Segunda-feira, 14 de abril de 2008, atualizada ?s 11h

Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora vai tratar da homofobia, mas tamb?m da consci?ncia eleitoral



Renata Solano
*Colabora??o

A 6? Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora est? com data marcada para s?bado, dia 16 de agosto (a data foi mudada para o dia 17 de agosto. Confira). Segundo um dos organizadores do evento, Marcos Trajano, o objetivo deste ano ? apoiar o lema sobre o crime da homofobia, mas conscientizar sobre a import?ncia das elei?es.

"Estamos vivendo um ano eleitoral e os alicerces da pol?tica em Juiz de Fora est?o inst?veis com a quest?o do poss?vel envolvimento do prefeito em fraudes administrativas. ? importante frisar que quem faz a pol?tica somos n?s atrav?s de nossos votos, por isso vamos desenvolver uma campanha relacionada ao tema", comenta Trajano.

O organizador afirma que j? est?o fazendo o planejamento para o evento. "Est? tudo indo de vento em polpa, estamos entrando em contato com os minist?rios que sempre nos ap?iam como o Minist?rio da Sa?de e o Minist?rio da Cultura. Ainda n?o definimos quem vai ser a rainha, nem pensamos nisso. Pode ser que este ano seja um rei, ou mesmo um casal real. Por enquanto nossa preocupa??o ? mesmo com a infra-estrutura do evento", afirma.

Trajano comenta que no ano anterior cerca de cem mil pessoas participaram da festa, mas que este ano a proposta ? diminuir ou manter este n?mero. "N?o queremos mais do que isso, a cidade n?o comporta um n?mero absurdo, o importante ? o conforto e a seguran?a dos envolvidos. Ainda estamos elaborando meios para diminuir essa quantidade de pessoas, talvez verificando a quantidade de trios e o tempo de percurso dos mesmos", define.

Sobre o apoio da prefeitura da cidade para o evento, Trajano afirma que nunca receberam investimento financeiro, mas sempre contam com o apoio da Funalfa para a organiza??o e para a infra-estrutura em si. "Eles sempre nos emprestam materiais e providenciam as licen?as necess?rias para a realiza??o da Parada. Tenho certeza que a cidade n?o vai parar por causa do que est? acontecendo com o prefeito", comenta.

Rainbow Fest

O organizador do evento conta que a estrutura vai ser a mesma dos anos anteriores. "Pensamos em realizar semin?rios jur?dicos, mas frisando a quest?o do n?mero de participantes. Nosso objetivo ? promover conforto e seguran?a de todos, por isso n?o desejamos mais do que as cem mil pessoas que compareceram na edi??o anterior", afirma.

O Rainbow Fest ? realizado anualmente na cidade, com palestras, semin?rios, exposi?es, pe?as de teatro, mostra de v?deos e cinema e varias festas durante a semana inteira. O evento termina com uma parada no s?bado.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF