Cultura

Clubes Gosta de piscina, ginástica, churrasco e amigos? Veja o que os clubes da cidade oferecem!


Djenane Pimentel
Repórter
20/01/05

Se você gosta de pegar uma corzinha no fim de semana, gosta de bater papo com os amigos, tomar uma cervejinha regada a um belo churrasquinho... nada melhor do que um clube para isso, não é mesmo? Então, o que você está esperando? Conheça os clubes de JF e associe-se!

Associação Deportiva Polícia Militar

foto A Associação Deportiva Polícia Militar (ADPM) foi fundada em 1990 e fica localizada na Rua Capitão Maurício Sávio, 743, Linhares. O sócios são policiais militares e civis que relacionados com a família militar. Portanto, os civis precisam que um associado militar seja o proponente e filiador do proposto. Nos 68 mil metros quadrados foram construídos três piscinas, duas saunas, salão de festas, salão de jogos, restaurantes self-service,lanchonete, quadra de Futsal, campo de futebol society, estacionamento interno e oito churrasqueiras cobertas, de alvenaria.

Funcionamento: de 8h às 18h. De terça-feira a domingo
Telefone: 3217-0948 / 3224-4449



Clube Hípico e Campestre

foto O Clube Hípico e Campestre é um verdadeiro "clube do bolinha" onde só entram aficionados por cavalos. O clube conta hoje com cerca de 50 associados. À disposição dos sócios estão as baias ondem ficam os animais, um tratador de cavalos e o veterinário. Isto sem falar na pista de grama de cerca de 1.000 m2, na qual são realizadas provas de competição. Quem tem a carteirinha do Clube Hípico tem livre acesso à clubes do gênero em qualquer lugar do país. O Clube fica na Avenida Brasil, 12.415.

Funcionamento: de 8h às 18h (segunda a sexta); sábado e domingo, somente com hora marcada
Telefone: 3221-4012



Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB

foto Fundada em 1953 pelos funcionários do Banco do Brasil, a AABB conta com 110 mil metros quadrados de área de lazer. Além de praticar esportes, se divertir nos quiosques e churrasqueiras, o associado pode curtir a natureza, já que o espaço é cercado pela mata do Parque da Lajinha. As opções de entretenimento são variadas: três piscinas, quadra de basquete, duas quadras de vôlei, um ginásio poliesportivo coberto, quadra de futevôlei, quadra de tênis, um campo de areia para futebol society, campo gramado com tamanho oficial, além de salas de jogos, biblioteca e playground. A AABB conta com quatro bares e um restaurante self service que funciona aos sábados e domingos. O clube fica na Avenida Doutor Deusdedith Salgado, Teixeiras.

Como se associar: é necessário que a pessoa seja indicada por um sócio da AABB e pague a jóia (título). Já os funcionários do Banco do Brasil devem apenas fazer carteirinha e pagar a mensalidade.
Funcionamento: de 8h às 22h (terça e quinta), de 8h às 20h (quarta e sexta) e de 8h às 18h (sábado e domingo). Na segunda, o clube não abre
Telefone: 3236-1404.



Tupi Football Club

foto O Tupi Football Club foi fundado em 1932, com a inauguração do Estádio Salles de Oliveira, no bairro Santa Terezinha. Apesar de ter começado as atividades com o futebol, e até possuir escolinhas para este esporte, o clube também incentiva a prática de outras atividades: possui times de handball, equipe de Karatê e Jiu Jitsu. A sede social funciona na Rua José Calil Ahoaugi, 332. O clube possui piscina com água aquecida, duas quadras poliesportivas cobertas, academia de musculação, sauna de dois andares, vestiários, barzinho, salas de repouso, jogos, sinuca, televisão e massagem. Além disso, também pertence ao Tupi, o Parque Aquático Thermas Regionais. Adquirido em 2000, o Thermas fica na Estrada Elias José Mockdeci, 388.

