• Assinantes
  • Autenticação
  • Agenda

    Naturezas - mortas Caravaggescas

    A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe entre os dias 17 e 24 de junho a mostra “Naturezas-mortas Caravaggescas: brincando com a luz do sol”, do fotógrafo italiano Giulio Scaramella. Esta é a primeira exposição do artista fora da Europa e conta com a curadoria de Maria Alice Almeida, juiz-forana radicada na Itália.

    A mostra é constituída por 26 fotografias, produzidas entre 2013 e 2018, inspiradas em pinturas de Caravaggio, célebre pintor italiano. Giulio utiliza a luz do sol na composição de seus cenários, tal qual Michelangelo Merisi, o Caravaggio, realizando composições de forma magistral.

    Os presentes na abertura da mostra, que acontecerá na próxima segunda-feira, 17/06, às 20h, no Forum da Cultura, poderão conhecer as técnicas de iluminação utilizadas pelo artista, além de conversar com a curadora sobre os trabalhos expostos.

    Nessa série, Giulio retrata naturezas-mortas de forma fidedigna às tonalidades, texturas e cores das obras. As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

    Características da obra Caravaggesca

    Motivos escuros com iluminação dramática obtida por foco de luz vindo de uma única fonte, geralmente não exibido na cena, caracterizavam as pinturas de Ugo da Carpi (1455 – 1523), Giovanni Baglione (1566 – 1644) e, principalmente, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573 – 1610), que dá origem ao espírito do barroco italiano, conhecido como Tenebrismo, onde os princípios do chiaroscuro são levados ao extremo. A paixão de Giulio Scaramella pela obra de Caravaggio o levou a desenvolver o estilo “brincar com a luz do sol”.

    Michelangelo Merisi, o mais revolucionário artista barroco, usava uma janela, construída em sua casa na capital italiana, para ter a luz do sol incidindo sobre seus modelos e, assim, pintar com o fundo base totalmente preto.

    Fazer fotos reproduzindo essa técnica não é uma tarefa simples, porque se pode usar apenas alguns meses do ano e algumas horas do dia para que o efeito seja aquele esperado e desejado pelo autor.

    Sobre Giulio

    Nascido em Roma no dia 13 de outubro de 1948, desde cedo registrou imagens como autodidata. Apaixonado pela fotografia e por máquinas fotográficas, mantém em casa um pequeno museu com modelos raros. Tendo recebido alguns prêmios, nas mostras em que participou, possui um livro de fotografias no prelo, com o nome de “La Storia Fotografica Di San Cesareo. De 1900 ao 2019.” San Cesareo, região metropolitana de Roma, é o lugar onde Scaramella escolheu para viver. Giulio também é presepista, tendo sido premiado em 1999 e 2000, no concurso de presépios da região de San Cesareo.


    Informações

    • Local: Forum da Cultura
    • Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 - Juiz de Fora
    • Data e hora: De 17/6 (segunda) a 24/6 (segunda), com visitação das 10h às 19h
    • Preços: Entrada Franca(sujeito a alteração)
    • Telefone: 3215-3850

    Quer avaliar?

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.