Tratamento odontológico das fissuras labiopalatais

Por



Artigo
Tratamento odontol?gico
das fissuras labiopalatais
::: 17/08/2002

As fissuras palatais, com ou sem fendas labiais, est?o entre as mais comuns malforma?es humanas. Embora muitos fatores tenham sido associados a esta condi??o, a origem do problema permanece indeterminada.

As crian?as com fendas labiopalatais requerem cuidados m?dicos multidisciplinares extensivos durante o primeiro ano de vida. Na ?rea odontol?gica, devemos manter os mais altos padr?es de sa?de bucal poss?veis, tanto na denti??o provis?ria, como na permanente, permitindo assim, tratamentos cir?rgicos e ortod?nticos favor?veis.

Os problemas mais comuns nas crian?as com fendas s?o as anomalias dent?rias. S?o elas:

  • Agenesia dent?ria:
  • falta de algum dente, normalmente dentro ou adjacente ? fenda, sendo mais comum o incisivo lateral superior do lado da fissura.
  • Dentes supranumer?rios:
  • dentes a mais, habitualmente denominados dentes fissurados, dentro ou adjacente ? fenda.

Altera?es de forma ou tamanho
O objetivo do tratamento das fissuras ? alcan?ar forma e fun??o normais com menor dano poss?vel para o crescimento e desenvolvimento, por meio de interven?es cir?rgicas. Na ?rea odontol?gica, os profissionais envolvidos s?o:

  • Odontopediatra:
  • Seu papel ? acompanhar o desenvolvimento e crescimento facial e corporal, bem como o desenvolvimento da denti??o.

  • Cirurgi?o buco-maxilo-facial:
  • Executa o tratamento cir?rgico em quatro etapas:

    1. Reparo do l?bio, realizado no segundo ou terceiro m?s de vida.
    2. Fechamento dos defeitos dos palatos duro e mole, realizado por volta dos 18 meses antes do desenvolvimento da fala. Por?m, podem ocorrer efeitos danosos no crescimento da face m?dia em fun??o da cicatriza??o.
    3. Enxerto de osso alveolar para restaurar o contorno ?sseo alveolar e estabilizar a expans?o da maxila, providenciando uma matriz para que os dentes possam surgir.

  • Cirurgia ortogn?tica:
  • que ? a corre??o de alguma discrep?ncia esquel?tica maxilomandibular.

  • Ortodontista:
  • Come?a 24h ap?s o nascimento do beb? fissurado, para a confec??o de uma placa de acr?lico, para normalizar a fun??o bucal como regulariza??o da alimenta??o, degluti??o e postura da l?ngua. ? uma placa que cobre todo o palato evitando o refluxo dos alimentos para a cavidade nasal e ouvido.

O acompanhamento ortod?ntico se faz durante toda inf?ncia e adolesc?ncia para corre??o dos problemas de m?-posi??o dent?ria e crescimento e desenvolvimento facial.

A crian?a fissurada deve ser inscrita num programa de fissurados para que seu acompanhamento seja simult?neo entre os profissionais para um melhor resultado do tratamento.

Colabora??o da cirurgi?-dentista, Ana Paula P. de Souza, especialista em Odontopediatria e professora da disciplina de Fundamentos de Odontologia da Faculdade de Fonoaudiologia do Centro de Ensino Superior (CES).


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br