Sexta-feira, 19 de setembro de 2008, atualizada ?s 17h26

Semana da Diversidade Sexual da Regi?o das Vertentes promove discuss?o sobre orienta??o sexual e chama a aten??o para assassinato de homossexuais no pa?s

Priscila Magalh?es
Rep?rter

A 1? Semana da Diversidade Sexual da Regi?o das Vertentes, realizada em S?o Jo?o del Rei, teve in?cio na ?ltima quarta-feira, 17 de setembro, e vai promover, at? este domingo, 21, discuss?es, manifestos e comemora?es contra a homofobia.

Segundo o presidente do Movimento Gay da Regi?o das Vertentes (MGRV), Carlos Bem, ao contr?rio do que ocorre em Juiz de Fora o n?mero de festividades em S?o Jo?o del Rei n?o vai ser grande. A prioridade ? a discuss?o a respeito de temas como orienta??o sexual, enfrentamento das DSTs e Aids, e o futuro do turismo GLBT em S?o Jo?o del Rei e no estado de Minas. As discuss?es acontecem at? esta sexta, 19, ?s 19h30, na C?mara Municipal da cidade.

Para este s?bado, 20, os participantes v?o sair ?s ruas do centro para manifestar a favor da aprova??o do projeto de lei PLC-122/06, que torna crime a discrimina??o contra homossexuais. O projeto ainda tramita no Senado. Segundo Bem, 114 crucifixos brancos v?o simbolizar os homossexuais assassinados no pa?s durante este ano. A a??o acontece ?s 10h, na Pra?a do Coreto. Ainda no s?bado, a op??o para os participantes ? a Festa da Pr?-parada: Para Mostrar que GLBT Tamb?m ? Cultura, ?s 23h.

No domingo, a 1? Parada GLBT sai ?s ruas da cidade, com o tema Nas ruas milhares, nas urnas milh?es: para vereador e prefeito vote contra o preconceito. A concentra??o acontece ?s 14h, na Avenida Leite de Castro. O encerramento vai das 18h ?s 22h, com apresenta?es art?tico-culturais na escadaria do Theatro Municipal.

Segundo Bem, a festa levou turistas ? cidade de S?o Jo?o del Rei. "Os hot?is da cidade est?o cheios", diz. E completa, ressaltando que o movimento est? sendo bem aceito pela popula??o. "N?o existe nenhuma declara??o formal contra o movimento".