Como se associar: Existem cerca de 500 pessoas que possuem o título de Sócios Proprietários (grande patrono). Mas, atualmente, para adquirir este quinhão, somente comprando o título de terceiros. Há também outros planos: Sócio Familiar, Contribuinte e o Tupi Card, que exigem o pagamento de uma taxa anual para frequentar o clube.
Funcionamento: de 8h às 17h (terça a sábado)
Telefone: 3217-8022



Clube Bom Pastor

foto Em setembro de 1953, o Clube Bom Pastor tornava-se uma realidade. Na área de 3,5 mil metros quadrados estão distribuídos quatro piscinas (duas adultas aquecidas e duas infantis), quadras de peteca, vôlei, mini-vôlei, campos de futebol society e futsal, mesa de pingue-pongue, além de dois ginásios poliesportivos. Os sócios podem usufruir ainda de saunas seca e a vapor, playground, churrasqueira, academia de musculação e das atividades promovidas pelo clube, como o vôlei das senhoras, a pelada aos domingos, além das aulas de natação, futsal e vôlei. O clube possui ainda um espaço cultural para apresentação de exposições de artesanatos durante todo o ano, além de promover colônia de férias, bailes pré-carnavalescos, festas juninas e confraternizações de final de ano. O salão de festas e as quadras podem ser alugadas. A cantina funciona diariamente e o restaurante, self-service, somente aos domingos.

Como se associar: O clube dispõe de três modalidades: proprietário, temporário e universitário. Como não há mais quinhões à venda, só é possível associar-se pelas últimas duas opções. Para isso, é necessário ser apresentado por um sócio e preencher uma proposta na secretaria. O candidato paga a jóia e a mensalidade.
Funcionamento: de 16h às 23h (segunda), de 8h às 23h (terça a sábado) e de 8h às 18h (domingo)
Telefone: 3215-5125 ou 3216-1712



Olímpico Atlético Clube

foto Primeiro o time, depois o clube. Assim começa a história do Olímpico Atlético Clube (Rua Benjamin Constant, 177), que foi criado pela iniciativa de um grupo de jogadores de vôlei. Motivados pela falta de um local para o treino, eles se mobilizaram e conseguiram a doação de um terreno próximo ao Rio Paraibuna e recursos para a obra. A infraestrutura do clube é um convite à prática de atividade física. São três piscinas, ginásio poliesportivo, quadra de vôlei de areia, campo de futebol society, sauna, playground, quiosque para churrasco, mesa de pingue-pongue, salão de jogos e cantina. Cerca de 750 sócios proprietários usufruem do espaço. Lá, também são oferecidos cursos de basquete, natação, hidroginástica, capoeira e handball, além de possuírem colônia de férias.

Como se associar: Para juntar-se a esse grupo é preciso ser indicado por dois sócios e comprar o quinhão.
Funcionamento: de 9h às 18h (de terça a domingo)
Telefone: 3211-7043



SESI - Serviço Social da Indústria

foto

Em Juiz de Fora, existem três unidades de Serviços: o Centro de Atividades do Trabalhador - CAT (Av. Rio Branco, 2572); o Sesi Campestre Nansen Araújo (Av. Eugênio do Nascimento, 201) e o Clube do Trabalhador José Weiss (Av. Brasil, 3357). Cada unidade é voltada para um determinado segmento, seja de lazer, esportes ou qualificação dos funcionários.

No Sesi Campestre as atividades são voltadas para o lazer. O clube conta com quadras de peteca e poliesportivas, um campo de futebol oficial e um society, lagoa para pesca, piscinas, salão de jogos e festas, churrasqueiras, restaurante e lanchonete. Tanto o industriário quanto a comunidade em geral podem usufruir do espaço, optando por serem sócios do Sesi.

O Clube do Trabalhador é voltado exclusivamente para atividades esportivas. No Clube, é desenvolvido um programa de esportes para pessoas portadoras de deficiências. As escolinhas de esporte ensinam também outras modalidades, como natação e vôlei. As quadras poliesportivas podem ser alugadas para empresas.

