Quinta-feira, 21 de agosto de 2014, atualizada às 18h

Hoteis de Juiz de Fora registram baixa procura na Semana Rainbow

Vívia Lima
*Colaboração
Hotel

A Semana Rainbow e o Miss Brasil Gay são evento que sempre atraem turistas para Juiz de Fora, movimentando não só o setor hoteleiro, como também os bares e restaurantes da cidade. Entretanto, este ano a expectativa de público está abaixo do esperado se comparado aos anos anteriores. Os responsáveis pelo setor hoteleiro de Juiz de Fora creditam essa baixa procura a não realização do Miss Brasil Gay, que segundo o setor, atraia pessoas de vários lugares do Brasil à cidade.

O diretor executivo do Juiz de Fora e Região Convention e Visitors Bureau, Vinícius César Coelho, declara que este ano a "movimentação está totalmente o inverso dos anos passados. Não temos reservas para a data. Acredito que o Miss Brasil Gay era um evento tradicional, chamava mais atenção do público, atraindo mais pessoas para Juiz de Fora, seja para os bares, para os restaurantes, as boates e os próprios hotéis. A parada não alterou a rotina da cidade". O gerente do Cesar Palace Hotel, Luiz Fernando Maranha, diz que as reservas eram feitas no mês de junho. "Muitas pessoas vinham de outros estados se hospedar durante os dias do evento. Notamos um decréscimo no movimento já há três anos, as pessoas estão cada vez mais desanimadas. O desfile tinha tradição e fazia a cidade conhecida no Brasil todo."

A opinião é partilhada pelo recepcionista do Ritz Hotel, Jonas Nascimento, que afirma que o hotel hospedava muitas pessoas vindas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. "Este ano não registramos movimentação devido à data."

A gerente de reservas do Constantino Hotel, Márcia Marques, relatou que as festividades relacionadas à semana Rainbow chegavam a 15 % das reservas do hotel. "Até agora não temos nenhuma reserva. O hotel está cheio devido a outros eventos que acontecem na cidade. Na verdade, este será um final de semana bem tranquilo. Em 2013, já não tivemos um número grande de reservas, este ano piorou." O gerente comercial do Green Hill Hotel, Gio Ahmad, garante que o público que vem à Juiz de Fora, tem preferência por ficar na área ao entorno do evento. No caso do Green Hill, que fica há aproximadamente oito quilômetros do Centro, não ocorreu interferência. "Não nos contactaram para hospedar na parada. Nossas reservas são exclusivamente por outros acontecimentos que são realizados simultaneamente na cidade. Estamos ocupados por reservas previamente feitas, nada em relação ao movimento."

Movimento nunca foi tão expressivo

O gerente geral do Victory Suítes, José Carlos Branco, concorda que a suspensão do Miss Brasil Gay este ano fez diminuir a movimentação de pessoas na cidade. No entanto, ele está bastante otimista uma vez que do total de reservas, 30% são por pessoas que virão prestigiar o movimento. "Eu perdi cerca de 40 apartamentos pelo cancelamento do Miss. As candidatas sempre se hospedavam com a gente. O evento tem tradição, é referência no mundo inteiro. "No entanto, ele relata que o movimento nunca foi muito expressivo para o setor, mas está otimista para os acontecimentos que abrangem o movimento LGBT. 

Restaurantes

O diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de juiz de Fora (Abrasel), Marcos Henrique Miranda, declara que a cidade é afetada economicamente com eventos realizados, pois os bares, restaurantes e hoteis, recebem inúmeras pessoas atraídas pela Raibow Fest. Entretanto, este ano deve ser diferente. "A diminuição será considerável, afinal o Miss Brasil Gay além das candidatas de outros estados, vinham também acompanhantes e pessoas para torcer. Com a mudança na programação, a cidade deve sentir a diferença, mas o setor está preparado para atender o público que participar da festa."

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Hoteis de Juiz de Fora registram baixa procura na Semana Rainbow