Crises de asma aumentam em ?poca de frio Programa "A??o Suspirar", lan?ado em novembro de 2006, auxilia crian?as e adolescentes de Juiz de Fora e regi?o

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
05/07/2007

De repente, surge a crise, a garganta fecha e respirar torna uma dif?cil miss?o. Para quem sofre de asma, essa ?poca do ano, fria e seca, pode ser insuport?vel.

A asma ? uma doen?a inflamat?ria cr?nica das vias a?reas que tem como principais sintomas aperto no peito, falta de ar, tosse e cansa?o e ? classificada em tr?s tipos: leves, moderadas e graves.

"A maior parte das asmas s?o as leves, que n?o tem muita interfer?ncia na qualidade de vida da pessoa, somente com crises espor?dicas e raramente leva ? interna??o, correspondendo a quase 90% da doen?a", diz o alergologista Ricardo Ribeiro Bedinelli.

A doen?a ganha mais notoriedade nessa ?poca do ano. Com a chegada do frio, os ?ndices de doen?as respirat?rias crescem ainda mais e tomar algumas medidas simples podem contribuir na preven??o ou na melhora dos sintomas.

"O principal meio de preven??o ? o que chamamos de profilaxia ambiental, que ? evitar poeira, mofo, fuma?a de cigarro, roupa de l?, banho muito quente e contato com animais dom?sticos. Al?m disso existem rem?dios para prevenir e tirar da crise. A pessoa tamb?m pode praticar nata??o para melhorar a ventila??o pulmonar. Em alguns casos, vacinas antial?rgicas s?o indicadas", aconselha Ricardo.

Foto
Edilany Vieira Edilany Vieira, de 29 anos, sofre de asma desde crian?a. Ela j? chegou a ter que deixar o trabalho por causa de uma forte crise. "Principalmente agora no frio, come?am as crises. Do nada, voc? j? n?o consegue respirar, n?o consegue falar. Comprei um nebulizador, pois s? assim consigo melhorar", conta, ela que chega a ter tr?s crises num ?nico dia.

Mas nem todas as pessoas que apresentaram sintomas de asma quando crian?a, como ? o caso de Edilany, obrigatoriamente ter?o que conviver com esse inc?modo pelo resto da vida, como afirma Ricardo. "? medida que a pessoa vai crescendo e havendo um crescimento da ?rvore respirat?ria, dos pulm?es, da traqu?ia, dos br?nquios, existe realmente uma tend?ncia de cura da doen?a".

A??o Suspirar

Criado em novembro de 2006, o programa "A??o Suspirar", da Prefeitura de Juiz de Fora, tem como objetivo prevenir crian?as e adolescentes portadores de asma persistente e moderada.

"Quando atendemos uma crian?a, ela passa por uma avalia??o m?dica e ser? cadastrada na "A??o Suspirar". Ela ter? assist?ncia regular e medicamentos gratuitos. O objetivo ? manter a crian?a e o adolescente num programa de preven??o", diz a Diretora do Departamento de Sa?de da Crian?a e adolescente, Yvete Checker.

Quem precisar de atendimento pode procurar a UBS mais pr?xima de casa. No centro, o departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente funciona na Avenida dos Andradas, 301. A zona rural tamb?m conta com o aux?lio.