Últimas notícias

Países vetam menção à Unasul em comunicado final da reunião de líderes sul-americanos

Os países que abandonaram a Unasul vetaram qualquer menção ao órgão no comunicado conjunto da reunião de líderes sul-americanos realizada pelo presidente Lula (PT), nesta terça-feira (30), em Brasília.O movimento foi liderado por países como Uruguai, Paraguai e Chile, que têm defendido uma retomada da integração na América do Sul sem a influência de ideologias e focada em pilares pragmáticos.

Deputado apresenta e depois retira 16 requerimentos para levar bancos à CPI da Americanas

O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) apresentou e retirou, momentos antes da votação, 16 requerimentos para levar à CPI da Americanas presidentes de diversos bancos nacionais e estrangeiros que seriam credores da empresa.O argumento apresentado pelo deputado --que é 1º vice-presidente da CPI-- nos requerimentos de convite retirados nesta terça-feira (30) era a necessidade de esclarecimentos sobre os valores referentes a cada instituição, condições dos empréstimos e "se houve algum tipo de auditoria ou análise contábil para verificar as inconsistências contábeis" na Americanas.

Entrevista de Maduro em Brasília termina com agressão a jornalistas

Jornalistas que cobriam a reunião de líderes sul-americanos em Brasília foram agredidos por seguranças brasileiros durante uma entrevista coletiva improvisada do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.O líder do país caribenho foi o último chefe estrangeiro a deixar o Itamaraty, na noite desta terça (30), e parou para fazer declarações à imprensa, quando dezenas de jornalistas se aproximaram para ouvi-lo.

Petrobras estuda retomar investimentos na Bolívia, Venezuela e Guiana

A Petrobras tem planos para retomar seus investimentos na Bolívia, Venezuela e Guiana. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, disse nesta terça-feira (30) em encontro com o presidente boliviano, Luis Arce, que a empresa deve buscar novas oportunidades de negócios na exploração de gás e na transição energética.

TSE empossa dois ministros indicados por Lula

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou hoje (30) dois ministros efetivos indicados na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quarta-feira (24), os nomes dos advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares foram acatados por Lula horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar à Presidência da República uma lista quádupla aprovada pela Corte.

EUA acusam piloto chinês de 'manobra agressiva' perto de avião americano

Militares americanos afirmaram que, na semana passada, um piloto de caça chinês fez uma "manobra desnecessariamente agressiva" perto de um avião de vigilância dos EUA que sobrevoava o Mar da China Meridional --mais uma rusga das duas potências, protagonistas de várias desavenças nos últimos meses.O Pentágono sustenta que tal incidente é um padrão de conduta do país adversário.

T20 Brasil produzirá estudos e discussões em apoio ao G20

Instalado oficialmente nesta terça-feira (30), o Comitê Organizador do T20 Brasil mobilizará centros de pesquisa e think tanks e contribuirá com a produção do pensamento estratégico dentro do G20. Deverão ser desenvolvidos estudos e reflexões sobre temas diversos como macroeconomia, comércio internacional, digitalização tecnológica, energia limpa, multilateralismo, entre outros.

Câmara aprova texto-base do marco temporal em nova derrota do governo Lula

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) o texto-base do projeto de lei do marco temporal, em mais uma vitória da bancada ruralista ante a agenda ambiental do governo do presidente Lula (PT).O texto-base do projeto foi aprovado por 283 a 155, sob críticas da Frente Parlamentar Indígena e em meio a protestos de lideranças dos povos em Brasília e de outras cidades.