O CAT tem um perfil voltado para a educação, cultura e saúde dos trabalhadores e disponibiliza uma série de cursos, tanto técnicos quanto culturais, serviços médicos e odontológicos.

Como se associar: As informações são dadas pela secretaria da Sede Campestre.

Funcionamento: Sede social - de 8h às 22h (clube) e de 8h às 20h (secretaria)
Sede campestre: de 8h às 17h (somente para associados)
Telefone: 3239-2299 (sede social) e 3239-2255 (sede campestre)



Círculo Militar

foto O espaço foi criado em 1934 e ficou conhecido na década de 60 pelos glamourosos bailes de debutantes. O Círculo Militar oferece várias opções de lazer nas sedes social e campestre. A sede social funciona na Avenida Rio Branco, 3146, e conta com duas piscinas, sauna, quadra poliesportiva, além do salão de festas que é alugado para bailes de formatura e casamentos. NO local também saõ realizadas aulas de natação. A sede campestre funciona no bairro Barbosa Lage, na antiga Remonta. O sócio pode usufruir do campo de futebol, da quadra poliesportiva, piscina, cachoeira, além de uma extensa área verde e de um lago. É possível ainda andar a cavalo. O local também sedia as colônia de férias promovida em parceria com a UFJF. As duas sedes contam com serviços de cantina. Nos finais de semana, é servido almoço.

Como se associar: Para se associar, o pretendente deve ser apresentado por um sócio e pagar a jóia.
Funcionamento: de 8h às 18h (sede social) e 9h ás 19h (sede campestre)
Telefone: 3211-0881(sede social) e 3221-5823 (sede campestre)



Clube Sírio e Libanês

foto Como o próprio nome sugere, o clube é resultado da iniciativa da colônia sírio libanesa de Juiz de Fora. A comunidade de imigrantes e descendentes criou a agremiação em 1964, com o objetivo de preservar as tradições de seu povo. Não é por acaso que todos os anos as datas da independência da Síria (17 de abril) e do Líbano (22 de novembro) são festejadas no salão do clube. O local também é utilizado para reuniões mensais do Grupo Folclórico Sírio Árabe, que se apresentou no desfile de comemoração dos 150 anos de Juiz de Fora e na Festa Alemã. O espaço, situado na Av. Barão do Rio Branco, 3480, também sedia cursos do idioma e de dança do ventre. Hoje, o clube conta com salão de festas, duas piscinas e duas mesas de pingue e pongue. O time de pingue e pongue tem representado o clube Sírio e Libanês em competições da Zona Mata. Quem tiver interesse em aprender as técnicas deste jogo deve entrar em contato com a secretaria do clube para agendar as aulas.

Como se associar: O clube é formado apenas por sócios proprietários. Só é possível tornar-se sócio, se algum dos 400 quinhões for colocado à venda.
Telefone: 3215-7260
Funcionamento: de 8h às 22h (segunda a sexta) e de 8h às 18h (sábado e domingo)



Clube Atlético Caiçaras

foto O Clube Caiçaras (Rua Caiçaras, 35) oferece ao público além de piscinas adulta e infantil, duas quadras poliesportivas cobertas, local para churrasco e salão de festas. São oferecidas ainda sauna (seca e vapor) e aulas de natação, Futsal e Tae Kwon Do. O salão, que sediou animados bailes pré-carnavalescos nas décadas de 60 e 70, hoje pode ser alugado para festas de casamento, formatura e bodas de ouro. Outro local também alugado são as quadras poliesportivas que, por serem cobertas, têm grande procura por quem curte futebol de salão.

