• Assinantes
  • Zona Pink
    Quarta-feira, 29 de julho de 2009, atualizada às 18h19

    Rainbow Fest 2009 tem grande parte da programação já definida

    Clecius Campos
    Repórter

    A programação da Rainbow Fest 2009 está quase definida. Palestras, debates, mostras de cinema e programações culturais estão confirmadas para ocorrer entre os dias 12 e 16 de agosto. Na quarta-feira, dia 12, inicia-se a programação de palestras com uma mesa de abertura, com a presença de representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Saúde.

    No dia 13, as palestras começam às 9h e só terminam por volta das 18h (ver quadro). Os temas variam do Plano de Enfrentamento da Aids entre gays ao crescimento da homofobia no Brasil. De acordo com o diretor do Movimento Gay de Minas (MGM), Marco Trajano, a programação vai trazer ainda discussões sobre direito e orientação sexual. "No dia 14 de agosto, ocorre o 1º Encontro Nacional de Gays Masculinos, com debates em grupos."

    A programação cultural sai da praça Antônio Carlos e ocupa o estacionamento do Mercado Municipal. Na quinta-feira, 13, e na sexta-feira, 14, shows de drags e bandas locais animam o evento a partir das 19h. No sábado, 15, e no domingo, 16, a festa começa mais cedo, a partir das 15h. A praça de alimentação do Santa Cruz Shopping também vai receber shows de drags caricatas e performances inusitadas. Lá, as apresentações ocorrem nos dias 13, 14 e 15 de agosto, pela tarde. Os eventos são gratuitos e abertos ao público. A Rainbow Fest termina com a Parada do Orgulho Gay, no domingo, dia 16 de agosto.

    Pool Party e balada

    Uma Pool Party (festa na piscina) será realizada na tarde de sábado, no Ritz Plaza Hotel, a partir das 12 horas. Dois DJs de conhecidas boates GLS cariocas são a atração da festa: Fernando Braga e Gustavo Scorpion. Mais tarde, às 23h, o Espaço Multiplace recebe o público numa festa animada pelos Djs Stevix e Robix e pela atração internacional Bill Hall Quist, de Miami. Os ingressos começam a ser vendidos no início da próxima semana.

    Mostras de cinema

    A mostra de cinema Diversidade e Cidadania, que entra em cartaz no Museu Ferroviário de Juiz de Fora, no próximo dia 5 de agosto, vai expor curtas-metragem com temática gay, nas quartas-feiras do mês de agosto, acompanhando os festejos na cidade. As sessões ocorrem das 13h às 13h45. Nos dias 13 e 14 de agosto, o museu recebe outra mostra com filmes temáticos, que ocorre entre 14h e 16h.

    Programação de palestras da Rainbow Fest 2009

    9h - Política Nacional de Saúde Integral para a comunidade LGBT
    Marden Soares - chefe do Departamento de Apoio e Gestão Participativa do Ministério da Saúde

    10h - Plano Nacional de Cidadania LGBT
    Eduardo Santarello - coordenador do Plano Brasil sem Homofobia da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República

    11h - Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e Outras DST entre Gays, HSH e Travestis
    Eduardo Barbosa - diretor do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde

    14h - O Direito como Ferramenta de Advocacy LGBT
    Eduardo Pizza - advogado
    Carlos Alexandre - advogado da Abragay

    15h - Opção ou Orientação Sexual: uma Questão de Direito
    Alíbio de Souza Filho - professor da UFRN

    16h30 - O Crescimento da Homofobia no Brasil: Culpa de Quem?
    Luiz Mott - fundador do Grupo Gay da Bahia

    Fonte: MGM

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.