor de educa?ao f?sica, nutricionista para orientar ? popula??o sobre a melhor maneira de envelhecer com sa?de.

Bem, apesar de tudo, vamos tentar esclarecer hoje, um aspecto fundamental, chamando a aten??o da fam?lia sobre a import?ncia de exercitarmos a musculatura da regi?o da boca para a mastiga??o e degluti??o adequadas. Geralmente temos dado orienta?es sobre exerc?cios para a articula??o das palavras, mas exercitar a mastiga??o e degluti??o ? t?o importante quanto.

Tamb?m informamos a pessoa idosa quanto as dificuldades na voz, na audi??o, no exerc?cio motor para a escrita, por exemplo. Quanto a degluti?ao e mastiga??o, muitas pessoas que come?am a apresentar engasgos e tosse por conta das dificuldades para mastigar e engolir. Algumas pessoas idosas tardam em perceber as dificuldades, da? fica dif?cil tamb?m a aceita??o do problema e o tratamento prejudicado.

O PARECER CFFa n? 28 de 02 de Setembro de 2006, que "Disp?e sobre as contribui?es da Fonoaudiologia para o Caderno de Aten??o B?sica Sa?de do Idoso" oferece grande contribui??o no entendimento quanto a aten??o ? sa?de da popula??o idosa dentro das diretrizes e princ?pios do SUS. O destaque especial na Aten??o B?sica, ? o primeiro contato com o usu?rio.

Nesta quest?o, a pessoa deve ser vista em sua singularidade, complexidade, integralidade e inser??o s?cio-cultural. Somente desta maneira poderemos tratar com dignidade a inclus?o da popula??o idosa em atendimento ?s diretrizes e princ?pios do SUS.

As Altera?es fonoaudiol?gicas

Do ponto de vista fonoaudiol?gico, aparecem as dificuldades para alimentar- se, engolir e mastigar os alimentos, o que chamamos de Disfagia. Como conseq??ncia, a pessoa come?a a perder peso, al?m de que algumas pessoas acabam se afastando do conv?vio familiar e social para evitar situa?es constrangedoras.

Desde o nascimento, podemos considerar o ato de alimentar-se como in?cio do processo de socializa??o, que come?a na rela??o entre o beb? e quem o alimenta. Temos conhecimento de que problemas nessa rela??o podem trazer s?rias consequ?ncias alimentares, como a anorexia, bulemia e obesidade. Ent?o, o ato de alimentar-se torna-se ao longo do tempo o elo de liga??o social, uma vez que todos os eventos sociais est?o relacionados a ele, como festas, jantares de neg?cios etc.

A dificuldade em engolir, al?m de afastar o idoso de tais situa?es sociais, pode trazer s?rios problemas de sa?de como desidrata??o, desnutri??o e problemas respirat?rios. Aparecendo as dificuldades na pessoa idosa tamb?m para articular as palavras, outras atividades podem ficar comprometida como a qualidade vocal, a resson?ncia, a modula??o da voz e a intensidade ficam prejudicadas tanto pela dificuldade articulat?ria, quanto pela dificuldade de fona??o e respira??o.

A fonoterapia

Por ser comum entre grupos de idosos, a dificuldade em mastigar e engolir merece orienta??o fonoaudiol?gica, com terapia sistem?tica no processo de reabilita??o motora. Ap?s avaliadas essas caracter?sticaas espec?ficas, o fonoaudi?logo tra?a o plano terap?utico para para trabalhar, junto aos familiares, a pessoa com altera?oes de mastiga??o e degluti??o.

A base da fonoterapia ? a terapia fisiol?gica, ou seja, exerc?cios que envolvam todas as defici?ncias nestas ?reas, incluindo tamb?m as altera?es articulat?rias e de fona??o, j? que todas est?o num mesmo campo f?sico.

Abaixo, um quadro esclarecedor, retirado do mesmo Parecer do idoso, pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, que merece destaque neste espa?o.

Situa??o-problema rastreamento

Dificuldade para alimentar-se:

Mastigar e/ou engolir

  • Apresenta engasgos freq?entes ao alimentar-se?
  • Sente dor para engolir?
  • H? epis?dios de tosse ao alimentar-se?
  • Tem dado prefer?ncia aos alimentos pastosos?
  • Para engolir o alimento precisa de ajuda de l?quidos?
  • Tem tido perda acentuada de peso?
  • Apresenta pneumonias de repeti??o?
  • Sente que a pr?tese dent?ria n?o est? adaptada?
Orienta?es
  • No caso de usar pr?tese dent?ria que n?o esteja adaptada - procurar um dentista;
  • ? bom concentrar-se durante a sua alimenta??o, evitar fatores distrativos, como televis?o e r?dio;
  • Realizar as refei?es sentado ? mesa, evitar a cama ou sof? sempre que poss?vel;
  • N?o esticar o pesco?o para engolir;
  • Manter a postura da cabe?a e do quadril em 90 graus;
  • Comer sempre com os p?s apoiados no ch?o;
  • Realizar a refei??o em lugar tranq?ilo e iluminado;
  • N?o ter pressa para comer;
  • Engolir toda a comida antes de dar uma nova mordida ou colherada, tomar l?quido em copo ou canudo;
  • Dar prefer?ncia para copos de boca larga para a ingest?o de l?quidos;
  • Ap?s cada refei??o, realizar higieniza??o oral, tendo os dentes naturais ou usando pr?teses dent?rias;
  • N?o se deitar logo ap?s as refei?es, para garantir o esvaziamento completo do conte?do alimentar do es?fago.

Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com