Adilson Almeida Adilson Diogo 20/6/2011

Acesso remoto no seu computador 

Acesso remoto no seu computadorNão seria excelente poder acessar seu micro de qualquer lugar do mundo? Isso, nos dias atuais, já não é mais um problema.

Faz tempo que já existem ferramentas gratuitas que nos permitem executar tal procedimento de maneira muito fácil.

Vou listar aqui algumas destas ferramentas.

  • Logmein (http://www.logmein.com)
  • TeamViewer (http://www.teamviewer.com)
  • ShowMyPc (http://showmypc.com/)

Além destas ferramentas alguns sistemas operacionais já permitem que isso seja configurado sem a necessidade de instalação de um software, o Windows XP e superiores já permitem esse tipo de configuração.

Ferramentas de acesso remoto são a "salvação" para quem oferece serviços de suporte e para quem faz uso desses serviços. Quantas vezes os profissionais de TI são salvos por elas quando deixam de executar alguma tarefa, ou uma mudança no ambiente tecnológico de sua empresa onde teria que voltar na empresa altas horas da noite por causa da curta janela de mudanças, devido a políticas organizacionais que impedem algumas atuações no ambiente produtivo em horário de expediente. Ou ainda aquele trabalho freelancer que técnicos conseguem tirar um dinheiro justamente porque conseguiu encaixar o trabalho executado remotamente na sua apertada agenda graças à possibilidade do acesso remoto. Enfim, são vários motivos que nos remete a grande utilidade dessas ferramentas, que devem fazer, sim, parte da caixa de ferramentas de todos os que estão envolvidos em sua rotina normal de trabalho com tarefas críticas via computador. Isto mesmo, e não somente o pessoal de TI, essa ferramenta é muito útil para pessoas comuns que podem ter acesso ao computador de sua casa, escritório, trabalho, entre outros, a qualquer hora e dessa maneira resolver seus problemas, como enviar algum email com um arquivo que esteja somente no seu computador.

Ainda falando de benefícios, vale ressaltar a redução de custos envolvidos no processo de suporte e acesso remoto através da economia com deslocamentos e também a a economia de tempo, agilidade no atendimento.

Você mesmo poderia dar outros bons motivos que tornam as ferramentas dessa categoria item essencial, que sempre deve estar à mão.



Adilson Almeida é bacharelando em Sistemas de Informação. É Técnico de Suporte de Infraestrutura. Integra a equipe do projeto Prevenus, que estuda as prevenções para doenças ocupacionais na área de informática.