Primeira transexual de Juiz de Fora será rainha da Parada Gay 2015

O Rainbow Fest deste ano será entre os dias 9 e 11 de outubro, na praça Antônio Carlos. A organização trará nesta edição o Miss Brasil Gay Plus Size

Angeliza Lopes
Repórter
13/08/2015
chris

A primeira transexual de Juiz de Fora, Cristiane Mello, mais conhecida como Chris dos Brilhos será a nova rainha da 13ª Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora. Com várias novidades, o Rainbow Fest trará pela primeira vez o Miss Brasil Gay Plus Size, já realizado no Rio de Janeiro. Mesmo com cortes orçamentários de 65%, os organizadores prometem uma programação recheada de novidades. Com o intuito de promover e discutir o tema deste ano "Pelo respeito as nossas famílias", serão oferecidas palestras e oficinas sobre o assunto, que serão ministradas no centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Diferente do que foi divulgado anteriormente, o evento será entre os dias 9 e 11 de outubro, na praça Antônio Carlos.

O dia do Orgulho Gay será no domingo, 11, véspera de feriado, com saída às 16h, da rua Jarbas de Lery e seguirá, com formato mais enxuto, pela avenida Getúlio Vargas, até a praça Antônio Carlos. Conforme o presidente do Movimento Gay de Minas Gerais (MGM), Marco Trajano, a escolha da Chris dos Brilhos como rainha da Parada foi por ela ser um exemplo de família e sempre prestigiar o evento desde o início. "A Chris foi a primeira transexual de Juiz de Fora a ter sua identidade de gênero reconhecida, até mesmo em todos seus documentos, além de ter o perfil da família brasileira. Está sempre próxima de seus avós, sobrinhos e parentes e até dá aulas de catequese", destaca.

Trajano ainda fala sobre os reflexos das reduções de orçamento, que causaram a redução da programação para três dias. Mas, segundo ele, mesmo assim a intenção é movimentar o maior número de público, para garantir a identidade do evento na cidade, como uma das maiores Paradas Gay do interior do Brasil.

"Com os cortes e redução de gastos precisamos readequar, voltar para a praça e redimensionar a programação. Por pouco não foi possível realizá-la, mas este seria mais um grande evento que a cidade perderia. A semana Rainbow movimenta a economia do município e traz os olhares para cá", explica. São esperados cerca de 13 mil turistas na cidade.

Programação cultural

As atrações culturais já estão concluídas. Na sexta, 9, está previsto um dia de Rock contra a Homofobia, com a participação de duas bandas locais, que vão cantar Cazuza, Renato Russo, Cássia Éller e muito mais, além de lembrar sobre a importância da prevenção contra a Aids. As atrações terão início às 18h, também com a participação do DJ residente Coldhans Queiroz. Já no sábado, 10, a festa começa às 12h, sendo que às 14h iniciam as apresentações das drag queens e do show de talentos Saia do Armário com sua Cultura, quando poderão se apresentar qualquer pessoa que tenha algum talento. Também está previsto a apresentação da Beyonce Revel.

Acontecerá às 20h30, o Mister Gay Pride Brasil. O concurso será aberto aos participantes e terá os desfiles nos trajes banho e gala. "O concurso vem sanar uma lacuna que o Miss deixou, sendo que neste formato é avaliada a beleza estética masculina", completa. Já o lançamento do Miss Brasil Gay Plus Size será no domingo, 11, às 21h, com participantes transformistas de vários estados. Além das atividades culturais, haverá todos os dias de uma feira com artigos de artesanato de entidades sociais e espaço Goumert.

Também está previsto para a semana, oficinas e palestras com discussões voltadas para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que deve ter programação definida até o final da próxima semana. Os palestrantes e local ainda não estão confirmados. "Queremos trazer a tona uma discussão bem recente, sobre a legalização do casamento gay nos Estados Unidos. Mesmo sem uma legislação específica no país sobre o casamento LGBT, temos reconhecido as uniões no Brasil, mas estamos sofrendo com as bancadas conservadoras que querem desconstruir nossos direitos", afirma.


ACESSA.com - Primeira transexual de Juiz de Fora ser? rainha da Parada Gay 2015