• Assinantes
  • Autenticação
  • Agenda

    Dia do Marcapasso

    Juiz de Fora terá ações do Dia do Portador de Marcapasso na segunda-feira, 24 de setembro. A palestra gratuita será ministrada chefe do Serviço de Cardiologia do HU-UFJF, Hélio Brito Jr., no Hospital Santa Casa de Juiz de Fora, às 10h30. O marcapasso convencional é um dispositivo de aplicação médica que tem o objetivo de controlar os batimentos cardíacos. Isto é conseguido através de um estímulo elétrico emitido pelo dispositivo quando os batimentos do paciente estão abaixo do normal, por algum problema na geração ou condução do estímulo elétrico natural do coração.

    A apresentação abordará sobre os “cuidados que os pacientes portadores de marcapasso tem que ter: mitos e fatos” assim como também os “cuidados com o coração”. A mesma ação será realizada no dia 25, a partir das 8h, no Hospital Universitário, no ambulatório específico para portadores de marcapasso.

    A palestra, na Santa Casa e no HU-UFJF, tem por objetivo levar orientações sobre marcapassos convencionais, ressincronizadores, cardio-desfibriladores implantáveis (CDIs), morte súbita e manobras de ressuscitação cardíaca, para pacientes, familiares e leigos. No HU-UFJF haverá ainda atendimento e orientação de pacientes portadores de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), previamente agendados.

    No dia da ação, uma cartilha, com dicas rápidas para quem é portador de marcapasso ou para familiares, amigos e qualquer pessoa que tenha próximo um portador destes dispositivos, será distribuída no Hospital Universitário (HU-UFJF).

    De acordo com dados do Serviço de Cardiologia, em média, mais de 100 pacientes portadores de DCEIs são atendidos mensalmente no HU-UFJF.

    Marcapasso

    O dia do marcapasso foi instituído com o objetivo de disseminar informações importantes e de utilidade pública para os portadores, familiares e leigos.

    Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marcapassos por milhão de habitantes.

    No Brasil, de acordo com o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) existe também uma grande subnotificação de pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Ainda assim, o país lidera o número de mortes por insuficiência cardíaca no mundo, que representa uma em cada três internações no sistema de saúde. São 100 mil novos casos a cada ano e 12,5% dos internados por causa da doença morrem no hospital. Um implante de marcapasso em casos de batimento cardíaco lento, por exemplo, pode trazer uma pessoa de volta a uma vida ativa.

    Durante a Campanha também serão esclarecidas dúvidas sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré- e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências. Entre as principais dúvidas observadas pelos médicos estão: possíveis interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética e se é permitida a prática de atividade física.

    De acordo com dados do DECA atualmente, mais de 300 mil pessoas utilizam marcapassos no Brasil e, a cada ano, em torno de 49 mil novos dispositivos são implantados pelo SUS, convênios e particulares.

    A ação também tem o objetivo de alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que precisam desses dispositivos, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que atualmente muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante.


    Informações

    • Local: Santa Casa de Misericórdia
    • Endereço: Avenida Rio Branco, 3353 - Juiz de Fora
    • Data e hora: 24/9 (segunda), às 10h30
    • Telefone: 3229-2222

    Quer avaliar?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.