Artigo
Matern?s II:
Quando a fala entra em cogita??o
::: 20/01/2003

"N?o me corte em fatias
Ningu?m consegue abra?ar um peda?o
Me envolva em seus bra?os
Eu serei perfeito amor".
M?rio Quintana

O di?logo entre m?e e filho pode ser muito promissor na qualidade da comunica??o, bem como pode dificultar a constru??o de uma rela??o saud?vel entre os dois, comprometendo a leitura que o beb? possa construir sobre o mundo, ou ainda modificar o que a m?e j? tenha constru?do at? ent?o.

A interpreta??o m?tua do di?logo vai estabelecendo uma conversa??o em dire??o ao desenvolvimento da linguagem, da cogni??o. A afetividade tende a solidificar a rela??o que pode ser observada no sorriso, na melodia da voz, no conforto do contato f?sico entre a m?e e seu beb?, entre o beb? e sua fam?lia.

O que podemos observar nesse processo de constru??o da linguagem?
Quando o beb? come?a a entrar em contato com o mundo sonoro, ele vai desenvolvendo sons e todo o seu universo interno entra em movimento quando existe o contato saud?vel com o ambiente. Se ele sinaliza alguma situa??o atrav?s do choro, e substitui o conforto pelo desconforto , o prazer pelo desprazer, a alegria pela tristeza, ? porque alguma coisa n?o est? bem com ele. E se o choro for freq?ente, estamos diante de um sinal de alarme que precisa ser cuidado com muita aten??o. A comunica??o e a felicidade entram em cogita??o.

? poss?vel reverter esse quadro? Como a fam?lia pode preceder?
Bem, ? poss?vel que a m?e sozinha n?o consiga dar conta dessa altera??o de comportamento e o aux?lio do pai e da fam?lia podem diminuir consideravelmente a ang?stia e o mal estar que surgem nessa situa??o.

Vimos anteriormente que a import?ncia da fala dirigida ao filho est? na manuten??o da aten??o e ativa??o da mem?ria do mesmo, bem como na constru??o do v?nculo e do apego, na medida em que, atrav?s do contorno mel?dico, a m?e pode transmitir seu afeto, interesse e cuidados. Isso torna ben?fica toda e qualquer constru??o da comunica??o. O inverso pode ser desastroso se n?o tomarmos cuidados, colocando em risco tamb?m a constru??o do apego entre m?e e filho, embora de tamanha complexidade, mas fundamental para a vida saud?vel da fam?lia.

Se a corporeidade sonora da linguagem desencadeia todo um prazer na crian?a pela descoberta do mundo, mas se ela n?o entrar no campo do prazer em falar, toda a constru??o do afeto, da linguagem entra em cogita??o e n?o ? dif?cil perceber seu corpinho contido, fechado, mostrando o in?cio de um processo doentio do ponto de vista psicol?gico e ling??stico.

Todo trabalho preventivo necessita de aux?lio de profissionais embasados em estudos e pr?tica sobre o assunto. Psic?logos, pediatras e fonoaudi?logos, que se interessam pelo desenvolvimento humano, se preocupam com as quest?es relacionadas com a sa?de psicol?gica e ling??stica da fam?lia. E o t?m feito com ci?ncia e arte no desejo de que os humanos se tornem cada vez mais humanos.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br