Como se associar: Para se tornar sócio, é imprescindível a indicação de quem já freqüenta o clube. Depois dessa etapa, o candidato paga uma taxa, na qual estão incluídas carteirinha, exame médico e 1ª mensalidade. O associado pode usufruir de toda a estrutura.
Telefone: 3216-8756
Funcionamento: de 8h às 17h (terça a domingo)



Clube Máximus Sports

foto O Máximus Sports (rua Francisco Vaz de Magalhães, 300) foi construído em 1995, no terreno do sítio que deu nome ao bairro - nele corre a famosa Cascatinha por entre as pedras, conferindo ao local um charme à parte. Além dos vários serviços (da natação e hidroginástica à prática do tênis e squash), no espaço funciona uma academia de musculação, com aulas de Aero-Bahia, ginástica localizada, Pilates, Karatê, Tae Bo e Tai Chi Chuan. O clube oferece três quadras de saibro para os seguidores de Guga, assim como duas quadras de squash. Possui ainda cantina, saunas, quadra poliesportiva, com marcação pra vôlei, handbol, tênis e futsal, sala multimeios para recreação e espaço disponível para realização de churrasco, restritivo aos sócios.

Como se associar: Para ser sócio do Máximus, os interessados devem procurar a secretária do clube para adquirir o título.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h; aos sábados, de 8h às 21h; domingos e feriados, de 8h às 18h
Telefone: 3236-2094 ou 3232-1121.
Site: http://www.maximusports.com.br



Clube do Papo

foto O Clube do Papo é um clube campestre que fica próximo à estrada do Morro do Cristo. Fundado em 1966, a idéia surgiu entre amigos universitários. São mais de 120 mil metros quadrados de área verde, divididos em vários platôs. Neles se distribuem dois quiosques, cinco quadras de tênis, seis de peteca, dois campos de futebol society, além de duas saunas. Há ainda um lago, um ginásio coberto e um restaurante que funciona com serviço a la carte aos finais de semana e que também serve como local para festividades. Da área das piscinas e saunas se tem um vista privilegiada de todo o centro da cidade.

Como se associar:Para ingressar no clube, o interessado deve ter nível superior e ser apresentado por um sócio. O visitante só terá acesso ao Clube do Papo através do convite. O clube não tem sócios contribuintes, apenas proprietários.
Funcionamento: de 8h às 17h. As saunas têm horário diferenciado.
Telefone: 3215-5715



Tupinambás Foot Ball Club

foto Fundado 1911, o Tupinambás Foot Ball Club (R. Delorme Louzada, 32) conta com mais de mil associados. A área também é famosa por ser palco de vários shows e opção para quem procura alugar salão de festas. Sócios e freqüentadroes podem usufruir de campo de futebol, cinco piscinas, ginásio ampliado e reformado, que comporta 5 mil pessoas, sauna, quadra de bocha e de vôlei, sede social e aulas de Tae Kwon Do, para crianças e adultos. Quem prefere entrar em contado com a natureza, o Tupinambás ainda oferece a Sede Campestre - Náutico, situada na Represa João Penido, Estrada Elias Mockdecc, 9300, Barreira do Triunfo.

Como se associar: Os interessados devem procurar a secretária do clube para adquirir o título, que encontram-se disponíveis.
Funcionamento: de terça a domingo, de 8h às 22h
Telefone: 3215-2851 ou 3215-7039



Clube de Tênis Dom Pedro II

foto O Dom Pedro II é um dos clubes de tênis mais antigos da Região da Zona da Mata. Fundado em 1º de setembro de 1927 pela colônia Alemã de Juiz de Fora, o espaço é o ponto de encontro dos amantes do esporte de Gustavo Kuerten. Uma vez por ano, o clube realiza campeonatos para veteranos e duplas que estão em atividade. Um exemplo dessa iniciativa é o Open de Tênis, que acontece desde o início da década de 90 e é aberto à comunidade. O Dom Pedro oferece aos sócios aulas individuais de tênis, duas vezes por semana. Possui ainda uma academia de ginástica, campo de futebol society, quadras poliesportivas, duas piscinas, um parque infantil, salão de jogos e saunas feminina e masculina. Localizado próximo ao centro da cidade, na Rua Ewbank da Câmara, 245, Mariano Procópio, o Clube Dom Pedro II tem 500 sócios.

