Vistoria em bagagem L?quidos e objetos pontiagudos podem ser barrados na hora do embarque


Thiago Werneck
Colabora??o
10/04/2007

Transtornos inesperados, preju?zo financeiro e muita dor de cabe?a. Isso ? o que pode acontecer com quem ainda n?o sabe preparar a bagagem na hora de viajar de avi?o. Alguns cuidados simples podem evitar uma s?rie de problemas, principalmente para os passageiros de primeira viagem.

As principais dicas s?o levar documentos, j?ias, a?es, dinheiro e todos objetos de valores na bagagem de m?o. O agente de bagagem, Fabr?cio Ribeiro, explica que ? normal uma bagagem ser extraviada e a empresa n?o se responsabiliza por esses bens de valor. "A qualquer momento pode acontecer de uma bagagem ser perdida e as empresas s?o obrigadas a assumir os danos, menos nesses casos de maior valor", conta.

Outro problema simples e que causa confus?o ? a troca de bagagens. Segundo Fabr?cio ? importante o passageiro verificar a etiqueta das suas malas. "A maioria absoluta das companhias a?reas n?o faz confer?ncia de bagagem e muitas bolsas s?o id?nticas. ? normal um passageiro n?o prestar aten??o e pegar a bagagem errada", alerta.

E os cuidados n?o param por a?. Depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, as regras, principalmente para viagens internacionais, ficaram mais r?gidas. Desde 2001, objetos cortantes, pontiagudos e inflam?veis n?o podem ser levados na bagagem de m?o. Ent?o nem pense em levar aquela tesourinha de unha, o faqueiro que ganhou de presente, seu isqueiro na bagagem de m?o.

A quest?o ? t?o s?ria que at? mesmo quem quer transportar um perfume enfrenta restri?es."Qualquer l?quido inflam?vel pode ser barrado na checagem de embarque, mas isso varia de empresa para empresa", destaca Fabr?cio.

E para quem vai fazer um v?o internacional, mais uma restri??o a vista. Desde o in?cio de abril, uma regra da Avia??o Civil Internacional pro?be os passageiros de transportarem l?quidos em frascos com capacidade superior 100ml. A determina??o j? est? sendo cumprida em todos aeroportos internacionais do pa?s.

Varela Arag?o, delegado regional da ABAV De acordo com o delegado regional da Associa??o Brasileira de Ag?ncias de Viagem (ABAV), Varela Arag?o (foto), essa ? uma regra simples e foi tomada por boatos sobre novos atentados terroristas. "Houve uma conversa de que haveria alguma tipo de a??o criminosa nos avi?es com uso de explosivo l?quido, por isso tomaram essa medida", revela.

Arag?o lembra que alguns cuidados especiais devem ser tomados por quem vai viajar para o exterior. "Quem precisar de um medicamento, tendo prescri??o m?dica, quiser levar alimenta??o de beb?s e l?quidos de dietas especiais na quantidade necess?ria durante o v?o ter? libera??o", destaca.

Por causa dessa nova regra, gel, pasta, creme, aerosol e outras subst?ncias similares t?m que ser transportadas em frascos de 100ml. A compra de bebidas ou perfumes nos aeroportos est? liberada, desde que as lojas estejam localizadas depois do ponto de inspe??o.

Apesar do rigor das normas, Varela afirma que isso tem causado pouco transtorno aos passageiros. "As ag?ncias de viagem est?o muito bem informadas e as pessoas que fazem viagens internacionais s?o melhor instru?das. Todo dia as ag?ncias recebem um comunicado com essas orienta?es da nova regra", diz.