Cultura

Ator de Minha mãe é uma peça promete "interação cósmica" com a plateiaPaulo Gustavo interpreta Dona Hermínia, uma mulher de meia-idade que, na falta do que fazer, reclama de tudo. Texto é homenagem à mãe do ator

Clecius Campos
Subeditor
14/5/2011
Foto de Paulo Gustavo

Uma mulher de meia-idade vê-se abandonada e sem função diante do amadurecimento de seus filhos e da separação do marido, que a troca por uma garota mais jovem. A falta do que fazer dá à Dona Hermínia — personagem do ator Paulo Gustavo no espetáculo Minha mãe é uma peça — tempo suficiente para reclamar da vida.

A cena não é difícil de ser imaginada. E, por essa razão, Paulo Gustavo acredita que a apresentação do espetáculo em Juiz de Fora, neste domingo, 15 de maio, no Cine-Theatro Central, proporcionará uma "interação cósmica" com o público. "O mais legal é que o público se identifica: as mães, os filhos, os sobrinhos, os netos. Todo mundo tem alguém que se parece com a Dona Hermínia. A interação é quase cósmica, por ser um assunto comum a todo mundo."

Dona Hermínia divide com o público — ora se comunicando diretamente com ele, como se divagasse sobre um assunto, ora conversando ao telefone com uma amiga que sofre os mesmos problemas — suas revelações, loucuras e preocupações de mãe. Aposentada e longe dos filhos, a personagem não tem onde descarregar suas emoções e suas ordens. "É uma personagem histérica e mandona. Ela tinha tudo para ser uma figura detestável, mas, no final do espetáculo, todo mundo quer ser amigo da Dona Hermínia. Ela acaba sendo uma personagem carismática, principalmente, por se parecer com nossas mães, tias, avós..."

A peça segue o padrão tradicional do teatro, sem espaço para a improvisação. Paulo Gustavo desenvolve o texto e aposta em uma interpretação mais próxima da realidade possível. "Tentei humanizar a personagem ao máximo, para tornar a Dona Hermínia uma figura totalmente crível em cena. Evito levar para o lado da caricatura, mas mantenho o humor necessário."

Foto de Paulo Gustavo Foto de Paulo Gustavo
Do Surto ao Divã

Paulo Gustavo é um ator com carreira relativamente recente. Profissionalmente, ele atua há sete anos e tem quatro peças teatrais no currículo. Em grupo, integrou o elenco do espetáculo O Surto, em 2004. No ano seguinte, deixou o grupo e passou a encenar o espetáculo Infraturas, com o ator Fábio Porchat, até o início de 2006. Atualmente, percorre o Brasil com Minha mãe é uma peça e o stand up comedy Hiperativo.

Na TV, a porta de entrada foi integrar o elenco fixo do seriado infantil Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo. Houve também trabalhos nos programas Minha Nada Mole Vida, A Diarista, Faça Sua História, Casos e Acasos e Por Toda Minha Vida, todos da Globo. No cinema, fez participações nos filmes A Guerra Dos Rocha e Xuxa e o Mistério de Feiurinha.

Mas foi a atuação no longa Divã, interpretando o cabeleireiro Renée, que rendeu a Paulo Gustavo o convite para integrar o elenco da série de mesmo nome, atualmente no ar, na Rede Globo. "Renée e Divã estão me dando uma projeção maravilhosa. É meu primeiro personagem de destaque na TV. Agora é que estou recebendo o reconhecimento do público em massa. Está sendo ótimo."

Absurdos

Foto do vídeo AbsurdosPaulo Gustavo tem ainda vídeos cômicos publicados na internet que são sucesso de audiência. A série Absurdos, composta por seis vídeos em que o ator interpreta uma mulher extremamente preconceituosa, foi criada em parceria com uma produtora de vídeos carioca. A intenção era criticar a discriminação. "Convidei o pessoal dos Anões em Chamas para fazer os vídeos e foi um sucesso. Queríamos criticar essas pessoas que falam mal dos negros, dos gays, dos obesos, então, gravamos os vídeos, como forma de fazer a sátira e tornar o assunto do preconceito mais comentado. O humor é a melhor forma de criticar e a crítica é uma das funções do humor."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.