Sábado, 19 de agosto de 2017, atualizada às 18h20

Milhares de pessoas prestigiam programação do Rainbow Fest em Juiz de Fora

Angeliza Lopes
Repórter

As ruas do Centro de Juiz de Fora ficaram tomadas pelas cores do arco-íris neste sábado, 19 de agosto, no segundo dia de programações do Rainbow Fest Brasil. Milhares de pessoas se divertiram com as brincadeiras, closes, apresentações musicais e de dança na passarela montada próximo ao trio elétrico estacionado na esquina do Calçadão da rua Halfeld com a Batista de Oliveira. Às 13h20 a rainha Duda Flux chegou arrastando metros das cores do arco-íris, bandeira que é símbolo de luta do público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Toda a tarde foi comandada pela drag queen e apresentadora de Belo Horizonte, Nayla Brizard, com bom humor e descontração. As caracterizações e DJs continuam ainda a noite na praça Antônio Carlos.

O presidente do Movimento Gay de Minas (MGM), que organiza o evento, Oswaldo Braga, até 21h haverá mais shows de drag queens e Djs na praça Antônio Carlos, e no domingo, 20, a partir das 16h os participantes vão curtir o som de duas bandas de rock: Fábio Vargas e banda e Tukas Band. “Além disso, a musa fitness carioca, Paloma Salume será presença ilustre no desfile de moda que acontece amanhã (domingo)”, destaca. Mais cedo, das 10h às 13h, acontecerá na praça a Cãominhada e a feira de Adoção de Animais, em parceria com o Canil Municipal.

Primeira trans transsexual fitness, Paloma Salume, esteve presente no Calçadão da Halfeld e chamou a atenção para a importância da festa do arco-íris para a luta LGBT. “Estou muito feliz de ver o retorno deste evento aqui em Juiz de Fora, porque abre o caminho, com oportunidades para este público. Mais que isso, o pessoal tem que abraçar a causa, afinal, nesta interação que as pessoas trazem sua família para rua, tiram fotos com a gente e ajudam a retirar o público LGBT da marginalidade”, diz Paloma, que é a primeira transsexual selecionada para o concurso de beleza Musa do Brasil, representando o Estado de Roraima.

As drags estiveram em peso nas programações desta tarde e chamaram a atenção dos participantes que paravam para tirar fotos. Algumas que foram fotografadas pelas lentes da ACESSA.com, são: Joanne Portella, de Juiz de Fora, Mel Kobbolthy, de Visconde do Rio Branco, Shayra Gabuu, Juiz de Fora, Plaut Patrícia, Lola Chaplin e Salete Campari, de São Paulo.

Coroação Rainha Rainbow 2017, a drag queen juiz-forana Duda Flux parou o calçadão com sua chegada ilustre, ao arrastar uma calda em foma de bandeira LGBT entre a multidão que assistia o evento. Ela destaca que a festa é muito importante, mesmo sem a tradicional movimentação da Parada Gay – que teve sua última edição no ano passado. “Acho que a Parada já cumpriu seu papel político, mesmo assim, ter esta presença no coração da cidade, para mostrar nossa arte e cultura, é extremamente importante”, enfatiza. Duda sente que representar este evento é uma responsabilidade muito grande. “Temos uma variante muito grande entre as letras que identificam cada categoria. Depois de mais de 15 anos, sou a segunda drag que assumi o posto de rainha Rainbow. E, a gente tem esta capacidade de multifacetar, então, automaticamente, conseguimos representar um pouquinho de cada um”, complementa Duda Flux.

Os sete integrantes do grupo de dança As Barbies também chamaram a atenção do público. Conforme o idealizador e diretor do grupo criado há seis meses, Matheus Nascimento, é gratificante participar do Rainbow, um evento de militância e de luta. “O grupo As Barbies surgiu para mostrar que merecemos respeito, porque em todos os sentidos existe o preconceito, e, na dança não é diferente. Queremos mostrar que os viados também sabem dançar, ter pernão, ter flexibilidade, dar close e carão”, diz o coreografo.

ACESSA.com - Milhares de pessoas prestigiam programa??o do Rainbow Fest em Juiz de Fora