• Assinantes
  • Autenticação
  • Agenda

    Afinidades Afetivas

    O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) volta a realizar, em parceria com a Fundação Bienal, uma das etapas do programa de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo. Com o tema Afinidades Afetivas, o recorte que chega ao espaço da UFJF nesta quarta-feira, dia 12, apresenta diferentes associações e relações a partir de obras e artistas que participaram da exposição original no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro de 2018. No Mamm, estarão presentes cerca de 40 obras de artistas nacionais e estrangeiros – dentre os quais o escultor, desenhista, cenógrafo e artista gráfico Waltercio Caldas –, que trazem novas experiências em relação ao projeto original, que atraiu mais de 736 mil visitantes. A abertura acontecerá às 20h, e as visitações até 8 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.

    Os recortes da 33ª Bienal de São Paulo foram concebidos pelo curador convidado, Jacopo Crivelli Visconti, enquanto o projeto original, que abrangeu o todo da mostra, foi elaborado pelo curador geral da 33ª Bienal, Gabriel Pérez-Barreiro. A exposição realizada em São Paulo apresentou um conjunto de elementos: o conceito geral da mostra; sete exposições coletivas organizadas por sete artistas-curadores; participações individuais de artistas convidados diretamente pelo curador geral; e relações que se criavam em torno dessas instâncias.

    Para as Itinerâncias, buscou-se enfatizar o momento em que obras, artistas e pensamentos, antes separados e distantes na 33ª Bienal, aproximam-se e se atraem reciprocamente, remetendo às moléculas e aos elementos citados por Goethe em seu romance “As Afinidades Eletivas”, de 1809. A obra foi utilizada por Pérez-Barreiro como um dos referenciais para a concepção de seu projeto. Assim, a exposição que chega ao Mamm, longe de reproduzir com exatidão o que foi apresentado na última Bienal, traz diferentes associações e relações a partir de recortes das obras e seus criadores.

    Ao todo, são oito artistas selecionados para a mostra do Mamm, com representantes da Argentina, da Alemanha e da Espanha, além do Brasil, que participa com cinco convidados. Alejandro Corujeira, de Buenos Aires; Andrea Büttner, de Stuttgart; Antonio Ballester Moreno, de Madrid, são os estrangeiros cujas criações se aproximam e dialogam com os trabalhos de Ana Prata, de Sete Lagoas (MG); Bruno Dunley, de Petrópolis (RJ); Bruno Moreschi, de Maringá (PR); Sofia Borges, de Ribeirão Preto (SP); e Waltercio Caldas, do Rio de Janeiro (RJ).

    Ações de difusão

    No dia 18 de junho, o Programa Educativo da Bienal promove, durante o 5º Encontro de Educadores de Museus Brasileiros no Mamm, uma palestra sobre os conceitos da 33ª Bienal e as pesquisas curatoriais e de artistas que integram o recorte do evento em Juiz de Fora.

    Baseada na publicação educativa “Convite à Atenção”, essa ação conta com um exercício que convida o espectador a práticas de atenção prolongada sobre as produções artísticas da exposição, desde o encontro com determinada obra até o compartilhamento de reflexões sobre a mesma, o que representa uma experiência de diálogo e troca entre a arte, o artista e o público presente.

    A palestra e a atividade acontecem a partir das 19h30, no auditório do Mamm, com a gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, Cláudia Vendramini, e com o arte-educador e assessor do Programa, Maurício Perussi.


    Informações

    • Local: Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
    • Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 - Juiz de Fora
    • Data e hora: De 12/6 (quarta) a 8/9 (domingo)
    • Preços: Entrada Franca(sujeito a alteração)
    • Telefone: 3229-9070

    Quer avaliar?

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.