Quer ser uma miss? Siga os passos!A maquiadora Laura Simpson ensina como suavizar a pele de um rapaz e transformá-lo numa garota com algumas pinceladas de maquiagem

Clecius Campos
Repórter
26/10/2009

O que seria necessário para transformar o jovem Lucas Medeiros na drag queen Lya Rafaelli? O Portal ACESSA.com convidou a maquiadora e cabeleireira Laura Simpson (video) para dar uns truques necessários para suavizar o rosto de um rapaz e deixá-lo mais feminino.

De acordo com Laura, a principal preocupação é preparar a pele. O primeiro passo é esconder o buço e o cavanhaque com um pan stick, uma espécie de base em bastão, cremosa e bem concentrada. "O pan stick substitui a base líquida, pois cobre melhor a pele. Depois de aplicado, é preciso usar uma esponja para fixar bem o produto e uniformizar o tom da pele."

Na segunda etapa, é usada uma base cremosa, num tom mais claro que o primeiro, para que os contornos mais femininos sejam evidenciados. "A diferença entre as cores dá efeito de luz e sombra, dando mais volume a algumas partes. No caso dele, apliquei nas maçãs, na área do buço e do cavanhaque, para disfarçar melhor o sinal da barba, e debaixo dos olhos, para iluminar. Parece imperceptível, mas o efeito é nítido quando se trata de uma sessão de fotos ou de uma filmagem."

Porém, a pele ainda não está pronta para receber as cores. O próximo produto a ser usado é o pó iluminador. Aplicado em todo o rosto, ele tira o brilho das bases cremosas e uniformiza o tom da pele. "É o retoque final para esconder espinhas, manchas e as marcas de barba, que às vezes podem aparecer em alto relevo." Laura usa ainda um corretivo na região das pálpebras como fixador da sombra.

Foto da transformação Foto da transformação Foto da transformação
Sombras, delineador e lápis preto e branco

Pele preparada, entram as cores. A maquiagem começa pelo olho. "Os olhos é que dão a expressão da maquiagem, principalmente agora, quando a moda é exagerar no olhar. Uma maquiagem bem feita pode aumentar os olhos pequenos ou diminuir os olhos saltados demais." No rosto de Lucas, que começa a ganhar expressões de Lya, Laura começa com a aplicação de sombra cinza nas pálpebras, que servirão como base para a cor escolhida.

Após a aplicação do cinza, entra a sombra prata, cobrindo toda a pálpebra. As laterais e a região pouco abaixo do supercílio ganham tons mais escuros. Com um pincel, é aplicada a sombra preta e por cima dela a marrom, para que não fique tão escura. "Este desenho dá profundidade ao olhar, ao mesmo tempo em que levanta as pálpebras e deixa os olhos amendoados."

O delineador preto é passado de fora para dentro, começando do meio das pálpebras e seguindo até o canto interno do olho. "Além de ser um importante acabamento, confere ao olhar uma expressão garota", brinca Laura. O rímel é a próxima etapa e tem o objetivo de aumentar o volume dos cílios, dando impressão de serem maiores. "Mesmo que sejam colocados cílios postiços posteriormente, é importante, pois o rímel acaba dando firmeza."

Foto da transformação Foto da transformação Foto da transformação

Para que o resultado seja satisfatório, é preciso que o produto esteja denso sem estar ressecado. "Uma dica para continuar usando um rímel que secou é adicionar duas gotas de soro fisiológico." O olhar fica mais iluminado com a aplicação de uma sombra iluminadora branca em pó. O cosmético deve ser passado logo abaixo da linha da sobrancelha.

A aplicação de lápis preto e branco vai finalizar a maquiagem nos olhos. O lápis preto é passado do lado de fora do olho para aumentá-lo. "Se fosse alguém com olhos maiores, seria preciso usar o lápis por dentro." O lápis branco é passado por dentro e ajuda a abrir o olhar.

Foto da transformação Foto da transformação Foto da transformação
Tirando o "efeito fantasma" e "dando o ar de garota"

A base mais clara volta à pele da meio caracterizada, Lya Rafaelli. Dessa vez, o trabalho é limpar a sombra vazada para além da linha do olhar. "Essa fase tira o efeito fantasma, delimitando melhor as expressões." Após o arremate, nova aplicação de pó iluminador elimina o ar de cansaço. "Depois de prontos os olhos, é preciso usar o pincel para que as linhas demarcadas desapareçam e o rosto fique mais suave. Na maquiagem, é interessante que as pessoas não percebam onde termina uma cor e começa outra."

As sobrancelhas são aperfeiçoadas com lápis marrom e preto nessa ordem. O rosto ganha uma cor saudável com a aplicação do blush malva. "O rosa é o ideal para dar um ar de menina. Com um pincel grande, o blush pega da ponta das maçãs até a raiz dos cabelos, nas têmporas. O legal é fazer vários movimentos na diagonal para que o cosmético se espalhe melhor e o rosto não fique marcado." Pinceladas no nariz e no queixo ajudam a dar aspecto mais natural à maquiagem.

Foto da transformação Foto da transformação Foto da transformação

A boca é então desenhada com um batom cremoso num rosa escuro. Com ele, Laura pôde aumentar levemente os lábios de Lya, fazendo o contorno um pouco acima da linha natural. "É possível diminuir lábios fazendo o contrário." Dentro, é usado um batom pink com brilho natural e glitter. O gloss finaliza a produção dos lábios, dando um brilho a mais.

E ainda não é o final. O que seria de uma drag queen sem os cílios postiços? Uma cola especial para cílios é usada para que não haja alergia. O adereço deve ser colado pouco acima dos naturais, com cuidado. Agora é só colocar a peruca.

E como essas misses são inconstantes! Cansou da sombra prata? Leve um gloss rosa na bolsa e um pouco de glitter neon. "Você passa primeiro o gloss nas pálpebras para dar uma fixação. Com um pincelzinho é fácil salpicar o glitter neon e mudar o visual."

Foto da transformação Foto da transformação Foto da transformação

Os textos são revisados por Madalena Fernandes