Quarta-feira, 6 de julho de 2011, atualizada às 18h42

Rainbow Fest tem debates e atividades culturais na programação

Aline Furtado
Repórter
Parada Gay 2010

Faltando 40 dias para o início da Rainbow Fest 2011, parte da programação já está definida e a promessa é de que o evento, que será realizado entre os dias 15 e 20 de agosto, reúna debates e atividades culturais.

Na segunda-feira, dia 15, será aberto o 1º Simpósio Jurídico, promovido em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prosseguindo até a sexta-feira, dia 19. "Na ocasião, debateremos a respeito da união estável entre homossexuais, conforme decisão do STF [Supremo Tribunal Federal]", explica o diretor do Movimento Gay de Minas (MGM), Marco Trajano.

Segundo ele, para o simpósio, já estão confirmados nomes como o do professor Fábio Vargas, especialista em Direito da Família; além do juiz federal Renato Grizotti, que deu ganho de causa, em 2011, no caso do aposentado que buscava receber do Exército a pensão referente ao companheiro militar morto há doze anos.

Já nos dias 18 de 19, será realizado o 1º Encontro Nacional de Políticas de Aids para Gays, para o qual foram convidados gestores públicos e representantes de agências nacionais, como Associação Brasileira de Gays; Associação Brasileira de Gays, Lésbicas Bissexuais e Transgêneros; Rede Afro-Brasileira de Gays, entre outras. "Durante o encontro, vamos elaborar a Carta de Juiz de Fora, que será encaminhada ao Departamento Nacional de Aids", destaca Trajano. O local do simpósio e do encontro ainda não foi definido. Entre os convidados para os eventos, estão, ainda, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ).

Atividades culturais

As atividades culturais terão início na quinta-feira, dia 18. Fazem parte da programação, feira de moda, praça de alimentação, além de festas, que contarão com presenças de DJs nacionais e internacionais, como DJ Stevix, DJ Coldhans e DJ Theo Aquino. "Este ano, as atividades culturais mudam de endereço, já que o Estacionamento do Espaço Mascarenhas ficou pequeno para o evento." Contudo, ainda não há definição quanto ao local de realização.

Uma das novidades deste ano é a realização da festa Gel MGM, destinada a lésbicas. O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 19. Além da Gel MGM, também na sexta-feira, será realizada a festa Pulse Internacional Party, no Morro do Imperador. "Nossa intenção é trazer muitos shows de drag-queens para as festas."

Parada Gay

A tradicional Parada Gay, que este ano traz o tema Sou Juiz de Fora, sou MGM, volta a ter a concentração no Parque Halfeld, no sábado, dia 20. "Em 2011, faremos uma parada mais enxuta e mais rápida. Antes, chegávamos à Praça Antônio Carlos, onde é feita a dispersão, às 19h. Este ano, deveremos chegar às 17h. Isso, a fim de garantir mais segurança às pessoas que estiverem presentes." A concentração está marcada para as 12h, com saída prevista para as 14h.

Também no sábado, após o Miss Brasil Gay, o público vai poder curtir a Stomp Ideal Party, que será realizada no Multiplace e contará com DJs internacionais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken