Serviços e comércio esperam incremento nos negóciosEm função da realização de eventos como o Rainbow Fest e o Miss Brasil Gay, hotéis, restaurantes, bares, entre outros, apostam no aumento do movimento

Aline Furtado
Repórter
9/8/2010

A semana é de expectativa para os setores de serviços e para o comércio de Juiz de Fora. O motivo é a realização da 8ª edição do Rainbow Fest e do 34º Miss Brasil Gay, que ocorrem, respectivamente, até o próximo domingo, 15 de agosto, e no sábado, dia 14.

De acordo com o gerente de um restaurante da cidade, Marcos Villaça, está sendo aguardado movimento intenso a partir da próxima sexta-feira, dia 13. "Embora os eventos tenham início no meio da semana, a tendência, de acordo com o que vem sendo percebido nos anos anteriores, é que os turistas cheguem à cidade na sexta-feira." Villaça afirma estar se preparando para maior procura. "É preciso reforçar o estoque de mercadoria."

O gerente comercial e de marketing de um hotel da cidade, Gio Ahmad, afirma que grande parte dos turistas vem de capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. "Já percebemos aumento de 30% nas reservas em comparação com dias normais. A chegada da maioria das pessoas que efetuaram a reserva está marcada para a tarde de sexta [13] ou para a manhã de sábado [14]."

Contudo, Ahmad lembra que a alta procura não deve ser atribuída somente ao Rainbow Fest e ao Miss Brasil Gay. "Este período coincide com a exposição agropecuária de Três Rios [cidade fluminense, localizada próxima a Juiz de Fora], além de eventos corporativos marcados para Juiz de Fora."

Segundo informações da diretoria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, já foi verificado incremento entre 40% e 45% nas reservas de hotéis. A tendência é que o percentual atinja níveis entre 95% e 96% até o final da semana.

Vendas tímidas

Segundo informações da assessoria de imprensa do Sindicato do Comércio (Sindicomércio) de Juiz de Fora, o impacto para os lojistas não é tão grande quanto o gerado no setor de serviços. Além disso, como a chegada de turistas ocorre, na maioria dos casos, no final de semana, quando as lojas não estão abertas, as vendas não sofrem grande impulsão.

Ainda assim, a vendedora de uma loja de bijuterias, Wanessa Sacramento Marques, está confiante.  "Muitas pessoas, inclusive transformistas, deixam para comprar acessórios na última hora. Esperamos vender cerca de 20% a mais em comparação com os outros dias." Segundo ela, as peças de maior saída são as confeccionadas com strass, além das coloridas.

Também acreditando no aumento das vendas, a gerente de uma loja de calçados, Ana Paula de Castro, afirma que a volta da realização da Parada Gay no sábado é positiva. "As pessoas vêm à rua devido ao movimento no Calçadão. Isso acaba sendo bom para o comércio."

Roteiros

Com o objetivo de incrementar ainda mais o turismo na cidade, este ano, estão sendo oferecidos pacotes que movimentam Juiz de Fora durante o Rainbow Fest e o Miss Brasil Gay. "Nossa intenção é mostrar o que há de bom para se fazer aqui, fazendo com que os turistas não fiquem limitados aos eventos principais e ao hotel", afirma a gerente administrativa da empresa responsável pela novidade, Thaís de Oliveira Lima.

Divididos em três categorias, Ouro, Prata e Bronze, os pacotes incluem os eventos que fazem parte da programação oficial; hospedagem por dois ou três dias; festas; transporte; city tour, com visitas a bares, restaurantes e casas noturnas de Juiz de Fora; além de guia bilíngue.

Denominados Juiz de Fora: o Glamour do Arco-Íris, os roteiros são fruto de uma parceria entre uma empresa direcionada ao turismo, o Movimento Gay de Minas (MGM) e a organização do Miss Brasil Gay. Os investimentos podem variar de R$ 282, o pacote Bronze, a R$ 618, o pacote Ouro. A gerente destaca que os roteiros estão sendo divulgados em agências e instituições relacionadas ao público gay de centros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. "A capital de Minas é a que registra menor procura."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

CONVENTION ON LINE


Miss Brasil Gay 2010

 
Está confirmado: a mais importante festa gay do país vai ser realizada no dia 14 de agosto, no Sport Club de Juiz de Fora. Após um grande esforço de mobilização dos setores produtivos e de serviços, liderado pela Prefeitura de Juiz de Fora e pelos organizadores do evento e prontamente apoiado pelo Sindi Hotéis e pelo Convention & Visitors Bureau, o Miss Brasil Gay 2010 teve sua realização viabilizada. O fato do evento não ter sido contemplado na 1ª Chamada Pública de Projetos do Ministério do Turismo, aliado à dificuldade em estabelecer parcerias e patrocínios, chegou a ameaçar seriamente a continuidade do evento, que já tem 33 anos de tradição.


