• Assinantes
  • Autenticação
  • Agenda

    De Trem em Trem

    A mostra "De Trem em Trem” reúne cerca de 80 itens referentes à ferrovia, entre fotografias, cartões telefônicos e postais, selos, ferromodelos e materiais de uso pessoal dos trabalhadores da Central do Brasil e da Leopoldina Railway.

    A exposição faz parte da programação da “17ª Semana Nacional de Museus” (entre os dias 13 e 19), mas ficará em cartaz até 31 de julho.

    Conforme o gerente de espaços da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Luiz Fernando Priamo, a exposição foi criada para atender ao tema “Museus Como Núcleos Culturais - O Futuro das Tradições”. A coleção cumpre a função similar a dos livros, e até mesmo da tradição oral, no sentido de “transportar” o espectador para o universo da ferrovia. Por meio dos objetos expostos, é possível conhecer parte da história do trem e analisar seus impactos na vida social, política e econômica de Juiz de Fora e região. A mostra é, portanto, forma de perpetuar a cultura e reforçar a identidade.

    Priamo explicou que, desta forma, os visitantes são motivados a iniciar coleções particulares, entendendo que se trata de prática simples e acessível a qualquer pessoa: “Guardar a memória é passo importante para nos identificarmos enquanto sociedade, sem perder de vista o valor afetivo que muitas dessas memórias carregam. Por isso, esperamos que uma pequena fagulha surja e as pessoas saiam dessa experiência colecionando memórias.”


    Informações

    • Local: Museu Ferroviário
    • Endereço: Avenida Brasil, 2001 - Juiz de Fora
    • Data e hora: Até 31/7 (quarta), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos fins de semana, em horários especiais (conforme agenda)
    • Preços: Gratuito(sujeito a alteração)
    • Telefone: 3690-7055

    Quer avaliar?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.