• Assinantes
  • Zona Pink

    Juiz de Fora: a capital do respeito
    Multidão lota as ruas para acompanhar a
    3ª Parada da Cidadania e do Orgulho GLBT, no centro da cidade

    Colaboração: Chico Brinati
    Edição e Fotos: Ludmila Gusman
    Designer: Lívia Mattos
    20/08/05


    Confira as fotos da Parada Gay realizada na Avenida Rio Branco em Juiz de Fora...

    A princesinha de Minas se travestiu, no sábado, com as cores do arco-íris. O público juizforano saiu às ruas do centro da cidade para acompanhar a 3ª Parada da Cidadania e do Orgulho GLBT. Militantes gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros de Juiz de Fora e de várias partes do país se misturaram a simpatizantes e curiosos na grande pista de dança a céu aberto que se tornou a Avenida Rio Branco.

    Do alto do primeiro trio elétrico, o presidente do Movimento Gay de Minas, MGM, Oswaldo Braga, chamava o público a participar da festa. Quando o trio chegou em frente ao Parque Halfeld, a multidão vibrava. Eram cerca de três quarteirões coloridos por fantasias, bandeiras, bolas rosas.

    Às 14h, MarcoTrajano e Oswaldo deram início à Parada. "Pela terceira vez, nós, juizforanos, acordamos em nossas casas para vir ao centro e comemorar o orgulho gay, com um peito cheio de paz, cheio de alegria. A cidade está de parabéns. O respeito às diferenças é a marca de Juiz de Fora. Esse é um momento único. Nós queremos direitos iguais, nem mais nem menos", diz, Oswaldo, referindo-se ao tema de todas as paradas gays pelo país, nesse ano. Após o discurso, eles se beijaram abrindo oficialmente as comemorações.

    Em seguida, Myllena cantou o Hino Nacional acompanhada pela multidão de forma contagiante. Depois do Hino do país, um hino gay: "a música "I will survive" animou as milhares de pessoas que lotavam as ruas do centro.

    Bandeiras com as cores do arco-íris, símbolo gay, eram lançadas ao público. Preservativos, também.

    A contagem regressiva feita pelos integrantes do MGM marcou o início da festa. Todos os quatro trios tocavam ao mesmo tempo. Uma grande animação, ao som de música tribal house, ou como eles preferem, "bate-cabelo". A vibração e a emoção dos organizadores do evento chamava a atenção.

    Depois do Trio Oficial do MGM, vieram o GLBT, o Ferveção, o da Rainha, com destaque para Júlio Branco, e o Love Me, que "fechava" a Parada com chave de ouro trazendo a cantora Gretchen. A multidão seguiu pela Avenida Rio Branco em direção à Praça Antônio Carlos, onde uma grande festa com DJs e performances encerraria o evento.

    Igualdade
    Com o tema "União civil já: direitos iguais - nem mais, nem menos", a Parada Gay deste ano supera o recorde de presenças do ano passado (35 mil). Estima-se que cerca de 50 mil pessoas estiveram no local.

    "Eu acho que esse momento comprova toda a harmonia e interação entre todas as raças, credos e sexos. É um clima de completa paz. Estou muito feliz por minha cidade abraçar essa causa", diz Trajano. Oswaldo completa: "Isso é impressionante! Nós que estamos acostumados a ser negados, agora estamos sendo abraçados por essas milhares de pessoas que estão aqui".

    O transformista e Rainha da Parada, Júlio Branco (foto ao lado), está há 15 anos em Juiz de Fora e considera a cidade "não a capital rosa do país, mas a capital que respeita as diferenças". A cantora Gretchen faz coro: "É muito importante os gays continuarem lutando nessa grande batalha por seus direitos, pela liberdade de possuírem os mesmos direitos que as outras pessoas têm".

    A importância da Parada GLBT no calendário da VIII Rainbow Fest e a receptividade dos juizforanos foi ressaltada pelos participantes. "É fundamental para acabarmos, cada vez mais, com o preconceito. São pessoas iguais às outras: trabalham, amam, se divertem... Juiz de Fora sempre foi uma cidade de vanguarda, portanto espero que, um dia, não exista mais festa GLS e, sim, uma festa para todos, sem essa ou aquela discriminação", diz o empresário Otávio Fagundes(foto ao lado).



    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.