A partir desse grande esforço de sensibilização, a equipe de captação de recursos conseguiu avançar nas negociações com empresas e indústrias, abrindo novas oportunidades. O Sindicato de Hotéis de Juiz de Fora e hotéis da cidade também se sensibilizaram e ofereceram as acomodações que a organização precisa disponibilizar para as candidatas e suas equipes, o que reduziu significativamente os custos de produção. A Abrasel JF- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – também está participando do projeto e vai disponibilizar refeições necessárias à produção. Além disso, o Miss Brasil Gay será contemplado com recursos dos programas de  prevenção às DST/Aids. Pela primeira vez na sua história o evento vai promover distribuição de preservativos e ações de conscientização sobre o assunto.


Esses novos recursos, somados à contribuição determinante do principal apoiador do evento, a Prefeitura de Juiz de Fora - através da Funalfa e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico -, o Miss Brasil Gay vai acontecer. Segundo o consultor de administração e marketing do Miss Gay, Marcelo do Carmo, “ainda temos um caminho longo e difícil a percorrer para que o evento aconteça com toda a qualidade e glamour que ele merece, mas hoje podemos afirmar com segurança que o Miss Gay não vai acabar. Os esforços de captação continuam e  todas as empresas e instituições estão convidadas a participar desse grande desafio conosco”.
 
Paetê sem medo

 

A 34ª edição do concurso Miss Brasil Gay traz como tema do evento “Paetê sem medo'. O conceito – criado por Marcelo do Carmo e pelo designer Tiago Macedo - faz referência à história de 33 anos do concurso, contrastando com o ambiente de atelier de costura das belas roupas apresentadas no dia do espetáculo. Segundo Marcelo do Carmo,  “o Miss Brasil Gay está em constante renovação. Um evento que visa acertar, mas que não tem medo de errar.” E em 2010 não será diferente. 25 estados brasileiros já elegeram as suas candidatas (os 02 últimos concursos estão agendados para o mês de julho), que já começam a preparar seus trajes e apresentações.


Mais do que uma festa, o Miss Brasil Gay é também um evento político, que há 33 anos discute a homossexualidade no Brasil. Ao mesmo tempo em que se divertem, as candidatas e a comunidade ampliam os horizontes da discussão a respeito do tema. “Ao observar os vários concursos de beleza, que elegem transformistas no Brasil e no mundo, pude perceber facilmente que mais que bordar e costurar trajes, 'as candidatas' estão criando sonhos, transformando realidades. Enfim, o Miss Brasil Gay visa promover a inclusão de um grupo que sempre esteve à margem da sociedade em meio a um belo espetáculo.” completa Marcelo.


Pesquisas apontam o evento como o mais importante da cidade e um dos mais representativos do gênero em todo o mundo. O reconhecimento do seu valor histórico está no fato de o evento ter sido incluído como 4º Registro Imaterial do Município, de acordo com o Registro de Bens Imateriais de Juiz de Fora - Decreto nº 9275, 14/08/07.

 

Roteiros

 

Pela Primeira vez roteiros são criados para atender ao público da Semana Rainbow. Além da extensa programação cultural oferecida pelo MGM (Movimento Gay de Minas) durante todos os dias da Semana, o Rainbow Fest conta ainda com diversas festas noturnas e a tão esperada Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora, que este ano volta a ser realizada no Sábado (14). Sem falar, dos brilhos e paetês do Concurso Miss Brasil Gay que é considerado um dos mais representativos do gênero em todo o mundo e conta com o apoio do Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau.

 

As equipes do Miss Brasil Gay, do MGM e da Vila Brasil Turismo, empresa mantenedora do Juiz de Fora Convention, uniram esforços e elaboraram o roteiro “Juiz de Fora: o Glamour do Arco-Íris” com quatro e três dias nas categorias ouro, prata e bronze, que contemplam a programação Rainbow, City tour em Juiz de Fora, By Night pelos bares e casas noturnas da cidade e, claro, as festas. Todos os pacotes oferecem hospedagem de qualidade e transporte interno no município. Além disso, a Vila Brasil está preparando um pacote exclusivo para aqueles que querem fazer da sua estadia um momento inesquecível.

 
Os pacotes serão limitados e vendidos por agências de turismo em todo Brasil, a partir do dia 21 de julho. Mais informações pelos telefones: (32) 3313-8774 ou (32) 8803-8630.