Circuito Caminhos do Sul de Minas fortalece turismo de produção

Por

Circuito Caminhos do Sul de Minas fortalece turismo de produ??o

Caminhos do Sul de Minas fortalece turismo de produção Cidades fazem levantamento da produção associada ao turismo, mapeando artesanato, culinária, agroindústria, agronegócio, conhecimento e tecnologia

Da Redação
16/2/2012

A pluralidade de atrativos e de vocações identificados nas cidades que compõem o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas obrigou a associação que o administra a focar no turismo de produção, a fim de atrair e manter mais visitantes nos municípios. Desde 2011, Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre e Wenceslau Braz mapeiam toda a produção que pode ser associada ao turismo.

"Em 2011, foi concluído o levantamento sobre o artesanato, as comidas típicas, as bebidas típicas e os eventos turísticos. Em 2012, iniciamos o mapa da agropecuária, do agronegócio, da agroindústria, do conhecimento e da tecnologia. Nossa região não é caracterizada pelo turismo de lazer e sim pelo turismo de produção. Os visitantes estão interessados nas coisas que são feitas aqui, em todos os ramos. A perspectiva é trabalhar melhor a qualidade da produção", explica o gestor do circuito, Walter Santos de Alvarenga.

A diversidade de produtos permite a exploração em diversos segmentos, como o ecoturismo, o turismo rural, a aventura, o turismo cultural e o turismo de negócios. Como forma de agrupar os municípios, o circuito foi dividido em cinco territórios, conforme suas proximidades espaciais e atividades semelhantes. "Em todos os territórios, pensamos na produção associada ao turismo como fonte de negócios. Em cada um, percebemos quais atrativos existem dentro de um cenário produtivo, a fim de incentivar a economia da experiência. Tentamos mostrar ao turista que, além dos produtos que ele procura em determinada cidade, há outros aspectos turísticos que podem ser aproveitados."

Território I: Itajubá e Santa Rita do Sapucaí

O primeiro território é marcado pela prioridade no turismo de negócios, de conhecimento, de tecnologia e de montanhismo. Itajubá é conhecida por seu parque industrial e por suas instituições de ensino. Empresas multinacionais e nacionais fomentam o turismo de negócios, dando o caráter cosmopolita à cidade, que recebe profissionais de todo o Brasil e de outros países. O turismo tecnológico e do conhecimento são impulsionados pelas instituições qualificadas nos domínios de novas tecnologias. A topografia montanhosa convida para a prática do trekking, do mountain bike, da escalada e do montanhismo. O turismo religioso é representado pelo Santuário de Nossa Senhora da Agonia, único no Brasil. A cultura local está retratada nos prédios tombados pelo patrimônio histórico e nos espaços de arte, de artesanato e de lazer.

Santa Rita do Sapucaí é modelo de arranjo produtivo local bem-sucedido, abrigando instituições de ensino e de pesquisa e mais de 120 micro e pequenas empresas nos segmentos da eletrônica, telecomunicações e informática. Tranquilidade e turismo de aventura são possíveis na cidade, com destaque para a Serra do Paredão. No turismo religioso, o Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia integra os caminhos da fé. Eventos como a Festa de Santa Rita de Cássia, realizada no mês de maio, e o Carnaval estão entre os atrativos culturais do município.

Território II: Piranguinho e Piranguçu

O turismo rural e o turismo cultural são os fortes das cidades. Piranguinho é a cidade do pé de moleque, doce produzido artesanalmente há mais de 80 anos, reconhecido como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e produto âncora de identidade gastronômica do circuito. A Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo une a cultura mineira das festividades juninas com a tradição na produção do doce, reunindo seus produtores para a fabricação de um pé de moleque gigante.

A grande pedra vermelha é a principal marca de Piranguçu, conhecida pelas cavalgadas, cachoeiras e trilhas, além de ser constantemente visitada por escaladores, pilotos de parapente e motociclistas off-road. Junto com amantes da natureza, turistas integram o Enduro ao Pé da Serra, prova típica da cidade. O inverno rigoroso traz geadas para a cidade que tem ares de lugarejo.

Wenceslau Braz é um dos municípios que integra a rota dos romeiros, em direção à cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. A cidade é caracterizada por cachoeiras, trilhas, grutas e reservas ecológicas, convites para os amantes da natureza. As áreas rurais também apresentam encantos e histórias, como o cemitério dos escravos, ruínas e fontes de águas borbulhantes.

Território V: Cristina e associados de Maria da Fé

Cristina é conhecida por sua premiada produção cafeeira e pela realização do Festival Café com Música, evento que ocorre no feriado de Corpus Christi. Tipicamente interiorano, o município guarda belezas naturais, com matas nativas e cachoeiras, e arquitetônicas, reveladas em seus casarões imperiais, praças e monumentos tombados. Empresas e instituições associadas ao circuito, localizadas na cidade de Maria da Fé, completam o grupo, focadas no turismo de negócios.

Os textos são revisados por Mariana Benicá