Funcionamento: de 8h às 22h, de segunda a Sábado; e aos domingos, de 8h às 17h
Telefone: 3215-0210



Sport Club Juiz de Fora

foto O Sport Club Juiz de Fora (Avenida Rio Branco, 1303) é um dos clubes mais tradicionais da cidade. Com uma grande área que se divide em parque aquático, quadras de esportes, sauna, academia de ginástica, salão de festas, restaurante, entre outras atrações, o Sport Club tem em suas dependências a primeira piscina suspensa da América Latina. Ainda na infra-estrutura do clube, um parque para as crianças se divertirem e a churrasqueira que pode ser alugada pelos sócios. A sede social do Sport também está disponível para aluguel, inclusive para não-sócios. Abertas também à participação de não-sócios, as escolinhas de esportes. Para participar de uma das escolinhas, basta que os interessados apresentem duas fotos 3 x 4, documento de identidade e, para os menores, assinatura de autorização do responsável. As matrículas podem ser feitas na secretaria do Sport Club. Entre as atividades disponíveis, aulas de natação, futebol, futsal, vôlei e ginástica.

Funcionamento: de segunda a sábado, de 7h às 23h e, aos domingos, de 7h às 18h
Telefone: 3212-2661



Sesc Pousada

foto O SESC possui a Unidade de Serviços na Av.Rio Branco, 3090, com parque aquático, quadra poliesportiva, salas com diversos cursos como informática, inglês e dança de salão. A outra Unidade - SESC Pousada - possui 60.000 m2 de extensão na sua área principal, 16.000m2 da área do bosque, 25.000m2 da área do pomonal e mais 180.000m2 de reserva florestal. O parque aquático possui duas piscinas (adulto e infantil) e dois toboáguas. Possui também três lagos com peixes (um para passeios com pedalinhos). O clube é composto por quatro campos de futebol, quatro quadras poliesportivas, um ginásio de esportes e três parques infantis. O local ainda tem salão de jogos, bar, biblioteca, sala com TV e vídeo, teatro de arena, quiosques e churrasqueiras. Conta também com dois restaurantes e uma pousada com 69 apartamentos. Além disso, a equipe de recreação está trabalhando pesado neste verão. O projeto tem como destaques: hidroginástica com monitores, gincanas diversas, oficinas de pintura, passeios ecológicos e muito mais.

Funcionamento: de 8h30 às 17h. Não funciona às segundas e sextas-feiras
Telefone: 3233-1005



Country Clube Cascatinha

foto Os sócios usufrem de quatro piscinas, sendo duas infantis, uma para adultos e outra olímpica. Além disso, o Cascatinha conta com campo de futebol society, quadras de futebol de salão, vôlei, peteca, tênis, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante self-service, mesas para jogos de baralho e sinuca. A sauna funciona em dias alternados para o público feminino e masculino. Além do tradicional baile carnavalesco (Festa do Hawaí), o Cascatinha promove festas em datas como Dia da Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, e Revèillon. O Cascatinha possui ainda uma programação esportiva que inclui torneios anuais e escolinhas de natação, futebol, vôlei, hidroginástica, ginástica e tênis. A entrada a não-sócios é concedida através de convite. Cada associado recebe dois convites mensalmente para levar seus convidados. Além disso, uma pessoa que não seja de Juiz de Fora pode comprar convites para acompanhar um sócio durante alguns dias. O clube aluga para não-sócios o salão de Cristal para festas. O Country Clube Cascatinha fica à Ladeira Alexandre Leonel, 380.

Funcionamento: de 8h30 às 17h. Não funciona às segundas e sextas-feiras
Telefone: 3229-4100




Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.